terça-feira, 15 de julho de 2014

Prefeitura adia conclusão de obras



Pela quarta vez consecutiva, a entrega de quatro das cinco últimas obras de mobilidade do Complexo Viário Arena das Dunas foi adiada pela Prefeitura de Natal. Hoje, apenas o túnel da avenida Capitão-Mor Gouveia será liberado para o tráfego, a partir das 17h. O túnel da avenida Raimundo Cháves, assim como as passarelas da Prudente de Morais e Morais Navarro, só serão entregues na próxima segunda-feira (21). O viaduto da BR-101 ficou para 31 de julho.
Magnus NascimentoTúnel da Avenida Capitão-Mor Gouveia, no entroncamento com a Prudente de Morais, será liberado nesta terça-feira pela SemopiTúnel da Avenida Capitão-Mor Gouveia, no entroncamento com a Prudente de Morais, será liberado nesta terça-feira pela Semopi

Entretanto, elas não são as últimas obras devidas pela Prefeitura de Natal: a finalização da obra de macrodrenagem do entorno ainda está em finalização e só deve ser entregue em 31 de agosto. Após a entrega, o binário da avenida Jerônimo Câmara e Mor Gouveia será iniciado, com previsão de entrega para outubro.

As obras do complexo Dom Eugênio de Araújo Sales foram iniciadas em outubro de 2013, com previsão de entrega para 30 de maio, duas semanas antes da Copa do Mundo. Entretanto, apenas o viaduto estaiado da Prudente de Morais e quatro túneis (Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara, Prudente de Morais) foram liberados até o evento. Durante os dias de jogos na cidade ou da Seleção Brasileira, a movimentação nos canteiros era suspensa.

Desde então, as obras tiveram as datas postergadas mais duas vezes: 15 de junho e, logo depois, 10 de julho.

De acordo com o secretário municipal de obras públicas e infraestrutura, Tomaz Pereira Neto, os atrasos sucessivos têm três causas: a greve dos ônibus, que durou uma quinzena inteira de junho e diminuiu a força de trabalho, e as recorrentes precipitações do inverno em Natal.  Some-se os fatores aos feriados causados pela Copa do Mundo. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Natal chegou a registrar 320 milímetros de chuvas em apenas dois dias do mês.

“Tivemos as chuvas, os jogos em Natal, greve dos ônibus e mesmo assim conseguimos entregar parte das obras. O prazo contratual está sendo cumprido, é de 330 dias”, ressalta Tomaz Neto.

O secretário afirma que o túnel da Mor Gouveia, por exemplo, estava pronto desde a última sexta-feira (11), mas não pôde ser entregue por causa da ausência de sinalização. Esta, por sua vez, não pode ser aplicada no dia devido às chuvas que caíram sobre a capital.

Nenhum comentário: