segunda-feira, 4 de maio de 2015

Ufersa contabiliza prejuízos causados por redemoinho em Mossoró

Do G1 RN
Telhado de restaurante caiu com a força do vento em Mossoró (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Telhado de restaurante caiu com a força do vento
em Mossoró (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Com o redemoinho ocorrido na tarde do último sábado (2), que destruiu parcialmente o restaurante universitário da Ufersa, os estudantes da Vila Acadêmica vão ter a partir desta segunda (4) alimentação fornecida por quentinhas. Ao todo, são 310 moradores da Vila. A Universidade também vai colocar à disposição dos demais estudantes transporte para o deslocamento até o Restaurante Popular “Barriga Cheia”, mantido pelo Governo do Estado.

O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, adiantou que a Superintendência de Infraestrutura da Universidade está fazendo um levantamento dos prejuízos. Além do prédio do RU também foi danificado o telhado do prédio da Fábrica de Ração, ambos no Câmpus Leste. Até a semana passada, o RU da Ufersa fornecia diariamente uma média de 1.300 refeições.
Com a conclusão do laudo da Superintendência de Infraestrutura, previsto ainda para essa semana, a Universidade irá buscar junto ao Ministério da Educação recursos para recuperação do Restaurante Universitário. “Coincidentemente, estávamos concluindo um projeto voltado para a ampliação do restaurante, com o incidente, vamos sentar e rediscutir o projeto que agora incluirá também toda a recuperação do que foi destruído pelo vento nesse fim de semana”, adiantou o reitor da Ufersa.
O professor José Espínola, doutor em climatologia e metereologia, explicou que o fenômeno acontece quando passamos por um longo período de altas temperaturas seguido de chuvas. A combinação forma nuvens com uma alta carga de energia, criando um tipo de redemoinho. De acordo com o professor, não é a primeira vez que o fenômeno acontece na região.

Nenhum comentário: