sábado, 29 de março de 2014

Papa Francisco quebra protocolo e se confessa em público a sacerdote

dkdjskdakss
O papa Francisco surpreendeu seu próprio mestre de cerimônias nesta sexta-feira (28) ao confessar seus pecados a um sacerdote na Basílica de São Pedro. O papa presidia uma missa para mostrar a importância que ele atribui ao sacramento da reconciliação, comumente conhecido como confissão. Depois de ler um sermão, ele deveria ter ido a um confessionário vazio para ouvir confissões dos fiéis comuns, enquanto cerca de 60 sacerdotes espalhados ao redor da enorme igreja faziam o mesmo.
Seu mestre de cerimônias, monsenhor Guido Marini, apontou a cabine vazia ao papa, mas Francisco foi direto para outra, ajoelhou-se diante de um sacerdote surpreso e confessou a ele por alguns minutos. O papa, então, voltou para a cabine vazia e ouviu as confissões de um número de fiéis. Francisco se confessa regularmente, mas em privado.

Marina Silva não aceita a aliança de Wilma com Henrique Alves

Fábio Henrique Pozzebom/Abr
Marina Silva não aceita a aliança da ex-governadora com o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).
A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), foi forçada pela direção nacional da legenda a adiar o anúncio formal de sua pré-candidatura ao Senado. Marina Silva, pré-candidata a vice na chapa do presidenciável Eduardo Campos, não aceita a aliança da ex-governadora com o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), informou um dirigente nacional da Rede Sustentabilidade, grupo da ex-senadora do Acre.
"Henrique Alves representa o que há de pior na política brasileira e isso vai de encontro ao discurso da nova política que Eduardo Campos e Marina estão apresentando ao Brasil neste momento", declarou o assessor de Marina Silva.
Segundo o dirigente da Rede, se a aliança de Wilma fosse com Garibaldi Alves Filho a resistência seria menor. "Henrique Alves é da turma do Eduardo Cunha, a figura que mais representa o atraso e os vícios da política nacional", complementou. Por coincidência, Eduardo Cunha, líder do PMDB na Câmara dos Deputados, foi o único representante da cúpula nacional peemedebista que marcou presença no ato que lançou o nome de Henrique ao governo, ontem (28) no Hotel Praiamar.
Além da resistência de Marina, Wilma de Faria enfrenta o mau humor de Eduardo Campos em relação ao quadro eleitoral do Rio Grande do Norte. Na última quinta-feira (27), em Recife, o governador pernambucano demonstrou seu desagrado por não ter sido informado de cada passo das negociações com o PMDB potiguar. "Ele ficou chateado porque gostaria de ter sido avisado antes de qualquer decisão. Ele recebeu um prato feito", comentou o político do PSB/Rede.
pmdb_encontro_whe_770
Wilma foi orientada a não fechar nada agora com o PMDB. A executiva nacional do PSB vai analisar o quadro e suas consequências para o discurso do presidenciável Eduardo Campos e da vice Marina Silva durante a campanha. A vice-prefeita está decidida a fechar com Henrique Eduardo Alves, mas teme qualquer tipo de intervenção da executiva do partido antes da convenção de junho.
PMDB
Ontem, antes do encontro do PMDB, Wilma comunicou a Henrique as dificuldades que vem enfrentando na executiva do PSB. O deputado peemedebista considerou o adiamento um desastre e cogitou cancelar o evento marcado para o Hotel Praiamar. A conversa entre Wilma e Henrique foi tensa.
Segundo uma fonte do PMDB, o que tranquilizou o deputado foi a certeza de que Wilma de Faria deseja a aliança com o PMDB para disputar a vaga do Senado.
A estratégia de Wilma é ganhar tempo para vencer as resistências de Marina e Eduardo ao entendimento com o presidente da Câmara dos Deputados. "Wilma acredita que na hora H não haverá outra escolha e o partido terá de aceitar o que ela já decidiu", comentou um dirigente partidário que acompanhou os bastidores do encontro do PMDB.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Carreta carregada com biscoitos tomba e carga é saqueada por populares na BR-304

Bj2SjLeIYAA1G6I.jpg largeUma carreta carregada com biscoitos tombou nesta tarde na rodovia BR-304 em Riachuelo. Parte da carga da carreta foi saqueada por populares até a chegada dos patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal. Não foi informado o estado de saúde do motorista.
Via Certa Natal.

Família 'destrói' banheiro para salvar cão recém-nascido que caiu em cano



  Família destrói banheiro em SP
para salvar cão que caiu em cano (Arquivo Pessoal)
Uma família de Limeira (SP) está sem poder utilizar o banheiro de casa desde terça-feira (25), quando autorizou a destruição do encanamento para salvar um cãozinho recém-nascido que ficou preso na tubulação da residência, no bairro Parque Nossa Senhora das Dores. O animal, que ganhou o nome de Guerreiro, foi salvo por uma equipe do Corpo de Bombeiros após uma hora e meia de resgate. Ele seria colocado para doação, mas virou o novo mascote da casa.
 Verônica segura Guerreiro o novo membro da família em Limeira (Foto: Veronica Cristina de Souza/acervo pessoal)
 Pandora, a cadela da família, deu cria na madrugada de sábado (22). Nasceram 10 filhotes, mas um morreu. Ela teve os cachorrinhos embaixo de uma mesa, local onde havia uma pedra de mármore que cobria um cano. "Conforme ela amamentava, acabou empurrando a tampa e o Guerreiro caiu no encanamento na terça-feira e ficou preso”, relatou estudante Verônica Cristina de Souza, de 17 anos.
A jovem contou que chegou em casa e escutou o choro de um dos cães, mas não sabia onde ele estava. Ela afirmou ainda que ouviu o gemido do cão no chão até perceber que o animal havia caído no encanamento. A estudante tentou tirá-lo com uma mangueira, mas não conseguiu e acionou o Corpo de Bombeiros de Limeira.
Depois de ligar para a corporação, a jovem disse que comunicou a mãe sobre o que estava acontecendo. “A princípio ela não acreditou, mas depois autorizou os bombeiros a quebrarem o que fosse preciso para retirar o cachorro com vida. E foi o que aconteceu. Minha mãe até chorou", disse. Foi preciso remover o vaso sanitário e quebrar todo o encanamento do banheiro para retirar Guerreiro da tubulação.
Desde o dia que o banheiro foi quebrado, mãe e três filhas "emprestam" o sanitário de parentes para tomar banho e fazer as necessidades. "A gente sabe que o conserto não vai ficar barato, mas valeu a pena. Ainda não sabemos quanto vamos gastar. O pedreiro virá no sábado (29) fazer  o orçamento", contou a dona de casa Matilde Carmem das Neves, de 53 anos.
Novo mascote
Apesar do prejuízo, as moradoras da casa estão felizes com o novo mascote. Verônica disse que todos os nove filhotes seriam doados, mas agora Guerreiro ficará com a família, que além de Pandora tem Spyke, de 7 anos.

Fonte:G1.

Piloto da Avianca é demitido após xingar nordestinos no Facebook

O Estado de S. Paulo
Um copiloto da Avianca foi demitido nesta sexta-feira, 28, após ter feito comentários preconceituosos sobre nordestinos em sua página no Facebook na noite de quinta-feira.
Ele reclamou do atendimento em um restaurante em João Pessoa, na Paraíba, porque um prato demorou a chegar. "Para manter o padrão porco, nojento, relaxado, escroto de tudo no Nordeste como sempre". O caso foi divulgado pelo apresentador de um programa local Nilvan Ferreira.

A Avianca afirmou em nota que "repudia veementemente o comentário atribuído a um funcionário seu, veiculado nas redes sociais, de cunho preconceituoso" e que "qualquer ato contrário à ética é desprezado" pela companhia. A empresa reforçou ainda o "seu respeito e admiração por todos os povos, independentemente de sua origem."

Após a repercussão do comentário na rede social e na imprensa, o piloto deletou a postagem e escreveu um texto se desculpando. "Fiz um comentário infeliz, num momento de raiva e insatisfação de atendimento do restaurante em que estava. Quero esclarecer que não tenho nada contra as pessoas do nordeste, lugar que com frequência fui feliz em escolher para passar os momentos em que não estava trabalhando. Conheci lugares e pessoas incríveis, fiz amizades que perduram até hoje, sendo prova disso, minha namorada, que conheci em Recife."
Veja a íntegra a seguir:

“Trazemos hoje o vermelho do socialismo”, diz Wilma de Faria

wilma praia
Durante seu discurso em evento promovido pelo PMDB, hoje (28), a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), disse que “o salão está colorido. Começando pelo verde da esperança. A esperança que sempre deve estar nas nossas vidas. Quando tem esperança por um futuro melhor, a gente luta mais”.
E continuou: “trazemos hoje o vermelho do socialismo, da paixão, do amor em tudo que a gente realiza na política quando a gente sabe que os agentes são responsáveis pelo que fazemos”.

Validade das carteiras de estudante é prorrogada até 30 de abril em Natal

Do G1 RN
Validade das carteiras estudantis se encerraria no dia 31 de março (Foto: Felipe Gibson/G1)Validade das carteiras estudantis se encerraria no
dia 31 de março (Foto: Felipe Gibson/G1)
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) decidiu prorrogar até o dia 30 de abril deste ano o prazo de validade da Identidade Estudantil 2013.

De acordo com a Semob, a medida foi necessária porque 30% dos estabelecimentos de ensino não atualizaram os seus respectivos bancos de dados dos alunos matriculados para o ano letivo.
A prorrogação é válida para todos os fins a que se destina, incluindo o direito a meia passagem no sistema de transporte público da cidade e entrada com 50% de desconto em cinemas e teatros.

O decreto com a decisão da prorrogação da Identidade Estudantil será publicado nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial do Município.

Emparn prevê chuvas em todo o RN durante o fim de semana

Do G1 RN
Comente agora
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê chuvas em todas as regiões do estado durante o fim de semana. De acordo com a empresa, a ocorrência de precipitações está associada às instabilidades causadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical.
saiba mais
A Emparn registrou chuvas em 14 localidades entre esta quinta-feira (27) e sexta-feira (28). De acordo com o relatório, a região Oeste choveu apenas em Campo Grande, com 4,3 milímetros (mm). Já na região Seridó, choveu em Cruzeta (22mm); Parelhas (13,2mm) e, ainda, em São Jose do Seridó, Jardim do Seridó e em Caicó (Açude Itans).

No Agreste e Leste do estado foram registradas chuvas principalmente em Parnamirim (20,6mm), além de Natal, Canguaretama, Baia Formosa, Pureza, Senador Georgino Avelino e Extremoz.

Suspeitas de assalto levam tapas e chutes na Grande Natal;

Duas jovens foram espancadas na manhã desta última quarta-feira (26) no bairro de Santos Reis, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. As imagens das agressões foram gravadas pelo estudante Esdras Araújo, de 18 anos. Segundo ele, as mulheres foram detidas por seguranças de uma loja após terem roubado o celular de uma adolescente. No vídeo, é possível ver as suspeitas sentadas no chão, cercadas por várias pessoas. Elas são xingadas e agredidas fisicamente com tapas e chutes.
As imagens também mostram que as duas só não apanharam mais porque um homem se colocou na frente delas e impediu que a pancadaria continuasse. “Eu estava passando na hora que tudo aconteceu. As duas tentaram fugir, mas foram pegas pelos seguranças da loja”, disse o estudante.
Para ver o vídeo, Clique aqui:
G1/RN.

FOTO: Bandidos depredam viatura da PM em Mãe Luíza

Bj0gXcOIQAElorMFoto: @Glauberlh

Conheça os misteriosos casos de aviões que desapareceram sem deixar pistas

1A pioneira da aviação Amelia Earhart não deu mais sinal de vida quando resolveu dar a volta ao mundo, em 2 julho de 1937. A americana foi a primeira aviadora a cruzar o Oceano Atlântico. No Pacífico, ela desapareceu a bordo de um Lockheed Electra. Com Amelia, viaja o aviador Fred Noonan.
Seis aviões somem nas Bermudas
2O Triângulo das Bermudas coleciona desaparecimentos misteriosos de aviões e embarcações. Em 1945, cinco aviões de combate da Marinha americana sumiram ao mesmo tempo. A esquadrilha partiu com 14 homens da base naval de Fort Lauderdale, no estado da Flórida, para um voo-treino de navegação em 5 de dezembro daquele ano. Os últimas mensagens transmitidas pelas aeronaves relatavam falhas nas bússolas e comandos para os tripulantes abandonarem o avião. Uma hora depois, outra aeronave da Marinha com mais 13 tripulantes decolou com a missão de salvar a esquadrilha desaparecida, mas ela também sumiu. Nenhum vestígio dos aviões foi encontrado.
Exército perdido no Pacífico
3Militares dos Estados Unidos seguiam com membros do exército americano e vietnamita no voo 739, em 16 de março de 1962, para o Vietnã, nos primeiros dias da guerra no país asiático. O Super Constellation levava 96 passageiros e 11 tripulantes que, após reabastecimento no território da Micronésia, no Pacífico ocidental, desapareceram a caminho da Base Aérea de Clark, nas Filipinas. Um navio-tanque relatou uma explosão no céu da região.
Sumiço milionário
4O Boeing 704 do voo 967 da brasileira Varig desapareceu meia hora depois de decolar do Aeroporto Internacional de Narita, Tóquio, no dia 30 de janeiro de 1979. O cargueiro transportava para Los Angeles 153 pinturas do artista nipo-brasileiro Manubu Mabe. As obras eram estimadas na época em US$ 1,2 milhão.
Mais de cinquenta perdidos no lago
5O voo 2501, da companhia aérea americana Northwest Airlines partiu de Nova York com destino ao estado de Minnesota em junho de 1950. Cinquenta e oito estavam a bordo quando o avião desapareceu no Lago Michigan, no Nordeste dos Estados Unidos. O lago é maior de água doce do país e o quinto do mundo, com mais de 57 mil km². Nada foi encontrado, e a causa do acidente continua inexplicável.
Avião roubado
6O Boeing 727-223 da American Airlines foi roubado no Aeroporto de Quatro de Fevereiro na capital de Angola, Luanda, no dia 25 de maio de 2003. Os mecânicos de aviões Ben Charles Padilla e John Mikel Mutantu trabalhavam com outros angolanos para deixar a aeronave pronta decolar. Depois que os dois mecânicos embarcaram, a aeronave começou a taxiar e manobrar sem se comunicar as torres de comando. O Boeijng decolou com o transponder desligado e nunca mais foi visto. Ninguém ali era capaz de pilotar uma aeronave daquele porte, e Padilla, além de mecânico, só tinha licença de piloto particular.
O Globo

Cooperativa vai reunir produtores de caju de dez cidades do RN

A atuação da Fundação Banco do Brasil na cadeia produtiva da castanha de caju dá mais um passo para fortalecer o trabalho de 968 agricultores familiares do Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira (27/3), foi inaugurada a Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Cooafarn), localizada na cidade de Apodi, a 335 quilômetros de Natal.
A Cooperativa Central terá o papel de apoiar a gestão das nove cooperativas de produtores integrantes do projeto, além de beneficiar a amêndoa com cobertura de caramelo ou chocolate, embalar o produto e buscar melhores condições de comercialização. Com a reunião da produção em uma central, será possível reduzir os custos na distribuição e logística e ganhar poder de negociação com a venda de grandes quantidades.
A ação objetiva apoiar agricultores familiares na formação de empreendimentos solidários e sustentáveis voltados para a atuação ao longo de toda a cadeia produtiva da cajucultura. A iniciativa recebeu investimento social da Fundação BB de R$ 6,8 milhões e abrange comunidades rurais em dez cidades do estado: Portalegre, Severiano Melo, Apodi, Caraúbas, Campo Grande e Assu, na região oeste do Rio Grande do Norte; Macaíba, Pureza, Touros e Vera Cruz, na região do Mato Grande, parte leste do estado. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas são beneficiadas com inclusão socioprodutiva.

Mossoró: Jovem é morto com tiro no peito

A vitima conhecida como “Tiago Alves” de 26 anos de idade, foi morto com um disparo de arma de fogo no peito, enquanto conversava com uma adolescente e na presença de uma criança de quatro anos de idade. O crime aconteceu por volta de 20 horas e 30 minutos desta quinta feira 27.
Ainda segundo informações, “Tiago” estava sentado em sua motocicleta, uma tornado com placa MYP 7637 de Apodi, quando foi surpreendido por dois elementos que estavam em outra motocicleta. No bolso da vitima, apenas o documento de uma motocicleta e a importância de 1.400 reais em notas de 100. 
Fonte: O Câmera

FPM depositado hoje nas contas das prefeituras vem com 21% de aumento

charge-politicos_0
As Prefeituras vão receber R$ 1.722.144.389,11 nesta sexta-feira (28), referente ao último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês. Sem considerar o porcentual que é destinado ao Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb), o valor a ser distribuído chega a R$ 2.152.680.486,39.
Pelos dados do departamento de Estudos Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o terceiro decêndio de março de 2013, o repasse apresenta crescimento de 21%. Isso em termos brutos e nominais, sem considerar a inflação.

Postos pagarão ao menos R$ 6 mi



O órgão de Proteção e Defesa do Consumidor Estadual (Procon-RN) encaminhou pelos Correios ao menos R$ 6 milhões em multas a mais de 50 postos de Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim. A conta tem por base o valor mínimo das multas aplicadas, de R$ 133 mil, mas de acordo com o coordenador-geral da unidade, Ney Lopes Júnior, esses números podem chegar a casa dos R$ 10 milhões, já que há multas de até R$ 256milhões. “Eles [postos] podem recorrer à Justiça Comum caso se sintam injustiçados, mas o Procon vai manter seu ritmo administrativo. Junto ao Procon, nenhum dos postos conseguiu justificar o motivo dos preços cobrados”, afirmou Ney Lopes Júnior.
DivulgaçãoBoletos mostram quanto será cobrado a mais de 50 postos e já foram enviados pelos CorreiosBoletos mostram quanto será cobrado a mais de 50 postos e já foram enviados pelos Correios

As multas são referentes a aumentos de até 10% nos preços que foram constatados em fiscalizações realizadas entre dezembro passado e janeiro deste ano e considerados abusivos pelo Procon. Os valores das multas variam de R$ 133.059 a R$ 254.140. O trâmite da fiscalização e aplicação de penalidades do órgão envolve a lavratura do auto de constatação com relação ao preço abusivo e um período para que os estabelecimentos se defendem. “Abre-se um prazo de dez dias para apresentação da defesa junto ao Procon. Se não apresentarem a defesa, o processo corre à revelia e  eles já recebem a multa”, disse Ney.

Com a interdição do prédio do Procon-RN, as defesas estão sendo recebidas na unidade do órgão situada na Central do Cidadão do shopping Via Direta. Essas defesas são avaliadas pelos departamentos de fiscalização e jurídico do Procon, seguindo depois para o grupo de avaliação e levantamento, onde é aplicado o auto de infração e calcula-se a multa, através de um programa do Ministério da Justiça.

Segundo Ney Lopes Júnior, o dinheiro arrecadado vai para o Fundo Estadual do Consumidor e será aplicado na promoção de campanhas educativas. “Estamos preparando uma campanha para lançamento nos próximos dias. Já fizemos três cartilhas, voltadas para adultos, adolescentes e crianças. Esse material já está pronto e será distribuído em eventos públicos, escolas e instituições que nos procuram”, explicou.

Como remover manchas dos bancos, teto e laterais


O sangue é uma das substâncias mais difíceis de remover, principalmente quando impregnando por certo tempo. Manchas de sangue seco podem ser muito difíceis de remover, mas uma solução possível é utilizar a seguinte receita: faça uma mistura com água morna, um pouco de detergente líquido e uma colher de amônia. Remova a mancha esfregando a área afetada levemente com uma escova. Se não estiver resolvendo, utilize uma espátula e raspe com cuidado. Evite deixar muito molhado, se ocorrer isso, seque com um pano absorvente. Continue esse processo até que toda a mancha seja removida. Depois, com um pano umedecido apenas com água, remova os resíduos de amônia e deixe secar bem.
DivulgaçãoAs manchas nos bancos do carro depreciam o mesmo, porque se transformam em sinais de descasoAs manchas nos bancos do carro depreciam o mesmo, porque se transformam em sinais de descaso

Nicotina e mãos
O forro de carpete geralmente é uma peça única que pode ser removida. Se estiver muito sujo, o recomendado é retirar e lavar com água e sabão, mas isso é melhor deixar para o tapeceiro fazer. Ele não vai estragar as borrachas de vedação das portas e vidros e também utiliza os produtos adequados. Se for pequenas sujeiras, você pode passar um limpador multi uso umedecido em um pano.

Como retirar mancha de creme
Esse tipo de mancha é a mesma que gordura, que pode ser de um lanche ou mesmo de um protetor solar. Para se livrar dessas manchas, aplique talco sobre a área afetada, deixe agir por alguns minutos e logo depois limpe com água quente e sabão neutro.

Mancha de vômito
Qualquer coisa que caia no banco do carro é preciso ser limpo o mais rápido possível. Neste caso, por já ter certo tempo, a melhor solução é a limpeza pesada mesmo. Se você for fazer isso em casa, lembre-se de não encharcar os bancos para não deformar a espuma e evitar que surjam bolor e fungos. O recomendado é levar em uma empresa especializada, que, em alguns casos, pode até lhe emprestar um banco enquanto o seu fica lavando.

Banco do carro sujo de graxa
É o caso da gordura, porém a graxa deve ter deixado algum excesso. Se for recente é possível retirar com aplicação de talco sobre a área afetada. Depois é só lavar com água quente e sabão neutro utilizando um pano. Se essa mancha for mais antiga, o certo é a lavagem, mesmo assim não deve sair tudo, principalmente se o banco manchado continuou sendo utilizado.

Manchas de mofo no banco
Primeiro você deve lavar o banco que está com mofo. Lembre-se de não encharcá-lo para não deformar a espuma. Depois de limpo, deixe secar completamente antes de recolocá-lo no lugar. Talvez, por morar no litoral, você possa ter usado o carro com o corpo molhado do mar. Se isso ocorrer, o melhor é deixar o carro no sol e com os vidros e portas abertas. Se não for possível, seque o máximo que puder com secador de cabelos, sempre a certa distância, sem tocar no tecido.

Como manter os bancos de couro

Além da limpeza frequente, feita com pano úmido e sabão neutro, é recomendável aplicar um hidratante para evitar o ressecamento causado pelo calor e pelo sol. Pode ser hidratante para o corpo mesmo e o período ideal desse procedimento pode ser a cada seis meses. Não abuse do hidratante, pois pode deixar o banco engordurado e desse modo, escorregadio.

Aniversário sem embargo

A data oficial é amanhã, mas a festa de aniversário do Instituto Histórico e Geográfico do RN foi antecipada para esta sexta-feira. Como o auditório da entidade passa por obras de reforma, a passagem dos 112 anos do Instituto serão celebrados no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, ao lado do próprio IHGRN na Cidade Alta, a partir das 19h. A solenidade abre com palestra de o pesquisador Cláudio Galvão, que apresenta um breve histórico da mais antiga instituição cultural do Estado.
Adriano AbreuInstituto Histórico, com apoio da UFRN e consultoria do Sebrae, pretende modernizar estruturaInstituto Histórico, com apoio da UFRN e consultoria do Sebrae, pretende modernizar estrutura

A noite, que também marca o primeiro ano de gestão da atual direção presidida por Valério Mesquita, segue com apresentação da proposta de revitalização física da edificação tombada pelo patrimônio histórico e posse de novos sócios efetivos, correspondentes, beneméritos e honorários.

Contudo, o maior presente para a diretoria do Instituto será a suspensão do embargo imposto pelo Iphan em dezembro do ano passado – por ser tombado pelo patrimônio histórico, qualquer intervenção no edifício número 622 da rua da Conceição, centro de Natal, faz-se necessária autorização prévia. “Analisamos toda a documentação apresentada pelo IHGRN e amanhã (hoje) pela manhã autorizaremos a retomada das obras”, adiantou ao VIVER em primeira mão o superintendente do Iphan-RN, Onésimo Santos.

No lugar do piso de ladrilho hidráulico do auditório, removido na ocasião, foi autorizada a instalação de um piso de madeira. “Trata-se de um piso que respeita as características do prédio e segue o princípio da reversibilidade”, explicou Onésimo.

Além da restauração emergencial, outro foco do Instituto é a digitalização de todo o acervo: são 350 anos de documentos que no futuro poderão ser consultados sem necessidade de manuseio. “Neste momento temos R$ 100 mil em caixa, de uma emenda da Assembleia Legislativa, para finalizar essa etapa da restauração”, disse Valério Mesquita. Quando a etapa for concluída, adiantou o presidente da instituição, o IHGRN será cenário para lançamento da 4ª edição do livro “História do RN”, de Augusto Tavares de Lyra, que sai pela Editora do Senado.

Enfeites já instalados na Hermes foram retirados


Bola de ferro com bandeira do Brasil foi instalada na BR-101
Após começar a instalar a decoração especial para a Copa do Mundo na avenida Hermes da Fonseca, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) resolveu retirar e trocar os enfeites já instalados na via. De acordo com o órgão, os adereços que foram colocados em uma fase no canteiro central da avenida, mas foram considerados pequenos em relação ao tamanho das árvores.

A previsão é que a decoração das principais avenidas de Natal seja concluída até o dia 30 de abril. Os enfeites retirados da avenida Hermes da Fonseca serão substituídos por uns maiores e recolocados no Alecrim e na Cidade Alta.

A decoração também já começou a ser instalada na avenida Roberto Freire e na BR-101. Lá, de acordo com o projeto, serão colocados galhardetes (espécies de banners em base fica) e bolas com as bandeiras dos países que participam da Copa do Mundo.

São 30 pontos de decoração, que incluem gualhardetes, paredões com o nome da cidade, vitrais, bolas de ferro com bandeiras dos países e  Fulecos. O gasto será de 1,6 milhão, provenientes da taxa de iluminação.

Servidores do ITEP decidem entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 07

Foto: Divulgação / Sinpol-RN
Diante da falta de resposta do Governo do RN para o Estatuto do ITEP, os servidores do órgão decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 7 de abril, caso até lá o projeto não seja enviado para a Assembleia Legislativa. A categoria já realizou uma paralisação de 48 horas, nesta quarta-feira e quinta-feira, e agora pretende cruzar os braços de vez.
Em assembleia geral realizada na tarde desta quinta-feira, os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia decidiram também que, a partir do dia 1º de abril, próxima terça-feira, vão voltar a trabalhar com escala de plantão de 12 horas.
Atualmente, por imposição da direção, a maior parte dos servidores está trabalhando no expediente, mas está sendo informado para a Administração que eles trabalham em escala de plantão. Por isso, os trabalhadores temem que possam perder a gratificação do plantão, que durante muitos anos tem como função ser um complemento salarial, tendo em vista que esses servidores recebem apenas salário mínimo como base, justamente pela falta de um Estatuto.
Em 2011, por exemplo, no primeiro mês do Governo Rosalba, houve um corte abrupto das gratificações dos servidores do ITEP, o que gerou sérios transtornos, pois alguns desses trabalhadores praticamente tiveram o contra cheque zerado. Com isso, foi realizado uma greve e as gratificações foram restituídas sob a promessa de que a carga horária seria revisada com a vigência do Estatuto.
Nesta sexta-feira (28), a Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública vai enviar um ofício para a diretora do ITEP, Raquel Taveira, informando sobre o retorno do trabalho na escala de plantão. No próximo dia 4 de abril, uma sexta-feira, os profissionais do ITEP voltam a se reunir em assembleia no SINPOL-RN para ratificar o indicativo de greve por tempo indeterminado.
 
*Fonte: Assessoria / Sinpol-RN

RN tem mais de 4,5 milhões de linhas ativas na telefonia móvel

A Agência Nacional de Telecomunicações divulgou nesta quinta-feira, 27, que o Brasil fechou o mês de fevereiro com 272,72 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 134,97 acessos por 100 habitantes.

O Rio Grande do Norte aparece com 4.561.625 acessos em operação. Em termos de Nordeste, o estado se encontra na 6ª posição atrás da Bahia, líder na região com 18.145.775, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Paraíba.

No quesito teledensidade, o RN apresenta 134,39 e só perde para Pernambuco que tem 135,66, e ainda acima da média da região que é de 122,13. A menor é registrada no Maranhão, que é o único estado nordestino abaixo de 100, com 94,14.

A Anatel informa que no segundo mês do ano, os acessos pré-pagos totalizavam 212,09 milhões, o que representa 77,77% do total, e os pós-pagos 60,64 milhões, ou 22,23%.

De acordo com a Agência, a banda larga no país totaliza 110,19 milhões de acessos, dos quais 1,82 milhão eram terminais 4G. Por De Fato

Incêndio destrói depósito de estofados na zona Oeste de Natal


Do G1 RN
Comente agora
Depósito possui muitos materiais inflamáveis (Foto: Camila Torres/Inter TV Cabugi)Depósito possui muitos materiais inflamáveis (Foto: Camila Torres/Inter TV Cabugi)
Um incêndio de grandes proporções, ocorrido nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28), destruiu um depósito de estofados de móveis localizado na avenida Amintas Barros, no bairro do Bom Pastor, já nas proximidades do Km 6, na zona Oeste de Natal. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há registro de feridos.
Ao G1, o tenente Luiz Henrique informou que o fogo se espalhou com muita facilidade em razão da quantidade de materiais inflamáveis, e que os bombeiros foram chamados por volta das 6h. “Estamos trabalhando com quatro carros na tentativa de debelar as chamas. Ninguém se feriu, mas ainda não sabemos o que ocasionou o incêndio. Aparentemente, não havia ninguém trabalhando no local”, afirmou o oficial.

Mesmo com chuvas, 150 municípios do RN estão 'muito secos'

Felipe Gibson Do G1 RN
Moradores de Equador, RN, precisam enfrentar filas para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Moradores de Equador, RN, precisam enfrentar filas para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)Moradores de Equador, RN, precisam enfrentar filas para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Apesar do registro de chuvas em parte das cidad
Apesar do registro de chuvas em parte das cidades potiguares nos últimos dias, 150 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte ainda estão em situação 'muito seca' no acumulado dos três primeiros meses de 2014. O resultado está na Análise de Chuvas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). O relatório mostra outras duas cidades com quadro de 'seca' e mais 15 constam como 'sem informação'. Na última terça-feira (25) a governadora Rosalba Ciarlini renovou a situação de emergência em 95% das cidades potiguares por causa da seca.
saiba maisl
As chuvas de março abastecerem barragens, açudes e lagoas, conforme mostra o sistema de informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Entretanto, a coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana D'arc Freire de Medeiros, conta que a situação não foi revertida. "Choveu pouco e ainda não deu para reverter. Houve certa melhora, mas muita pouca", diz.

Localizada em Assu, na região Oeste, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior do estado, chegou ao menor nível de sua história em fereveiro deste ano, quando ficou com apenas 33% de sua capacidade, o que corresponde a 835.400.000 metros cúbicos. O reservatório é responsável pelo abastecimento de 34 cidades da região e tem capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Atualmente a barragem está com 34,62% da capacidade.

Copa: Fifa começa a entregar ingressos a partir de 18 de abril





O número foi divulgado nesta quinta-feira (27) pelo diretor de Marketing da entidade, Thierry Weil, em entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro. O Brasil, segundo o dirigente, é o que mais pede ingressos para a Copa do Mundo. Mais de um milhão de bilhetes já foram vendidos para brasileiros.
Torcedores dos Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Colômbia completam a lista dos maiores compradores de entradas. Weil informou ainda que os centros de distribuição dos ingressos comprados para a Copa serão abertos no dia 18 de abril. Inicialmente, segundo a FIFA, os centros de distribuição não estarão abertos todos os dias.

Veja o endereço dos centros de retirada de ingressos:


Belo Horizonte – Boulevard Shopping
Brasília – Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Cuiabá – Shopping Pantanal
Curitiba – Pátio Batel Shopping
Fortaleza – Centro de Convenções de Fortaleza
Manaus – Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Natal – Shopping Cidade Jardim
Porto Alegre – Barra Shopping Sul
Recife – Recife Shopping
Rio de Janeiro – General Severiano (Sede do Botafogo)
Salvador – Iguatemi Shopping
São Paulo – Ginásio do Ibirapuera

quinta-feira, 27 de março de 2014

Após chuvas nos afluentes, rio Potengi amanhece com água

 Com as chuvas que caíram na tarde dessa quarta-feira, 26 de março, nos afluentes do rio Potengi, fez com quer hoje o mesmo amanhece-se com bastante água. Em Serra Verde, localizada no município de Lajes Pintadas/RN onde nasce um dos afluente, choveu ontem 95 mm. 
Rio Potengi no município de São Tomé

Fotos: Andreza, via RC Notícias

Dilma visitará o RN em abril

A presidente Dilma Rousseff deverá visitar mais uma vez o Rio Grande do Norte. Dessa vez para a inauguração do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.
A inauguração depende do consórcio que constrói o equipamento, mas deverá ser realizada entre os dias 24 e 25 de abril.

Caern perde R$ 6 milhões a cada mês



agua caern
Tribuna do Norte destaca que a perda de faturamento da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) com fraudes no sistema de abastecimento é da ordem de R$ 6 milhões por mês, o que representa 15% do total do faturamento da empresa – calculado em R$ 40 milhões.
A cada 100 metros cúbicos de vazão de água produzidos, 20 metros cúbicos são furtados. O montante contabiliza as fraudes por ligações residências e em adutoras. Essas fraudes, também chamadas de desvios ou “gatos”, são qualificadas pela empresa por três diferentes tipos de manobra. Mas, o prejuízo é um só: o bolso do consumidor que paga suas contas em dia.
No total, 136.592 imóveis do RN têm hoje os ramais para fornecimento de água cortados ou suprimidos e estão sem abastecimento por inadimplência, de acordo com dados da Caern. No Estado, são 806 mil consumidores cadastrados junto à empresa. O número de inadimplentes equivale a 17,24% do total de ligações existentes na atualidade.
Do total de inadimplentes, a Caern estima que 30% tenha uma ligação clandestina de água. Soma-se a isso ainda, uma média de 9 mil ligações clandestinas de imóveis que nunca foram cadastrados na Caern para o abastecimento. Totalizando, assim, 50 mil “gatos” de água em todo RN, que gastam uma média de 750 milhões de litros de água por mês. A quantidade daria para abastecer por três meses uma cidade como Caicó ou Macau.
Segundo José Dantas, assessor comercial da Caern, dessas 50 mil fraudes, 30% são nas adutoras, portanto, em área rural, e os 70% restante são de áreas urbanas. Apesar da porcentagem para a região rural ser menor, o volume de água roubado por propriedade se destaca em comparação às residências.

Estamos desesperados’, diz irmã de homem que desapareceu em Natal

roni-carlos-de-araujoO comerciante Roni Carlos de Araújo, de 35 anos, dono de um depósito de bebidas localizado na zona Norte de Natal, está desaparecido desde o último domingo (23). De acordo com a família, ele foi visto pela última vez por volta das 11h daquele dia quando fechava o comércio. Roni Carlos é casado e pai de uma menina de 10 anos. A família já registrou boletim de ocorrência sobre o desaparecimento.
Ainda de acordo com a família, o comerciante não foi visto mais e o celular dele está desligado. “Ligamos várias vezes e só dá desligado. No depósito não há nenhum sinal de arrombamento ou roubo de algo”, disse Sônia Araújo, irmã de Roni.
Sônia contou ao G1 que a família está desesperada em busca de notícias. “Ele é muito conhecido na região e ninguém viu ele saindo. Não é que ele saiu e não voltou. Ele desapareceu. Ninguém viu nada. Ele não tem inimigos e, pelo que a gente sabe, não tem envolvimento com drogas. Estamos desesperados”, disse ela. O depósito de bebidas fica no conjunto Nova República.
O telefone de contato da família é o (84) 9143-6526(84) 9143-6526.
G1/RN.

Morre mototaxista caicoense que foi vítima de tiros em assalto

mt
Morreu ontem na cidade de Currais Novos o mototaxista Alceno Santos, 55 anos, vítima de tiros à queima roupa no dia 20 de março na cidade de Caicó, ele foi vítima de assaltantes que efetuaram disparos de arma de fogo após o anuncio de assalto.
O Blog recebeu informações que Alceno estava passando por complicações respiratórias, o que os levou à morte.
Sob revolta, o corpo do mototaxista será enterrado em Caicó no cemitério Campo Jorge às 17 horas dessa quinta feira 27. É mais uma vida que é interrompida pela ação da criminalidade em Caicó.

Jovem é morto na Festa de Emancipação de Campo Redondo

Jovem da torcida mafia vermelha do America é morto em Campo Redondo depois de uma briga na festa de emancipação 
ele foi morto com golpes de faca mas devido ao grande número de confusão que havia no momento não deu para precisar em que local foram desferidos os golpes!Sabemos ainda que 2 carros foram roubado, um foi recuperado e o outro esta sendo procurado. EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

CHEGOU A VEZ DE JAÇANÃ CAIR NA ZUMBA

Essa nova onda contagiante que se chama ZUMBA que mistura dança e ginástica vem arrastando cada vez mais participantes, já que é indicado para todas as idades. O professor Daniel Martins começou em Coronel a 3 meses e a cada dia novas alunas entram nessa onda que além de proporcionar o bem estar, emagrece e define o corpo. O diferencial da Zumba é que você malha e dança ao mesmo tempo. Agora chegou a vez de Jaçanã dançar a zumba, as aulas terão inicio no dia 8 de Abril, das 18:00 ás 19:00h. serão três dias por semana (Terça, Quinta e Sábado). A inscrição será 10,00R$ e depois de um mês você pagará apenas 20,00 R$ da mensalidade.

Veja benefícios da Zumba, aula aeróbica movida a ritmos latinos

Aula de fitness com músicas latinas queima de 300 a 800 calorias!

Atividade promete afinar a silhueta, definir os músculos e momentos de muita diversão. Tudo de maneira dançante!
Cansada dos treinamentos sempre iguais de aeróbica da academia? Chegou a hora de conhecer a zumba! A aula de fitness promete fazer você queimar calorias e tonificar os músculos dançando e fazendo movimentos ao ritmo de músicas latinas empolgantes como salsa, merengue, cumbia, reggaeton, cha cha cha, latin pop, samba, reggae, calypso e bachata. "Como é um ritmo derivado de músicas latinas, o gasto de calorias é alto e as aulas são com muita intensidade", explica o educador físico Thiago Martinez.
Mas não precisa ficar assustada achando que não conseguirá entrar no ritmo. Quem pratica a zumba afirma que não é preciso saber dançar para começar as aulas. Há diversos tipos de passos e a atmosfera é propícia a se arriscar no rebolado, já que o clima é de pura festa.
Corpinho em forma
"A zumba favorece o corpo todo, porém age nas pernas e tronco com mais ênfase, devido às posturas específicas e passos marcados do ritmo latino", afirma Martinez. De acordo com o profissional, essas áreas são mais torneadas porque esse tipo de exercício exige mais esforços e movimentos dos membros inferiores e da cintura.
Tal qual outras atividades aeróbicas, como andar de bicicleta e fazer aulas de jump, a zumba contribui para a queima (e muita!) de calorias, o que, aliado a uma alimentação balanceada, gera o emagrecimento. Segundo Martinez, uma frequência média de duas a quatro aulas por semana promove um gasto calórico que pode ser visto no espelho em cerca de dois meses. Convidativo, não?
Por que zumba?
"A vantagem é o momento lúdico que a atividade proporciona, além da promoção da saúde cardiovascular", define o educador físico. Isso porque as aulas propiciam momentos de distração ao mesmo tempo de intensa atividade do organismo.
Esses são os principais motivos para experimentar a zumba, mas além disso é uma atividade física divertida, já que dançando e fazendo os movimentos você nem percebe que está se exercitando; é fácil, qualquer pessoa pode participar pois os passos são básicos; é diferente de tudo que já existiu nas academias; e o mais importante: é eficaz, já que ajuda a deixar seu corpo em forma.
Martinez destaca que a atividade não pode ser comparada à musculação, já que o exercício com aparelhos visa trabalhar músculos específicos, enquanto a zumba tem como objetivo o corpo todo, focando a parte cardíaca, similar às aulas de ginástica.
Como surgiu?
Devolver a diversão ao fitness. Foi o que fez o colombiano Alberto Perez, conhecido como Beto. O professor de aeróbica criou a modalidade por acaso, quando improvisou uma de suas aulas com músicas latinas que tinha no seu carro. Percebendo o sucesso da aula, o profissional passou a adaptar o formato, resultando no que conhecemos hoje como zumba. A fama de Beto ficou tão grande que até a cantora Shakira o contratou como coreógrafo de um de seus discos.
Em 2001, vivendo nos Estados Unidos, Beto juntamente com mais dois especialistas em exercícios físicos criaram o Zumba Fitness. Desde então, a modalidade se espalhou pelo mundo, e hoje está presente em cerca de 75 países.

Policial militar é assassinado ao tentar impedir assalto em Parnamirim


Um policial militar lotado no 3º Batalhão foi morto durante um assalto ocorrido na noite desta quarta-feira (26), na cidade de Parnamirim. O soldado Jailson Augusto Nascimento, de 43 anos, estava de folga em um churrasquinho, na avenida Paulo Afonso, no bairro Jockey Clube, quando foi atingido por um tiro disparado por uma assaltante em uma motocicleta, que teria mais quatro comparsas.
De acordo com o tenente Crisanto, os suspeitos chegaram ao local em motocicletas, uma delas modelo Bros de cor amarela, e anunciaram o assalto. O policial que estava no outro lado da esquina encostado em um veículo percebeu a ação da quadrilha e rapidamente foi alvo de um tiro.
“O que nós conseguimos colher aqui no local foram informações ainda incompletas. Não sabemos se houve reação por parte do soldado, mas já chegou até nós que uma mulher que estava na garupa de uma das motos atirou em direção ao policial”, disse.
A filha da vítima esteve no local e por estar muito abalada preferiu não conversar com a imprensa. Ainda segundo o oficial, várias unidades da polícia militar foram orientadas para realizar diligências a fim de localizar e identificar os suspeitos do crime.

Prefeituras ganham mais um ano para fechar lixões

Os municípios que ainda não se adequaram ao Plano de Saneamento Básico ganharam mais um ano para sua implantação. De acordo com Decreto de nº 8.211 de 21 de março de 2014, assinado pela presidente Dilma Rousseff, o prazo foi estendido para 31 de dezembro de 2015. A Lei 11.445 sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previa para 2014 o fim dos lixões. Em sua mensagem, Dilma alerta que o novo prazo “sirva de motivação para os municípios e não de acomodação”.
Desde 2010, ano que o texto foi sancionado, pouca coisa saiu do papel. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pouco mais de 9% das cidades brasileiras eliminaram os lixões. Isso em um país onde 70% das 240 mil toneladas de lixo geradas diariamente vão para os lixões. A coleta seletiva, outro ponto do plano, também é problemática. Apenas 18% dos municípios tem algum programa de triagem do lixo.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, o principal obstáculo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos é um velho conhecido dos prefeitos: a falta de dinheiro. Segundo a entidade, os custos para atender à lei passam de R$ 70 bilhões. “A lei diz que a competência é municipal e os municípios não têm recursos para executá-la”, criticou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Mas, de acordo com ele, a situação do manejo de lixo no Brasil vem melhorando. Ele citou três estados onde quase todo o lixo vai para aterros sanitários: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. “Mas tudo dentro de uma dinâmica própria, à margem da lei.” 

Magno Jouber

quarta-feira, 26 de março de 2014

Padre Jocimar sem dificuldades de votar em Wilma para o Senado: “Tendência é seguir a orientação do PMDB”, diz


wilma-jocimar
O prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar demonstra não ter nenhuma dificuldade de votar na candidatura de Wilma de Faria (PSB), para o Senado Federal. Pelo menos foi o que ele deixou entender, ao ser indagado pelo Blog do Marcos Dantas sobre a possibilidade. Vou consultar as bases, mas a tendência é seguir a orientação do PMDB”, disse o padre-prefeito que confirmou presença no lançamento da pré-candidatura de Henrique Alves ao Governo, nesta sexta-feira (28) em Natal.
E como a orientação do PMDB, até agora é a candidatura de Wilma ao Senado, o palanque dela terá o reforço do padre em Jardim do Seridó. Jocimar vai fazer a sua parte, resta saber se os aliados de Wilma em Jardim do Seridó farão a sua, votando na candidatura de Henrique ao Governo.

Vivaldo Costa visita Campo Redondo na festa de 51 anos da cidade

Quem esteve logo cedo visitando a cidade de Campo Redondo foi o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS). O município, que fica distante 140 km de Natal, celebra hoje (26) seus 51 anos de Emancipação Política. Acompanhado do prefeito Alessandru Alves (PROS) o Papa Jerimum participou da celebração da Santa Missa e logo após prestigiaram um café comunitário oferecido aos munícipes.
A noite, em praça pública, acontece gravação do DVD da Banda Cavalo de Aço com a presença do com a presença de convidados como a Banda Saia Rodada, Forró Pegado, Forro dos Balas e o cantor Zezo. Logo após a Banda Grafth encerrará a festa. Uma megaestrutura foi montada.
“Campo Redondo é uma cidade que quero bem. Vejo que ela tem sido bem administrada pelo amigo Dr. Alessandru, prefeito responsável que sabe a importância de fazer e tratar bem seu povo. Neste dia festivo quero homenagear a cada filho desta cidade, porque a festa é feita em homenagem a todos que aqui vivem. Parabéns Campo Redondo,” disse Vivaldo.

Repasse do Fundo de Participação tem queda de 40,7% em março

O Tesouro Nacional divulgou na manhã desta quarta-feira o fator de correção da terceira cota de março de Fundo de Participação dos Municípios. E a previsão de que haveria queda de 40,7% no repasse dos recursos em relação a fevereiro se confirmou.
Os municípios de menor porte, com população até 10.188 habitantes (coeficiente 0.6), fecharão março com R$ 440,9 mil, brutos, sem os descontos da Educação e da Saúde. Em relação a março do ano passado, houve aumento de 5,58%, abaixo da inflação do período, que foi de 5,93%.
Em janeiro e fevereiro, os municípios do Rio Grande do Norte receberam R$ 338 milhões de FPM. Esses valores não incluem Natal, uma vez que o repasse das capitais é feito através de outro sistema de acompanhamento.
Para abril a previsão é de aumento de 29% nos repasses e em maio mais 22%.
O Fundo de Participação é formado por recursos oriundos do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). É a principal fonte de recursos de 85% dos municípios do Rio Grande do Norte.
VALORES REPASSADOS – 2014
Municípios 0.6
JAN  – 696,1
FEV – 743,4
MAR – 440,9
ESTIMATIVA TRIMESTRAL
Março  (-40,7%)
Abril (+29%)
Maio (+22%)

Jovens acusam seguranças do Nordestão de preconceito e agressão

Segundo o Via Certa Natal, na noite da última terça – feira, na avenida Deodoro com a rua Trairi uma briga entre jovens e seguranças do supermercado Nordestão chamou a atenção de clientes, pedestres e motoristas que passavam pelo local. Na ocasião, alguns jovens que realizavam compras na loja do Nordestão do bairro Petrópolis acusavam seguranças de preconceito e agressão por conta de um mal entendido com o grupo.
Segundo Jobson Silva, o grupo de rapazes estava fazendo compras e sendo monitorado por seguranças. De acordo com o Via Certa Natal, os jovens acreditavam que estavam sendo vítimas de preconceito por conta das roupas que vestiam. No caixa, um dos jovens com o cupom em mãos teria sido abordado por seguranças para uma revista e então formou -se a briga que foi parar na Avenida Deodoro.
O vídeo mostra que os rapazes queriam explicações da gerência do supermercado, mas os seguranças com o uso da força não deixavam o grupo entrar no estabelecimento.
O Via Certa Natal  tentou contato com a assessoria do supermercado Nordestão para saber o que eles teriam a dizer. De acordo com a assessoria, o caso está sendo enviado para o setor responsável e só depois a loja irá se pronunciar sobre as imagens divulgadas.
nordest_o_brigaVeja aqui