quarta-feira, 14 de maio de 2014

A bola fora dos Museus


Em plena Semana Nacional de Museus (12 a 18 de maio) e a menos de 30 dias para a Copa do Mundo, cinco dos principais museus de Natal  encontram-se de portas fechadas, reduzindo a já pequena oferta de equipamentos turístico-culturais disponíveis para se visitar na cidade.

Pinacoteca Potiguar

Pinacoteca Potiguar


Depois que jornalistas estrangeiros entraram em contato querendo dicas de um roteiro cultural na capital potiguar  durante o mundial de futebol (sim, nem todo mundo se interessa só por turismo de sol e mar), o VIVER procurou saber como estão atualmente esses espaços e, principalmente, como eles estarão em junho. Hoje, a situação é a que foi exposta na abertura da matéria. Para junho, o cenário melhora um pouco. Dos cinco museus fechados, três devem reabrir – um, apenas parcialmente.

Previsão de reabertura
Memorial Câmara Cascudo

Memorial Câmara Cascudo


O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira, e o Memorial de Natal, no Parque da Cidade, em Cidade Satélite,  construídos e mantidos pela Prefeitura de Natal, estão passando por obras de restauro e há a previsão de que sejam reabertos na primeira quinzena do próximo mês. A situação mais complicada é a do Memorial, fechado desde 2008, mas o museólogo e historiador Hélio de Oliveira assegurou que os serviços já estão adiantados e que o  acervo - todo virtual, com projeção de documentários sobre a ocupação humana na cidade - estará disponível durante o mês da Copa. Já o Museu de Cultura Popular, inaugurado em agosto de 2008, está precisando apenas de pequenos reparos. O serviço também está bem encaminhado, segundo Hélio.

Greve
A reabertura total do Museu Câmara Cascudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vai depender de recursos para a reforma, dinheiro que ainda não está assegurado. Por isso, a diretora da instituição, Sônia Othon, não tem uma previsão de quando o museu vai voltar a funcionar integralmente. “Ainda vamos buscar os recursos. Isso leva tempo. Não fica pronto antes de junho nunca”, disse. De acordo com ela, falta cerca de 70% da obra.

Fortaleza dos Reis Magos

As duas novas salas de exposição, construídas em 2013, que vinham recebendo visita do público, fecharam no último dia 17 de março devido a greve dos servidores. Não há previsão de quando os funcionários vão voltar ao trabalho, mas a diretora do museu falou que, independente disso, o espaço vai reabrir no dia 11 de junho com a exposição “Primeiros Brasileiros”.

Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo

Foto: Joana Lima

Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo


“É uma exposição itinerante em parceria com o Museu Nacional da UFRJ. Nós, inclusive, já recebemos o material. A exposição ia ser montada somente em agosto, durante o  Congresso da Associação Brasileira de Antropologia, mas, por causa da Copa do Mundo, resolvemos antecipar”, diz.
Museu Câmara Cascudo e galeria

Nenhum comentário: