segunda-feira, 4 de maio de 2015

Com efetivo insuficiente, penitenciária usa gansos para vigiar presos no Piauí


GANSOSASSISTA VÍDEO AQUI
Cinco gansos reforçam a segurança da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, na cidade de Esperantina, norte do Piauí. Com o efetivo de Policiais Militares e de agentes penitenciários insuficiente, a direção do local resolveu contar com a ajuda das aves e colocou os animais na área externa, entre o prédio e o muro de contenção, para impedir fugas de presos.
Os gansos foram treinados para conviver com uma pessoa, que coloca água e comida. Ao ver estranhos, as aves emitem sinais de alerta e ainda atacam quem tentar chegar perto.
Um vídeo divulgado pelo Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí) mostra que os gansos ficam numa área externa que está sem a vigilância da PM ou de agentes.
“Esse som emitido pelos gansos serve de alerta para agentes penitenciários que trabalham na segurança interna e para policiais que fazem a área externa. Eles ficam em um espaço em L, onde tem uma guarita, que está desativada”, disse o diretor administrativo do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.
Os animais estão há dois anos e meio e já impediram a fuga de cinco presos no final do ano passado, segundo a Sejus (Secretaria de Estado da Justiça do Piauí).
O sindicato reclama da falta de efetivo para a segurança dos presídios e cobra a realização de concurso público para minimizar os problemas do sistema prisional do Piauí. Segundo o sindicato, a penitenciária de Esperantina tem apenas cinco agentes por plantão. A cerca elétrica do local também não está funcionando.
“Temos 600 agentes em todo o Estado, mas o número é insuficiente para atuar nos 14 presídios. Seriam necessários mais 600 agentes penitenciários, 300 para cobrir os aposentados e mais 300 para reforçarem os presídios que estão com pouco número de agentes”, explicou Holanda.
A penitenciária onde os gansos atuam tem capacidade para 127 internos, mas atualmente está superlotada, custodiando 300 presos. O sistema prisional do Piauí possui 2.108 vagas, mas atualmente tem 3.550 presos custodiados.
A Sejus disse que os animais impediram uma fuga de cinco presos, no final do ano passado, quando o grupo se preparava para pular o muro na unidade prisional. Ao ver os presos, os gansos começaram a emitir barulho e os policiais conseguiram impedir a fuga.
A Penitenciária de Esperantina é a única unidade do sistema prisional ao usar gansos na segurança.
A secretaria não respondeu aos questionamentos sobre o aumento de PMs e agentes penitenciários no local, mas informou que ainda na tarde desta segunda-feira (4) irá se posicionar sobre o assunto.
UOL


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3ZCaQUO4i

Nenhum comentário: