As duas pistas da avenida Omar O’Grady – prolongamento da Prudente
de Morais – estão liberadas para tráfego de veículos. Entretanto, a via
segue sem sinalização. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens
(DER), Demétrio Torres, declarou que houve um atraso na entrega de
materiais para que a empresa responsável fizesse o serviço. Dessa forma,
não há um prazo para que o trabalho seja executado.
Fernando MachadoAvenida está com as duas pistas liberadas, embora ainda não tenha sinalização e iluminação
A
iluminação da via também não foi implantada, o que aumenta o risco de
acidentes e a insegurança no trajeto entre a avenida dos Xavantes e o
entrocamento com a BR-101, já em Parnamirim. Não há qualquer poste de
luz no percurso. O titular do DER informou que, inicialmente, esse ponto
não fazia parte do projeto, pois o serviço cabe aos municípios. “Como a
obra atinge Natal e Parnamirim, o Estado assumiu a responsabilidade.
Neste mês passado fizemos um novo projeto e até o final de julho
queremos licitar”, disse Torres.
Além da sinalização e da
iluminação, um pequeno trecho no final da via, sentido Cidade
Satélite/BR-101, também não foi concluído. O diretor do DER apontou que,
neste caso, o imbróglio foi a necessidade de desapropriação de um
terreno, já resolvido entre as partes, que deve ser feita ainda este
mês.
Já o acesso à BR-101 – ligação entre as avenidas Rio Jordão
e Rio São Francisco - ficará a cargo do Departamento Nacional de
Infraestrutura (DNIT), pois as vias estão incluídas no projeto de obras
para as marginais da BR e viadutos da Maria Lacerda, Abel Cabral e
Emaús.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE realizou o percurso na
manhã dessa quinta-feira (3) e constatou, além dessas dificuldades,
outros serviços inacabados, como a inexistência de canteiro central em
todo a extensão da avenida. Também não há como controlar a velocidade
dos motoristas que por ali trafegam, o que aumenta a violência em caso
de acidentes. À noite, os condutores dirigem em completa escuridão.
A
Omar O’Grady possui 4,2 km de extensão e é o principal desvio no
deslocamento Natal-Parnamirim para os moradores do conjunto Cidade
Satélite, no Pitimbu, e do Parque Industrial, em Parnamirim. A obra do
prolongamento foi iniciada em 2007 e tinha custo inicial de R$ 27,7
milhões, dos quais R$ 10,6 milhões eram do Governo Federal e R$ 17,1
milhões do Governo Estadual. Porém, devido às adequações e acréscimos à
obra, passou a custar cerca de R$ 60 milhões.
Números 4,2 quilômetros é a extensão da avenida Omar O’Grady, que teve projeto iniciado em 2007.
R$ 60 milhões foi o valor final da construção, após adequações e acréscimos à obra.