segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Polícia Civil do RN inaugura simulador virtual de tiro para treinamento dos seus policiais

3333333333333A Polícia Civil do Rio Grande do Norte inaugurou na manhã desta segunda-feira (02/12), um equipamento virtual para treinamento de tiros batizado de Sistema de Tomada de Decisões ou “Simulador de Tiros” como é mais conhecido. A solenidade de inauguração aconteceu no prédio da Delegacia de Capturas (Decap), com a presença da Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do Secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, do Delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio Costa de Oliveira e demais autoridades da Segurança Pública do Estado.
O simulador virtual leva o nome do delegado da Polícia Civil Robson Luiz Medeiros Lira, como forma de homenagem a ele que faleceu no dia 04 de junho de 2002, em confronto com assaltantes na cidade de Macau/RN. Robson Lira tinha 43 anos e era natural de Alagoinha-PB. Ele havia tomado posse como delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte em agosto do ano de 2000, sendo designado como titular da Delegacia Municipal de Macau/RN, e também chegou a atuar como delegado adjunto em Currais Novos/RN.
“É um equipamento realmente moderno que vai ajudar ao treinamento e tomada de decisões dos policiais, bem como para dar mais proteção a eles que estão na luta contra a criminalidade, para prepará-los melhor. E essa homenagem ao delegado Robson Luiz é para deixar registrado na história da Polícia Civil a contribuição que ele deu para o nosso estado, para que todos que entrarem aqui lembrem dele”, proferiu a governadora Rosalba durante a solenidade.
444444444444 5555555555555
O simulador de tiros virtual foi adquirido em agosto de 2012 através de um convênio de aproximadamente um milhão de reais com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com a finalidade de capacitar os policiais. O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a adquirir o sistema de treinamento, que já funciona em outros cinco estados do país, dentre eles Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Amazonas.
O simulador funciona como uma espécie de vídeo game na qual o policial fica dentro de uma sala composta de três grandes painéis que projetam um cenário virtual em ambiente 3D.  Durante o treinamento, os policias usam o próprio armamento, mas os disparos são efetuados por um laser. Também é utilizado um colete vibratório que é acionado caso o policial seja atingido por algum disparo.
A ferramenta vai permitir aos policiais simularem quarenta situações de confronto diferentes. O objetivo é simular diversas situações de abordagem, que fazem parte da rotina do policial. Num ambiente virtual, os policiais treinam a agilidade, técnica e o melhor momento de reagir sem cometer erros, permitindo também se proteger em ocasiões de risco.
Segundo o Delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio Oliveira, o sistema é de extrema importância e vai capacitar não somente policiais civis, como policiais militares, federais e bombeiros por exemplo. “Esse treinamento vai possibilitar aos policiais aprenderem a tomar decisões reais em questão de segundos, se deve ou não atirar e como realizará a abordagem, decisões essas que podem influenciar tanto a vida dele como a de outras pessoas envolvidas, amadurecendo assim o policial nas suas atividades”, explicou.
Morte em Combate
No início da tarde de 4 de junho do ano de 2002, uma quadrilha composta por cerca de 20 homens liderada por José Valdetário Benevides e Francimar Fernandes Carneir, fortemente armados com fuzis, pistolas e metralhadoras, ocupando veículos potentes como camionetes Hilux, Ranger e Peugeot, invadiu a cidade de Macau/RN  e assaltou simultaneamente as agências do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Caixa Econômica Federal (CEF), na rua Martins Ferreira; e o Banco do Brasil (BB), na Augusto Severo.
A ação audaciosa do grupo de assaltantes durou cerca de 20 minutos. Os delegados Antônio Teixeira e Robson Lira participavam de uma reunião quando receberam o comunicado do que estava acontecendo na área bancária e se dirigiram numa viatura até o local do crime.
Quando chegaram próximo ao local dois dos assaltantes armados com fuzis AR-15 se colocaram no meio da rua e abriram fogo, perfurando o pára-brisa e atingindo os três ocupantes. A rajada de tiros disparada pelos assaltantes pegou e equipe da Polícia Civil de surpresa. Na tentativa de impedir a ação criminosa, o delegado municipal Robson Luiz Medeiros de Lira, que conduzia a viatura, acabou perdendo a vida após ser alvejado pelos bandidos, morrendo ainda no local; O delegado regional que estava com ele, Antônio Teixeira dos Santos Júnior, também foi baleado com cinco tiros e um agente também ficou ferido gravemente.
Sete dos 13 integrantes da quadrilha foram condenados a penas superiores a 107 anos de prisão. José Valdetário Benevides foi morto pela polícia em confronto registrado em 2003. Francimar Carneiro também foi alvejado e morto pela polícia durante assalto em Sergipe.
Atuando na cidade de Macau há cerca de um ano e meio, o delegado Robson Lira, segundo populares na época, gozava de respeito devido o trabalho que desempenhava conjuntamente com o seu colega Antônio Teixeira.

Nenhum comentário: