quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Quadrilha explode agência bancária em São Miguel do Gostoso, RN



Banco do Brasil São Miguel do Gostoso (Foto: Divulgação/PM)Agência do Banco do Brasil de São Miguel do Gostoso ficou destruída (Foto: Divulgação/PM)
Uma quadrilha usou dinamite para explodir a agência do Banco do Brasil no município de São Miguel do Gostoso, litoral Norte do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3h desta quarta-feira (4), quando 10 homens fortemente armados - divididos em dois carros - renderam os policiais. Além da agência, uma casa lotérica também foi atingida pelos explosivos durante a ação. Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar no estado, essa foi a 39ª unidade bancária alvo de criminosos este ano no estado, sendo a 16ª onde foi feito o uso de explosivos.
saiba mais
De acordo com o major Josemário de Paiva, comandante do policiamento no município de São Miguel do Gostoso, a quadrilha se dividiu durante a ação. "Parte do grupo cercou o destacamento e furou os pneus do carro da polícia. Outra parte do bando foi até a agência e explodiu os caixas", contou o oficial.
Ainda de acordo com Josemário, "a ação foi bem planejada. Nosso efetivo era menor do que a quantidade de homem que faziam parte da quadrilha. Sem o nosso carro, não tivemos como perseguir os suspeitos", acrescentou o major.
Segundo o comandante, ainda houve troca de tiros com a quadrilha. "Quando eles foram embora ainda tentaram atirar contra os nossos homens. Houve uma breve troca de tiros, mas nenhum policial ficou ferido", relatou.
Após a fuga, policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) dos municípios Touros e João Câmara realizaram diligências na região, mas nenhum suspeito foi encontrado.
Agência do Banco do Brasil na cidade de Apodi foi detonada com dinamite (Foto: Marcos Gil)Agência do Banco do Brasil na cidade de Apodi
foi detonada com dinamite (Foto: Marcos Gil)
Dinamite no RN
Para Aldair da Rocha, secretário estadual da Segurança Pública, roubos em pedreiras e mineradoras, além de assaltos a carregamentos de explosivos são as principais formas de os criminosos conseguirem a dinamite que é utilizada nestes crime.
No início desta semana, uma quantidade ainda desconhecida de explosivos foi furtada de uma cooperativa de mineradores no município de Ouro Branco, a 250 quilômetros de Natal. A Polícia Militar tomou conhecimento do caso no final da manhã desta segunda-feira (2). "Sabemos apenas que o produto é nitron, que tem alto poder de explosão e custou R$ 1 mil", disse ao G1 o sargento Antônio Galdino, comandante do destacamento da PM na cidade. Ainda de acordo com o policial, o material estava guardado de forma irregular. A polícia suspeita que o produto levado possa ser usado em ações criminosas contra agências e terminais bancários.
Antes do ação desta madrugada em São Miguel do Gostoso, a ação criminosa mais recente havia sido na madrugada do dia 12 de novembro, em Apodi, cidade da região Oeste. Na ocasião, segundo a própria polícia, cerca de 20 homens fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil. Houve intensa troca de tiros com a PM e um soldado foi ferido com disparos de fuzil. Ninguém foi preso.

Nenhum comentário: