terça-feira, 4 de novembro de 2014

De 1º a 12º no ranking nacional: Aeroporto de Natal despenca na avaliação dos passageiros

Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir
Carolina Souza
acw.souz@gmail.com
Depois de ter o melhor aeroporto do Brasil no que diz respeito à satisfação geral dos passageiros, a capital potiguar aparece agora no cenário nacional com o 12º terminal de passageiros melhor avaliado do país. Segundo o novo Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos, publicado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) na última sexta-feira (31), quem assumiu o posto de primeiro colocado foi o Aeroporto Internacional do Recife.
No primeiro trimestre deste ano Natal teve destaque na pesquisa da SAC quando ainda estava em funcionamento o Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado na Base Aérea de Parnamirim. Agora, a pesquisa leva em consideração o Aeroporto Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, que entrou em operação no Rio Grande do Norte no final do mês de maio, pondo fim aos serviços no Augusto Severo.
Em pesquisa feita nos últimos três meses de 2013, o aeroporto Augusto Severo ocupava o 4º lugar em nível nacional, chegando a saltar para a primeira colocação em 2014 com um índice 4,1 na média geral dos indicadores, em uma escala que vai de 0 a 5 pontos. Hoje, a avaliação da satisfação dos passageiros coloca o aeroporto da Região Metropolitana de Natal com a pontuação de 3,79.
A capital pernambucana, que assumiu a nova liderança, aparece na pesquisa da SAC com 4,24 pontos, seguida de Brasília, que assumiu a segunda colocação. O Aeroporto Juscelino Kubistchek, no Distrito Federal, ganhou 4,20 na avaliação dos passageiros. Coincidentemente, o terminal de Brasília também vive sob administração do Consócio Inframérica, mesma concessionária que administra o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
A pesquisa considera a opinião dos passageiros sobre um conjunto de 47 indicadores. Entre os itens avaliados estão desde serviços públicos, como tempo de espera em filas da aduana e da imigração, até infraestrutura, como limpeza e conforto do terminal de passageiros, quantidade de assentos e de banheiros. Também são pesquisados indicadores de responsabilidade das companhias aéreas, como tempo de check-in e de embarque e desembarque. A pesquisa da Secretaria de Aviação Civil ouviu 16.769 pessoas em 15 aeroportos do País nos meses de julho, agosto e setembro.

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