quinta-feira, 7 de maio de 2015

Aeroporto de Natal” é vendido por empresa alvo da Lava Jato para holding argentina


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em meio a uma forte crise financeira após ter sido envolvida na Operação Lava Jato, a empreiteira Engevix confirmou nesta quarta-feira que vendeu à holding argentina Corporación América sua participação nas concessões dos aeroportos de Brasília e Natal. Os valores da operação não foram informados. O negócio deve dar fôlego à companhia brasileira, que precisa quitar uma dívida de 1,5 bilhão de reais e evitar um pedido de recuperação judicial.
Com a transação, os argentinos, que já eram sócios dos aeroportos, passarão a deter 100% da concessão de Natal e 51% da de Brasília. Neste último, os outros 49% pertencem à Infraero. A estimativa é de que, com o negócio, cheguem ao caixa da Engevix cerca de 400 milhões de reais.
Investigada na Lava Jato, a empreiteira, que também é dona de concessões de energia e de um dos maiores estaleiros do país, teve um de seus principais sócios presos no ano passado. Desde então, o mercado de crédito se fechou para a companhia.
Até agora, a Engevix conseguiu vender sua participação na Desenvix, empresa de energia que detinha participações em eólicas, para seu sócio norueguês. Obteve com a operação cerca de 500 milhões de reais, que só vão entrar no caixa da companhia depois que os órgãos reguladores aprovarem a operação. O mesmo deve acontecer com o negócio que agora está sendo acertado com os argentinos nos aeroportos.
Aeroportos
As concessões dos dois aeroportos agora vendidos pela Engevix foram arrematadas nos leilões promovidos pelo governo federal há três anos. O investimento nas duas obras é de cerca de 3 bilhões de reais, e a concessão deve durar mais de 25 anos. Ambos estão em operação sob o controle da Inframérica, que tem como sócios a Infravix, a Engevix, e a Corporación América.
Para os argentinos, segundo alguns analistas, é interessante fechar o negócio neste momento. O grupo administra 53 pelo mundo, sendo 35 só na Argentina.
Fonte: Veja

Nenhum comentário: