terça-feira, 4 de novembro de 2014

RN tem 800 novos casos de câncer de mama por ano

O presidente da Sociedade Norte-rio-grandense de Mastologia, Luiz Murillo Lopes de Britto, é diretor médico da MEJC e esteve à frente do mutirão de realização de exames de mama. "Foi o primeiro, nunca havia sido feito em Natal. Apesar do 'Outubro Rosa' ser muito comentado, arregaçar as mangas e oferecer atendimento a mais de mil mulheres é uma atitude inovadora", destacou.
Ele revelou que a incidência do câncer de mama é de 800 novos casos por ano no Estado, com mortalidade de 25% - ou seja, 200 mulheres morrem por ano devido à doença. O número alto se deve na maioria das vezes ao diagnóstico tardio. "Este é o único tipo de câncer que não há como evitar, não há prevenção. A única solução é tentar o diagnóstico precoce", alerta. Apesar disso, o Rio Grande do Norte conta com duas boas unidades de referência, que são a Liga Contra o Câncer e a própria Januário Cicco.
Em todo o Brasil, a mortalidade é menor: 10 mil de 60 mil novos casos anualmente – o que dá uma porcentagem de 17%. Mesmo assim, os números não são bons. "Os Estados Unidos registram o mesmo número de mortes com uma incidência de 300 mil casos por ano", ressaltou Luiz Murillo.
Do Blog do Édipo Natan

Nenhum comentário: