sexta-feira, 23 de maio de 2014

Famílias de assentamento são removidas para condomínio em Natal

Do G1 RN

Famílias foram transferidas e barracos demolidos na zona Oeste de Natal (Foto: Marco Polo)Famílias foram transferidas e barracos demolidos na zona Oeste de Natal (Foto: Marco Polo)
A Prefeitura de Natal removeu 133 famílias que moravam em um assentamento no bairro Guarapes, na zona Oeste da capital potiguar. Os moradores foram transferidos
durante toda esta sexta-feira (23) para o condomínio Vivendas do Planalto, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida. A mudança dos moradores é coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe).

O secretário municipal de Habitação, Homero Greck, explica que a mudança está sendo feita com a estrutura da Urbana que dispõe de dez caminhões, seis doublés e uma máquina retroescavadeira. Após a mudança, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) fará a demolição dos barracos.

No último dia 20 deste mês foi feita a remoção de 140 famílias do assentamento 8 de Outubro e no próximo dia 27 será a vez de mais 130 famílias do assentamento Monte Celeste. Além das famílias oriundas dos referidos assentamentos, o Vivendas do Planalto também está sendo ocupado por mais 448 famílias que conquistaram a moradia por meio de sorteio, que receberam as chaves no sábado dia 17.

Moradora de um dos assentamentos, Érika Teixeira conta que por quatro anos conviveu com fossa aberta, insetos, falta de água e de energia. “Não era digno de jeito nenhum. Aqui, a gente vai pagar mais vai ter o melhor. Lá, a gente fazia de tudo mas nunca chegava o melhor. Sempre existia muita dificuldade”, explica.

O Vivendas do Planalto conta com 896 apartamentos que serão ocupados pelas famílias oriundas dos três assentamentos mais 448 que conquistaram a moradia por meio de sorteio. O empreendimento é distribuído em 112 blocos de dois pavimentos com quatro unidades em cada pavimento. O local é do tipo aberto e a área de equipamentos comunitários dispõe de praça, playground, centro de convivência e quadra poliesportiva descoberta, atendendo além dos condôminos, a população da área adjacente.

Nenhum comentário: