quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Livro enaltece importância da Capela de São Vicente e tem segunda edição lançada hoje

Capela de São Vicente: valor histórico, religioso e cultural - CacauCapela de São Vicente: valor histórico, religioso e cultural - CacauTrabalho documental que mostra o valor histórico, religioso e cultural da Capela de São Vicente, uma das mais conhecidas da cidade, o livro "Capela de São Vicente: fé e bravura – de Vicente ao Padre Sátiro" terá sua segunda edição lançada hoje, 5, a partir das 19h30, no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM).
Idealizada pelo pesquisador Eriberto Monteiro, a obra, lançada pela primeira vez em 2009 pela Coleção Mossoroense, ganhou 58 páginas a mais de conteúdo (agora são 220 no total) e recebe o selo da editora Sarau das Letras. “Nossa intenção é mostrar, de forma ampliada, a trajetória da Capela, passando pela história de seu patrono, Vicente, até os últimos dias de padre Sátiro à frente do templo, em 2 de setembro de 2012”, detalha o autor.
O novo conteúdo do livro está dividido em seis capítulos, que destacam personagens como Chico Borges, padre Sátiro e seus feitos e Chico Honório, caracterizado por Eriberto Monteiro como um “leigo da Capela”. “Queríamos revelar a história de alguém que estivesse ligado ao templo religioso de forma mais leiga, como Chico Honório, um dos mais antigos frequentadores da Capela”, diz.
A segunda edição da obra também ganha um projeto gráfico mais moderno e novas fotografias. “A expectativa em relação ao lançamento é muito boa, a repercussão do livro já está sendo satisfatória, estou muito feliz”, frisa Eriberto Monteiro, que desde 1997 participa da equipe litúrgica da Capela de São Vicente, o que contribuiu para a coleta de material utilizado no processo de produção do livro.
Durante o lançamento de hoje à noite, uma homenagem a padre Sátiro será promovida, através da apresentação de uma música preparada especialmente para o sacerdote e também da exibição de um vídeo que resume a trajetória de Sátiro à frente da Capela de São Vicente. “A música foi composta pelo artista mossoroense Assis Sabino, é uma belíssima canção em homenagem ao homem que dedicou 56 anos de sua vida à Capela de São Vicente”, acrescenta Eriberto Monteiro.
O livro poderá ser adquirido hoje no Memorial por R$ 25 e já está disponível na Casa da Revista. “Em breve as livrarias de Mossoró também receberão o título. Todos da comunidade vicentina, assim como a sociedade mossoroense de forma geral, estão convidados a acompanhar o lançamento”, conclui Eriberto Monteiro.

Nenhum comentário: