quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pipeiros jogam água fora em cidade afetada pela seca no RN; veja vídeo



Do G1 RN

A água que deveria ser entregue às comunidades desabastecidas em razão da seca, está sendo jogada fora por pipeiros que deveriam atender aos distritos de Caiçara e Jurumenha, no município de Santa Maria, na região Agreste do Rio Grande do Norte, distante pouco mais de 60 quilômetros de Natal.
Vídeos gravados por moradores das duas comunidades mostram a ação de pipeiros, responsáveis pelo transporte de água da Operação Pipa, do Exército Brasileiro, derramando o líquido (veja acima). Dos 167 municípios potiguares, 153 tiveram estado de calamidade decretado este ano. Santa Maria é um deles.
O primeiro vídeo foi gravado no final da tarde desta terça-feira (5) no distrito de Caiçara. As imagens, decidas ao G1 mostram um caminhão-pipa cadastrado na operação parado numa ponte sobre o riacho Salgado. O motorista despeja a água que deveria ser destinada às comunidades. De acordo com o morador que registrou o desperdício, o motorista percebe que estava sendo filmado e arranca com o veículo.
No segundo vídeo, gravado no distrito de Jurumenha, é possível ver claramente o adesivo que identifica os veículos que são cadastrados na operação. O caminhão derrama a água durante o percurso. O morador que fez a filmagem relatou que esta é uma prática comum entre os pipeiros (veja vídeo ao lado).
“Alguns motoristas jogam toda a água fora com o caminhão em movimento, que é para ganhar ainda mais tempo. Assim, eles fazem mais viagens e ganham mais pelo transporte. O problema é que a água desperdiçada deixa rastro pelo caminho e as pessoas reclamam. Por isso que tem motorista que prefere jogar a água nos riachos, que é justamente para não deixar poças”, explicou um morador que preferiu não se identificar.
Pipeiros foram flagrados desperdiçando água na zona rural de Santa Maria, na região Agreste do RN (Foto: G1/RN)Pipeiros foram flagrados desperdiçando água na zona rural de Santa Maria, na região Agreste do RN (Foto: G1/RN)
Informada da denúncia pela reportagem, a coordenação da Operação Pipa no Rio Grande do Norte, o Comando da 7ª Brigada do Exército em Natal, informou que o caso será apurado e que, se as investigações concluírem que houve conduta irregular por parte dos pipeiros, "os envolvidos serão punidos com base nas cláusulas contratuais estabelecidas".
Controle
Ainda de acordo com a Coordenadoria da Operação Pipa no RN, os pipeiros são contratados para realizar a operação logística de transporte de água entre mananciais e as comunidades. A fiscalização dos pipeiros é realizada por organizações militares executoras do projeto, localizadas em todas as áreas dos municípios atendidos. 
Além do controle presencial, a Coordenadoria acrescenta que os caminhões dos pipeiros contratados pela operação recebem um módulo embarcado de monitoramento, controlado via satélite, que fiscaliza o trajeto dos veículos cadastrados. Por meio do sistema de monitoramento, também é fiscalizado que o caminhão coletou a água (por meio de um cartão) e que a água foi entregue ao destino final, conforme a planilha recebida pelo pipeiro. No destino final, um representante indicado pela Coordenadoria Especial de Defesa Civil (Codec) também faz o controle da água entregue.
Seca no Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares)Seca assola o Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares)
Situação crítica e prejuízos
Segundo o próprio governo do Rio Grande do Norte, o estado enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. Ano passado, a Secretaria Estadual de Agricultura estimou um prejuízo de R$ 4,6 bilhões para a produção agropecuária, equivalente a uma redução de 56,9% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do RN.

Nenhum comentário: