sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MADE IN CURRAIS NOVOS: Rasmussen “Mocó”, o talento curraisnovense exportado para o mundo

De Currais Novos para o Mundo, o garoto que adorava rabiscar cartoons – desenhos humorísticos – na infância, se tornou um dos maiores artistas plásticos brasileiro nos Estados Unidos. Rasmussem, ou MOCÓ, criou um novo conceito de arte, o Naïf Contemporâneo, que mistura a arte primitiva com a cultura pop da atualidade. “Acreditei nessa ideia e sou o precursor desta arte”, comenta.
Ao chegar nos EUA há 13 anos, morou na Califórnia e depois se mudou para Miami, na Flórida, onde abriu uma galeria de arte num bairro artístico, mas retornou à Califórnia onde mora até hoje. “Sou mais reconhecido aqui no Brasil e as pessoas tem orgulho de mim. Nos EUA, sou mais conhecido como pintor, eles me veem como um profissional. Aqui, sou mais querido”, lembra MOCÓ, que esteve em Currais Novos no final de novembro para visitar a família e os amigos.
Com cerca de 200 obras espalhadas pelo mundo, ele lembra que todas as inspirações tem como origem Currais Novos. “Minha arte é Currais Novos, nasci aqui e tudo que tenho é daqui”, afirma. De inspirações, nenhum pintor como Da Vinci ou Portinari, mas, artistas genuinamente potiguares. “Sou apaixonado pelos artistas da terra, eles que me inspiraram: Flávio Freitas de Natal, Francisco Iran de Currais Novos e Iaponi Araújo de São Vicente”, diz. Sobre seu estilo de arte, MOCÓ lembra que está em constante evolução. “Estou sempre estudando, não paro, e nas horas vagas estudo história, conceitos”, comenta.
A ironia carregada nos cartoons da infância também está presente em sua obra. Seu novo conceito de estúdio de arte, na Califórnia, a MOCOTOPIA, se destaca no cenário artístico dos Estados Unidos, e será assunto do programa “Planeta Brasil”, da Globo Internacional em dezembro. “Vivo para a arte e ela me dá o suporte, principalmente emocional e de reconhecimento”, finaliza.
Rasmussem, “Mocó”, criou um novo conceito de arte com identidade genuinamente curraisnovense

Nenhum comentário: