terça-feira, 13 de agosto de 2013

5 Condomínio para aposentados gays gera polêmica na França



Projeto divide opiniões também entre associações de homossexuais (Foto: Divulgação)Projeto divide opiniões também entre associações de homossexuais (Foto: Divulgação)
A criação de um condomínio residencial para aposentados gays na França, o primeiro empreendimento desse tipo no país, suscita debates sobre o 'comunitarismo homossexual' e divide opiniões de associações que lutam contra discriminações.
O projeto imobiliário, situado no sudoeste da França, também provocou reações negativas por parte do prefeito e de moradores do pequeno vilarejo de Sallèles d'Aude, nos arredores do condomínio.
O empreendimento Village -Canal du Midi 'é um oásis privado para a comunidade gay e lésbica que deseja levar uma vida ativa e sadia em um clima quente e amistoso do sul da França', diz o catálogo de vendas da empresa britânica Villages Group.
O grupo constrói condomínios residenciais na França para pessoas com mais de 50 anos e visa normalmente a clientela inglesa.
O condomínio para gays terá 107 casas 'ecológicas', vendidas entre 236 mil e 248 mil euros (entre R$ 717,3 mil e R$ 753,8 mil), além de duas piscinas, quadra de tênis, campo de golfe, sauna, centros de lazer e ainda um hotel e um restaurante, abertos ao público em geral.
O catálogo também afirma que o condomínio será protegido por um muro.
'Estamos chocados e somos desfavoráveis', disse Michel Germain, presidente da associação francesa de gays aposentados, que luta contra o isolamento, em entrevista à radio RTL.
'Não aprovo a ideia de viver em gueto como ocorre nos Estados Unidos ou na Alemanha, onde há condomínios desse tipo. Os gays não devem criar um grupo à parte', afirma .
Para Catherine Tripon, porta-voz da associação Outros Círculos, que luta contra a homofobia, 'é preciso entender que os gays aposentados viveram em outra época, em um período onde a homossexualidade era (considerada) um crime ou uma doença'.

Nenhum comentário: