quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sem sinalização, trânsito engarrafa em prolongamento da Prudente, em Natal


Moradores do conjunto Cidade Satélite, na zona Sul de Natal, protestaram nesta quarta-feira (14) na avenida Omar O'Grady, prolongamento da avenida Prudente de Morais. O motivo foi a falta de sinalização da via, que teve uma das feixas liberada no início desta semana. Segundo o Governo do Rio Grande do Norte, a sinalização de todo o prolongamento, que tem 4,2 quilômetros de extensão, está prevista para o final do mês. A avenida liga a Prudente de Morais à BR-101, em Parnamirim.
saiba mais
Desde o início da manhã foi registrado um grande tráfego de veículos na região, que não está sinalizada. Não havia nenhum agente de trânsito para auxiliar os motoristas que passavam pelo local.
A faixa que foi liberada no início desta semana garante a circulação sentido de mão e contramão, utilizando uma pista em cada sentido. A outra faixa, com mais duas pistas, deve ser aberta ao trânsito em 15 dias, segundo o governo.
O projeto do prolongamento da avenida Prudente de Morais foi licitado em 2007 com financiamento da Caixa Econômica Federal. As intervenções só começaram em 2009 e foram paralisadas no mesmo ano a pedido do Ministério Público Estadual e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devido aos impactos ambientais que as obras causariam na região.

Em razão disso, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) explicou que o orçamento mais do que dobrou desde a licitação do projeto, passando de R$ 28 milhões para R$ 60 milhões. Além disso, os trabalhos ficaram paralisados por mais de seis meses. Ainda de acordo com o DER, dois túneis deixaram de ser colocados no projeto original e os valores para desapropriações foram atualizados.

A construtora Queiroz Galvão pediu a rescisão do contrato e a segunda colocada na licitação, a EIT, precisou ser convocada para dar prosseguimento às intervenções. As obras foram retomadas em novembro do ano passado.

Nenhum comentário: