sábado, 8 de novembro de 2014

Astrônomos descobrem asteroide que pode colidir com a Terra

2014 UR116: o asteroide tem 370 metros de diâmetro e não deve colidir com a Terra nos próximos dois anos © NASA/Divulgação 2014 UR116: o asteroide tem 370 metros de diâmetro e não deve colidir com a Terra nos próximos dois anos São Paulo - Por meio de imagens do espaço feitas pela rede de telescópios robóticos Máster, astrônomos russos identificaram um asteroide que pode colidir com a Terra no futuro. O astro foi nomeado 2014 UR116.
Os pesquisadores não souberam dizer quando o asteroide vai passar perto da Terra. Entretanto, eles garantiram que isso não acontecerá nos próximos dois anos. Além disso, mudanças de rota podem fazer com que o astro não se choque contra o nosso planeta.
De acordo com os especialistas, o asteroide tem 370 metros de diâmetro. Ele é 20 vezes maior que o Chelyabinsk, meteorito que atingiu a Sibéria em fevereiro de 2013. A NASA classificou o 2014 UR116 como asteroide potencialmente perigoso.
Nessa categoria, a agência espacial americana enquadra todos os asteroides com mais de 150 metros de diâmetro que possam passar a menos de 20 mil quilômetros da Terra. Segundo a NASA, esses asteroides poderiam causar devastação regional sem precedentes ou grandes tsunamis caso colidissem com o planeta.
No começo de 2013, cerca de 1.400 asteroides estavam classsificados pela NASA como PHA. Entretanto, para a agência espacial americana, nenhum deles representava uma ameaça preocupante para a Terra nos próximos 100 anos.

Bares em área verde estão na mira da Justiça

Alguns dos estabelecimentos comerciais que se encontram dentro da área verde localizada na Avenida dos Pinheirais, bairro Neópolis, em Natal atuam sem alvará regularizado há dez anos. A afirmação é do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano. “Se a justiça  determinou ao Município a regularização ou remoção das ocupações irregulares identificadas, isso vai ser feito, vamos agir de imediato”, disse. O titular da pasta também explicou que algumas cigarreiras têm ...

Candidatos confundem UFRN com IFRN e perdem prova do Enem


No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Natal, alguns alunos acabaram excluídos da seleção porque confundiram o local de realização da prova. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), algumas pessoas voltaram para casa após perceber que estavam no local errado. O local correto para participar do exame seria a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Joana LimaO fiscal de loja José Márcio, 46 anos, confundiu o UFRN com o IFRNO fiscal de loja José Márcio, 46 anos, confundiu o UFRN com o IFRN

Foi o caso do fiscal de loja José Márcio, 46 anos. Seria a segunda vez que ele realizaria a prova. Apesar de o cartão de inscrição constar o endereço da UFRN, ele disse que a informação não estava clara. “Deveria ter um ponto de referência. Me confundi e agora não vou fazer a prova”, contou.

José Márcio percebeu o erro tarde demais. Ao chegar ao IFRN, o relógio marcava 11h56, ou seja, faltavam apenas quatro minutos para que os portões fossem fechados. O que impossibilitava a tentativa de ir à UFRN. Além de José Márcio, a reportagem presenciou pelo menos mais dois candidatos com o mesmo problema no IFRN, mas estes não quiseram falar com a reportagem.

Homossexual é assassinado por homens que pediram água em sua porta

Um homossexual foi assassinado a tiros, na noite desta quinta-feira (6), na rua Santa Luzia, no bairro de Bela Vista, em Parnamirim. Hilberto Cardoso de Oliveira, de 40 anos, estava dentro de casa e abriu a porta atender dois homens que pedia água, sendo alvo de disparos de arma de fogo.
No momento do crime, a vítima estava acompanhada de um amigo. Os dois bebiam dentro de casa, quando os suspeitos chegaram, chamaram a no portão e pediram água. Hilberto então entrou, pegou a água e quando retornou foi atingido por tiros. Ele ainda tentou correr para dentro, mas caiu morto na sala.
O pai da vítima esteve na cena do crime e relatou que o filho era homossexual e conhecido como “Raquel”. Ele disse ainda que o Hilberto já foi preso no passado, por envolvimento com drogas, mas que não acredita que isso possa ter motivado o homicídio. “Acho muito estranho esse crime e vou lutar até o fim para saber quem matou meu filho”, disse.
IMG-20141106-WA0110
Fonte: Portal BO.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

FOTO: Moradores confundem fila para exame de próstata com protesto na BA

Eram 8h30 da manhã quando uma guarnição da 18ª CPIM (Periperi) chegou à Rua da Ressurreição, em Alto de Coutos, para atender a um chamado de moradores referente a uma manifestação promovida por um grupo de mais de mil homens em frente à paróquia da localidade.
Ao entrar na rua, a equipe de policiais foi surpreendida. A suposta manifestação era, na verdade, uma fila de homens, de mais de 300 metros de extensão, todos em busca de uma oportunidade de atendimento grátis no segundo dia da Ação de Saúde do Homem, promovida pela Fundação José Silveira, com apoio da Rede Bahia.
RTEmagicC_examedetoque_fila.jpg(Foto: Evandro Veiga)
Inspirada no Novembro Azul, a campanha realiza exames preventivos do câncer de próstata, como os exames de toque, glicemia, e ultrassom. Entre os pacientes, estavam o aposentado Manoel de Jesus, 55 anos, que veio do Cabula e chegou às 5h; o servidor público José Martins de Lima, 76, veio de Vila de Abrantes, em Camaçari, e chegou às 6h; já o também aposentado Manuel Souza Ferreira viajou desde Simões Filho e chegou às 7h30. Mas, por volta das 10h, os três estavam no mesmo trecho da fila, a cerca de 200 metros dos portões que os separavam da almejada consulta.
“É muito difícil conseguir esse atendimento nos postos de saúde. Mesmo estando cheio, eu só saio daqui depois que for atendido”, afirmou Manoel de Jesus. Já José Martins depois de tentar, sem sucesso, três consultas em postos, viu na ação uma oportunidade de realizar o exame.
“Quase desisti quando vi a fila, mas quando lembrei que já fui até Camaçari em busca de atendimento e não consegui, resolvi aguardar”, afirmou. Manuel Souza, por outro lado, disse que já imaginava a fila. “É algo que está acontecendo em todo lugar. A gente procura uma consulta de urologia e não tem vaga”, explicou. A coordenadora do Programa Saúde e Cidadania, Edna Ramos, não mostrou surpresa em relação à demanda.
“A cobertura de urologia pela rede pública é precária, os profissionais não dão conta da demanda”, explicou. Segundo o coordenador da Campanha Novembro Azul na Bahia, Wagner Coêlho Porto, em todo o estado existem apenas 200 profissionais que, na maioria das vezes, preferem a iniciativa privada ao serviço público.
Em Salvador, o serviço público de urologia é prestado nos hospitais das Clínicas, Aristides Maltez, Irmã Dulce e Santa Izabel. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que também oferta atendimentos em urologia em clínicas particulares contratadas pela rede e dos multicentros Vale das Pedrinhas e Amaralina.
Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve passar por uma avaliação clínica em uma das 117 unidades básicas da capital.
Correio 24 horas Bahia

FOTOS(Imagens fortes): Médicos tiram peixe vivo de intestino de homem em Londrina (PR); conheça todo o caso bizarro

6pvxfmstcj_6j6uo46xk1_fileUm homem foi forçado a passar por uma cirurgia radical para retirar um peixe vivo de seu intestino. No vídeo, o cirurgião aparece retirando uma piramboia de 125 cm de dentro do corpo do homem. Segundo relatos, o paciente teria introduzido o peixe pelo ânus. As informações são do site DailyMail
No vídeo é possível ver a piramboia sendo retirada do intestino do paciente. Durante a operação, os médicos ficam espantados à medida em que o peixe começa a se contorcer enquanto é retirado.
9r8mke3dvj_18jldixx0c_fileDe acordo com relatório médico, o peixe tinha cerca de 125 cm, mas a informação não foi confirmada.
Mais tarde, após ser retirada de dentro do homem, a criatura teve que ser sacrificada.
Um inquérito investiga os responsáveis pela gravação e divulgação da operação sem a autorização do paciente.
7ublyjqlki_6kpj0d652x_fileVárias pessoas já foram convocadas para dar explicações, inclusive o médico responsável pela cirurgia. De acordo com a assessoria de imprensa da Universidade Estadual de Londrina, o procedimento foi realizado em abril do ano passado.
R7. Fotos: Reprodução/DailyMail

Santa Cruz/RN: oposição ganha mais uma de Tomba e Fernanda, Justiça determina processo eleitoral nas escolas municipais

O clima dos palanques armados vai continuar, e agora em mais uma vitória que a oposição conseguiu na Justiça. A oposição de Santa Cruz venceu na Justiça a aplicação das eleições escolares na rede municipal, o que vai gerar desacordos com a intenção de manter vários cargos políticos na atual gestão.

Após ser considerado válido o processo que instituiu a democratização nas escolas municipais de Santa Cruz, quando a Lei Municipal 647/2013, que tratava da democratização da gestão escolar em Santa Cruz, ou seja, das eleições para Diretores e Vice-Diretores, foi validada pelo judiciário, com a extinção da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), nº 2013.011819-4, que pedia a suspensão dos efeitos da lei aprovada pela Câmara Municipal de Santa Cruz.

A Promotoria de Justiça foi acionada pelos vereadores da Oposição (Samuel, Josemar, Pedro e Júnior), e o Ministério Público recomenda dentro do Inquérito Civil nº 06.2014.00002679-9 que em um prazo de 15 (quinze) dias a contar do recebimento do documento, a Prefeita Municipal, Dra. Fernanda Costa, deflagre o processo eleitoral para escolha dos novos diretores e vice-diretores das escolas municipais de Santa Cruz.


Confira o documento na íntegra, que foi publicado no DOE no dia 31/10/2014:


Pré-venda do iPhone 6 começa nesta sexta-feira no Brasil

TecMundo
iPhone 6 tem uma tela de 4,7 polegadas e, no modelo Plus, a tela tem 5,5 polegadas.
Os novos iPhones começam a ser vendidos no Brasil nesta sexta-feira, 7. A pré-venda foi anunciada pela Apple para os modelos iPhone 6 e iPhone 6 Plus, mas os preços no mercado brasileiro não foram divulgados.
As operadoras brasileiras haviam anunciado a venda dos smartphones a partir de 14 de novembro.
O iPhone 6 tem uma tela de 4,7 polegadas e, no modelo Plus, a tela tem 5,5 polegadas. Eles estão disponíveis em três cores, dourada, prata e preta e são acompanhados de capinhas de silicone coloridas da Apple.
Os novos smartphones da Apple já vêm com o sistema operacional iOS 8, a versão mais recente da empresa. Entre as novidades dos aparelhos estão a tela de Retina HD, de altíssima definição, câmera de 8 megapixels com novos recursos.
No entanto, um dos itens mais esperados foi a inclusão de um chip com a tecnologia NFC, tecnologia de transmissão de dados por aproximação de aparelhos, que permite a realização de pagamentos. As transações são autorizadas com o TouchID, um sensor de leitura de digitais.
Os aparelhos foram lançados em setembro nos Estados Unidos com preço variando de 200 a 500 dólares, de acordo com contrato com operadoras e memória interna do aparelho.  Os dois modelos tem aparelhos com armazenamento de 16, 64 e 128 GB.

Aumento de FPM será de R$ 50 milhões em 2015

O aumento escalonado do Fundo de Participação dos Municípios vai assegurar, para as prefeituras do Rio Grande do Norte, um crescimento de R$ 50 milhões na arrecadação do próximo ano. Em 2016, o reajuste das transferências do FPM serão  de R$ 109,7 milhões. Os cálculos foram feitos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a partir do projeto de lei aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados, que garante um aumento de 1% do Fundo de Participação. O repasse será dividido: 0,5% em ...

Sine oferece 99 vagas de emprego em Natal e Mossoró




  • O Sistema Nacional de Emprego do Rio Grande do Norte (Sine-RN) oferece 99 vagas de empregos nesta sexta-feira (7) em Natal, região metropolitana e Mossoró.

    Para se candidatar, os interessados precisam levar Carteira de Trabalho, Nº do PIS, RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade às unidades do Sine nas Centrais do Cidadão
    Emanuel AmaralCandidato deve procurar o Sine nas Centrais do CidadãoCandidato deve procurar o Sine nas Centrais do Cidadão

    Confira as vagas:
    Natal e Região Metropolitana
    AUXILIAR DE CONTABILIDADE - 3
    AUXILIAR DE GARÇOM - 3
    AUXILIAR DE PESSOAL - 1
    BORRACHEIRO - 1
    COZINHEIRO GERAL - 2
    CUMIM - 3
    ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 1
    ESTOFADOR DE MÓVEIS - 2
    LAVADOR DE CARROS - 20
    MANOBRISTA - 1
    PINTOR DE AUTOMÓVEIS - 1
    PINTOR DE PAREDES - 30
    SERRADOR DE MADEIRA - 1
    SOLDADOR - 1
    TÉCNICO DE LABORATÓRIO EM PATOLOGIA CLÍNICA - 1

    Confira as vagas de emprego disponíveis nos Classificados da Tribuna do Norte

    Mossoró e região
    ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 1
    ATENDENTE DE LANCHONETE - 1
    AUXILIAR DE ALMOXARIFADO - 1
    AUXILIAR DE CONTABILIDADE - 1
    CHAPEIRO - 3
    CHURRASQUEIRO - 2
    COSTUREIRA EM GERAL - 1
    COZINHEIRO GERAL - 1
    EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS - 1
    GARÇOM - 4
    MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO - 1
    OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES - 2
    PIZZAIOLO - 1
    PROPAGANDISTA - 2
    TÉCNICO DE GESTÃO DO MEIO AMBIENTE - 1
    TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA - 1
    TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - 1
    VENDEDOR PRACISTA - 2
    VIDRACEIRO - 1

    Alunos do RN criam 'caranguejo' que ajuda cadeirante a se mover na praia

    Do G1 RN
    Alunos do curso de Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desenvolveram um carrinho motorizado, movido a energia solar, que pode facilitar a mobilidade de cadeirantes nas areias da praia. O veículo chama-se 'Crab', caranguejo em inglês. O projeto ainda é um protótipo, mas é possível ver como ficaria se já estivesse produzido (veja o vídeo acima). Ele é capaz de atravessar a areia e levar o deficiente até o mar.
    saiba mais
    "A ideia surgiu a partir de uma conversa com um colega de manutenção de fontes que é cadeirante. Então, ele contou a dificuldade de acessibilidade nas praias – desde o calçadão, que possui fissuras, até a areia, que não proporciona a locomoção", revela Maraysa Araújo, estudante de 17 anos.
    O projeto conquistou o 4º lugar na Mostratec, uma das maiores mostras de Ciência e Tecnologia do Brasil. O evento foi realizado há poucas semanas em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
    O 'Crab' é capaz de atravessar a areia e levar o deficiente até o mar  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)O 'Crab' é capaz de atravessar a areia e levar o
    deficiente até o mar (Foto:Inter TV Cabugi)
    A energia que move o veículo é solar e é captada por pequenas placas: "Utilizamos uma energia abundante que temos aqui", ressalta o professor João Teixeira, orientador do projeto.
    Agora, a meta é tirar o robô do laboratório e buscar parceiros que tenham interesse em investir na ideia. "Poderíamos conseguir apoio financeiro público para construir postos de empréstimos onde os cadeirantes poderiam pegar seu veículo e andar na praia. O objetivo não é fazer um veículo para um cadeirante específico, mas para toda a comunidade de cadeirantes que existe em Natal", diz Iago Souza, de 18 anos, um dos criadores 'Crab'.
    Meta é tirar o robô do laboratório e buscar parceiros que tenham interesse em investir na ideia (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Meta é tirar o robô do laboratório e buscar parceiros que tenham interesse em investir na ideia (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
    tópicos:

    Alunas de escola no Oeste potiguar criam telhas de papel reciclado

    Do G1 RN
    Alunas da Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar, desenvolveram telhas feitas com papel reciclado. É o que mostra matéria exibida na manhã desta sexta-feira (7) no Bom Dia RN (veja vídeo acima).
    saiba mais
    "Queríamos propor uma forma de reciclar esse material, então resolvemos fazer uma telha, porque sabemos que a forma de fabricação de uma telha comum agride muito o meio ambiente e a nossa não. Pegamos algo que era unicamente lixo e transformamos em algo útil", explica Raquel Carvalho, estudante envolvida no projeto.
    O processo de produção da telha dura em média 3 horas. É preciso 100 folhas de papel sulfite. As folhas são cortadas em pedaços pequenos e misturadas com água fervente. Em seguida, os papeis são triturados e amassados. Para finalizar, acrescenta-se cola. A assa é colocada em um molde de telhas convencionais, onde ficam por 5 dias para secar.
    Os resultados obtidos estão sendo apresentados na 4ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada na Universidade Federal Rural do do Semiárido (UFERSA). "Concluímos, após vários testes, que nossas telhas realmente são fortes, resistentes e impermeáveis. Duram até 60 anos e suportam mais de 210 quilos de peso", afirma a estudante Nayara Rayane Fernandes.

    Música de cantor potiguar que cita 'senzala' e 'pretinha' gera polêmica

    Cantor potiguar Artur Soares foi alvo de críticas nas redes sociais pela música 'Ma Nêga' (Foto: Lenart Veríssimo/Arquivo Artur Soares)Cantor Artur Soares foi alvo de críticas nas redes sociais (Foto: Lenart Veríssimo/Arquivo Artur Soares)
    Uma composição de um músico do Rio Grande do Norte vem causando polêmica nas redes sociais por, supostamente, conter trechos racistas e machistas. A música 'Ma Nêga', do cantor Artur Soares, traz versos que citam as palavras 'senzala' e 'pretinha', principais alvos das críticas. O Coletivo Autônomo Feminista Leila Diniz chegou a publicar uma nota na qual afirma que Soares "se apropria de uma dor histórica" para vender a música. Clique AQUI e veja o clipe da música.
    saiba mais
    O cantor nega que a composição teve a intenção de ser racista e explica que a música é uma homenagem à mulher negra. "Não tive nenhuma intenção machista ou racista, justamente porque a escrevi em homenagem à uma mulher negra que, por sinal, entendeu à sua maneira e adorou a canção, assim como as mais de vinte negras que gravaram conosco. Acredito nisso, que o que há de bom e o que há de mal no modo de ver as coisas está dentro de nós", rebateu Soares.
    O trecho mais citado nas redes sociais é o que diz "nêga, você vai gostar. Nêga, eu vou te prender na senzala iorubá e o que eu ensinar você vai ter que aprender, porque eu vou te maltratar, pretinha".
    Quanto às críticas, o músico disse que de início não entendeu muito bem, pois "a música havia sido lançada junto ao clipe três meses atrás. Saiu em alguns jornais, blogs, já tocando razoavelmente no rádio... sempre bem recebida e ninguém se manifestou a respeito de tais questões. Quando percebi, uma espécie de burburinho já estava instaurada".
    Sobre "senzala", "pretinha" e "maltratar", ele explica que foi influenciado pelo compositor Ataulfo Alves, quando escreveu "Mulata Assanhada". E citou um trecho da canção: "Ai, meu Deus, que bom seria/Se voltasse a escravidão/Eu pegava a escurinha/E prendia no meu coração!.../E depois a pretoria/Resolvia a questão!".
    O G1 também perguntou se a música poderia ter sido escrito de outra forma e, com a repercussão, se ele pretende mudar a letra, como sugerem alguns críticos. Ele respondeu que a música que ele fez é um single, e que quando gravou a faixa já sabia que ela não entraria em trabalhos posteriores. "Agora, sobre ter escrito de outra forma, não consigo imaginar. Cada canção leva sua própria essência. Vou citar uma frase bem interessante, e que convém perfeitamente ao caso, onde um dos nossos grandes ídolos diz: - não sou eu. São as músicas. Sou o carteiro que as envia. Eu entrego as músicas".
    Coletivo publicou nota de repúdio em sua página no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Coletivo publicou nota de repúdio em sua página no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
    A nota do Coletivo Leila Diniz foi publicada no Facebook, e também fala do verso "trago uma coca-cola pra você pra combinar com sua cor, pretinha". Para o coletivo, a música de Artur Soares remete a episódios tristes da história, "como a escravidão e a violência sexual a que eram submetidas as escravas mulheres", diz a nota de repúdio ao artista.
    O coletivo acrescenta ainda que "o cantor não parece compreender que os respingos dessa dor ainda predomina na realidade da população negra, sobretudo das mulheres, e 'Ma Nêga' vem rememorar e legitimar a violência colonial perpetrada pelos sinhôzinhos sobre nós". Na nota de repúdio, o coletivo também estende a crítica a espaços culturais em que Artur Soares apareceu, como o Prêmio Hangar de Música e o projeto Eco Praça, e acrescenta que o movimento tentou sem sucesso o diálogo com o músico.

    quinta-feira, 6 de novembro de 2014

    Campo Redondo e seu abandono por parte da atual administração


    A crise na saúde de Campo Redondo com as constantes faltas de médicos no plantão do hospital municipal, a crise financeira que se instalou na prefeitura aonde fornecedores, prestadores de serviços e até cargos comissionados e contratados estão sem receber, é apenas um reflexo de uma crise maior: a crise política. Se for medido através das redes sociais, o sentimento da população é de abandono, de orfandade e de falta de representatividade.
    Obviamente, não se pode generalizar e colocar todos no mesmo balaio. Existem parlamentares que já demonstraram e continuam demonstrando ter compromisso com os anseios da população.
    De modo geral, porém, a marca maior do modo de se fazer política hoje em Campo Redondo é o descaso, a falta de zelo e de consideração pelo povo.
    A única coisa que realmente supera o descompromisso com as causas importantes para o nosso município é a inércia política do próprio povo.
    O povo de Campo Redondo está mostrando, até agora, que suporta bem o tranco. Que aceita o samba dançado nas ventas. Ao não reagirem a este escangalhamento dos limites da vergonha por parte de alguns políticos.
    E aos vereadores sem compromisso com a população, dê a sua garantia: nosso desconto não será na folha de pagamentos, mas nas urnas.

    Festa da Padroeira de Natal começa no próximo dia 11 de novembro




  • A Arquidiocese de Natal divulgou a programação da 261ª Festa da Padroeira da capital potiguar. As homenagens a Nossa Senhora da Apresentação vão se estender entre os dias 11 e 21 de novembro. Neste ano, o tema do evento será “Com a Virgem da Apresentação, anunciamos o evangelho da família”. Os festejos serão realizados na antiga Catetral e na Catedral Metropolitana.
    Aldo Júnior / Arquivo TNFiéis aguardam início da procissão da Padroeira de Natal em 2013Fiéis aguardam início da procissão da Padroeira de Natal em 2013

    Segundo a Arquidiocese, diariamente, haverá o "madrugando com Maria", uma caminhada que sai do adro da Igreja do Rosário, às 5 horas, e culmina na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, com a celebração eucarística. Além deste, uma série de outras comemorações estão confirmadas na programação.

    Para dar oportunidade às pessoas que não podem participar dos festejos, uma parceria entre a Rádio Rural de Natal, a Pastoral da Comunicação, a equipe Suporte de Comunicação, da Paróquia de São João Bosco, no Gramoré, vão trabalhar na cobertura e transmissão dos principais momentos da Festa da Padroeira.

    Memória
    Conta a tradição que pescadores estavam pescando no Rio Potengi, na manhã de 21 de novembro de 1753, quando lançaram a rede e, ao puxá-la, encontraram um caixote encalhado. Segundo o Monsenhor Agnelo Dantas Barreto, pároco emérito de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, os pescadores pararam a embarcação em uma pedra, hoje chamada de Pedra do Rosário, para ver o que continha dentro do caixote.

    Na caixa, o grupo encontrou uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo e a outra mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Eles deduziram que fosse um rosário. Junto à imagem, continha uma mensagem: “Onde esta imagem parar, nenhuma desgraça acontecerá”. O vigário da Paróquia naquela época, o padre Manoel Correia Gomes, informado sobre a descoberta, foi ao local e levou a imagem para a Igreja Matriz, sabendo que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

    A padroeira da cidade ficou conhecida por Nossa Senhora da Apresentação, porque, no calendário litúrgico da Igreja, o dia 21 de novembro é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, quando tinha 12 anos de idade.

    Imagem de Nossa Senhora peregrina pela FIERN

    DSC_0038
    Celebração aconteceu na Casa da Indústria – Foto: Luiza Gualberto
    Dando continuidade à peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Apresentação pelas instituições, ontem, quinta-feira (30) foi a vez da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) receber a padroeira da Arquidiocese de Natal. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha e aconteceu na Casa da Industria. A peregrinação está preparando os fiéis para a vivência da festa da padroeira, que acontece no período de 11 a 21 de novembro.
    Segundo o arcebispo, Dom Jaime, este tem sido um momento significativo e gratificante. “Este é, sem dúvida, um gesto de gratuidade para com Deus, independente de opção religiosa de cada um. Aqui, nós estamos em comunhão, formando uma mesma família em Cristo”, frisa.
    DSC_0027
    Celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha e concelebrada pelo pároco da Catedral, o padre Valdir Cândido – Foto: Luiza Gualberto
    Estiveram presentes na celebração, a diretoria da FIERN, além de colaboradores da instituição. Ao final da celebração o presidente da FIERN, Amaro Sales, também reforçou a importância da demonstração de fé no âmbito familiar e do ato de gratidão. “A presença de Nossa Senhora nos traz alegria e uma paz espiritual muito importante para este momento. Eu como devoto, considero uma benção a passagem desta imagem pela instituição”, disse.

    Prefeitura de Tangará decreta Calamidade financeira. E agora José?

    WhatsApp passa a mostrar quando usuário leu mensagem


    O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp ganhou uma atualização que pode deixar alguns usuários não tão satisfeitos. A partir desta quarta-feira (5) a ferramenta mostrará quando a pessoa ler a mensagem que foi enviada. 
    A função, que vale tanto para conversas privadas quanto para grupos, deixará os dois traços no balão de mensagem azuis quando ela for lida pelo destinatário: antes, quando os traços permaneciam cinzas e só apareciam quando a mensagem havia sido entregue. 
    A atualização não foi anunciada pelo site oficial do aplicativo e, até então, não há a possibilidade de desabilitar a nova função nas configurações.

    FOTO-SANTUÁRIO-OK A Prefeitura de Santa Cruz enviou uma equipe para divulgar o município e suas atrações turísticas em um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil: o Festival de Turismo de Gramado/RS. A 26ª edição do festival tem início nesta quinta-feira (06) e vai até o próximo domingo (09), no Serra Park (Centro de Feiras e Eventos de Gramado/RS. Santa Cruz será uma das atrações potiguares que serão expostas no evento e terá o seu próprio estande para, através de vídeos e folders, divulgar o Santuário de Santa Rita e outras atrações do destino, entre elas, o primeiro teleférico da região Nordeste, que já teve suas obras iniciadas na capital do Trairi. Share to Facebook Tweet

    A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini saiu de peito lavado das eleições estaduais, já que o candidato ao qual o seu partido se aliou não venceu o pleito. Para quem não se lembra, Rosalba foi impedida pelo DEM de ser candidata a reeleição, já que o senador José Agripino preferiu fazer aliança como PMDB.

    Jornal Dois Quadros
    Poderá também gostar de:

    Santa Cruz participa do 26º Festival de Turismo de Gramado/RS

    FOTO-SANTUÁRIO-OK
    A Prefeitura de Santa Cruz enviou uma equipe para divulgar o município e suas atrações turísticas em um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil: o Festival de Turismo de Gramado/RS. A 26ª edição do festival tem início nesta quinta-feira (06) e vai até o próximo domingo (09), no Serra Park (Centro de Feiras e Eventos de Gramado/RS.
    Santa Cruz será uma das atrações potiguares que serão expostas no evento e terá o seu próprio estande para, através de vídeos e folders, divulgar o Santuário de Santa Rita e outras atrações do destino, entre elas, o primeiro teleférico da região Nordeste, que já teve suas obras iniciadas na capital do Trairi.

    Miséria no Brasil aumenta pela primeira vez em 10 anos

    Trabalho-Infantil-dia-mundial-20120608-07-size-598(Wilson Dias/ABr/VEJA)
    A miséria voltou a subir no Brasil em 2013, segundo dados apurados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O instituto mostra que, entre 2012 e 2013, houve um aumento de 3,68% no número de indivíduos considerados abaixo da linha da pobreza, ou indigentes — passaram de 10.081.225 em 2012 para 10.452.383 no ano passado (veja gráfico), ou seja, mais de 371.000 pessoas entraram para o grupo de miseráveis no período. Este foi o primeiro aumento desde 2003, quando o indicador passou a cair ano a ano.
    A linha de extrema pobreza levada em conta pelo Ipea é uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa, com base em recomendações da FAO – órgão da ONU para a agricultura e alimentação – e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
    Os números, que constam do banco de dados Ipeadata, foram apurados pelo Ipea com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro. A análise social da Pnad é feita anualmente pelo Ipea. Contudo, neste ano, o Instituto optou por adiar a divulgação do levantamento alegando seu impacto no cenário eleitoral. Coincidentemente, em 2010, quando a análise mostrava melhora nos indicadores sociais, o Instituto fez a divulgação entre o 1º e o 2º turno. Os dados sobre o aumento da miséria foram publicados no Ipeadata no dia 30 de outubro.
    A forma como o Ipea vem conduzindo a divulgação de dados foi alvo de críticas no mês passado, depois que um de seus diretores, Hérton Araújo, pediu exoneração por não concordar com o adiamento da divulgação da análise social da Pnad para depois das eleições. Araújo trouxe o assunto à reunião da diretoria colegiada do Ipea, realizada no dia 9 de outubro, mas não conseguiu convencer os demais membros. Segundo nota do Ipea “o Sr. Araújo procurou convencer os demais membros do colegiado a rever a decisão, restando vencido”.

    FOTO: Bandidos “tocam o terror” em Boa Saúde e Felipe Guerra em ações em caixas eletrônicos do Bradesco

    Mais uma vez, criminosos violaram  caixa eletrônicos no interior do Rio Grande do Norte. Dessa vez, os alvos dos bandidos foram a cidade de Boa Saúde, situada a 69 km de Natal e Felipe Guerra. De acordo com informações preliminares, na madrugada desta quinta-feira, 06, por volta das 1h30, em Boa Saúde, homens armados explodiram o terminal do Bradesco local e levaram todo o dinheiro, quantia não revelada. Logo após a ação criminosa, fugiram em dois veículos tipo Amarok e Hillux de cores prata e branca, respectivamente. A quantia subtraída não foi revelada. A PM faz nesse momento o isolamento do local até a chegada dos peritos do ITEP.
    PMFoto: Divulgação PM. (Terminal Felipe Guerra)
    Segundo a Polícia, na cidade de Felipe Guerra, um outro terminal do Bradesco, uma quadrilha composta por cerca de 12 homens chegaram em uma Hilux, numa Pajero e em um caminhão-baú. Na ocasião, os veículos cercaram a delegacia da cidade para impedir a saída dos policiais. Na sequência, pasmem como nos filmes, o caminhão usado na ação criminosa se dirigiu até a agência dos Correios, no Centro da cidade. Os criminosos então usaram um cabo de aço para amarrar o caixa do Bradesco no veículo e puxaram de dentro do prédio. Contudo, o terminal foi encontrado abandonado. Não se sabe se dinheiro foi levado.

    COM 17 ÓBITOS: Sesap divulga dados da incidência de dengue no Estado; veja balanço

    111111Segundo o boletim divulgado pelo Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com a situação da dengue no Rio Grande do Norte, com informações referentes ao período de 1º de janeiro a 11 de outubro de 2014, o Estado apresenta 50 municípios com incidência alta da doença e 33 com incidência média.
    O número de casos notificados da doença é de 11.910, sendo 3.783 confirmados, com 17 óbitos por dengue. No ano de 2013 foram notificados 23.052 casos, sendo 10.195 confirmados e 26 óbitos por dengue. Os números mostram uma queda de 48,33% em relação aos casos notificados e uma queda de 53% no número de óbitos por dengue, em comparação com o ano passado.
    A ausência da investigação dos sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômito persistente e sangramentos importantes), a hidratação inadequada (que deve ser feita desde o primeiro atendimento) e a liberação dos pacientes sem atender aos critérios de alta médica recomendados pelo Ministério da Saúde são indícios apontados, pelo próprio Ministério, como fatores para o aumento das taxas de óbitos por dengue.
    “A Sesap atua na assessoria, capacitação, supervisão técnica e distribuição de larvicida para todos os municípios do Estado. A prevenção deve ser constante e a responsabilidade é de todos nós, seguindo os já conhecidos cuidados básicos: não jogar lixo em terrenos baldios, evitar recipientes que acumulem água e limpar periodicamente as caixas d’água, deixando-as tampadas”, explica Sílvia Dinara.
    Aos primeiros sinais de febre associada a mais dois sintomas como dores no corpo, dor atrás dos olhos, cefaléia, vômito, náusea, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima e informar ao médico todos os sintomas e, principalmente, evitar a automedicação para não mascarar os primeiros sinais da doença.
    Ministério da Saúde divulga Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa)
    O LIRAa é divulgado anualmente com o objetivo de sensibilizar os gestores e a população na intensificação das ações de controle da dengue no período de outubro a maio que no Brasil, de maneira geral, corresponde ao intervalo de sazonalidade da doença.
    O levantamento aponta o Índice de Infestação Predial-IIP, o qual é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis com focos do mosquito e o número de imóveis pesquisados e de acordo com o valor obtido se observa os limiares de risco de transmissão de dengue proposto pelo Programa Nacional de Controle da Dengue.
    A capital potiguar foi apontada com um das 10 capitais com maior risco de infestação. De acordo com Sílvia Dinara, o LIRAa deve ser utilizado como ferramenta de gestão. “A prevenção contínua e a responsabilidade no controle da dengue devem ser compartilhadas por todos, reforçando as ações de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue também transmite a febre do Chikungunya, que já possui transmissão autóctone no país nos estados do Amapá, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul”.

    MPF aponta irregularidades na vinda de médicos cubanos ao Brasil

    O Ministério Público Federal está de olho nas irregularidades em um termo de cooperação celebrado entre o Governo Federal e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). 

    A investigação acontece no Distrito Federal, que coloca prejuízos incalculáveis, quando a ação civil pública e ação popular na Justiça Federal analisa a vinda de médicos cubanos ao Brasil pelo Programa mais Médicos, tento como base R$ 510 milhões gastos com o programa somente em 2013, mas sem saber com exatidão a aplicação desse montante.

    O Ministério Público cobra que seja modificado o método de repasse dessas bolsas aos médicos cubados, que é feito por meio da OPAS. O objetivo do MPF/DF é que o pagamento ocorra diretamente entre Governo Federal e profissionais, quando na modalidade atual faltam discriminar as obrigações administrativas, financeiras, contábeis e orçamentárias dentro do termo de cooperação estabelecido.

    A falta de transparência entre Governo Federal e OPAS é reconhecida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), afrontando o Código Global de Prática para Recrutamento Internacional de Profissionais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    O Governo Federal, quando questionado pela imprensa, informou a OPAS se recusa a informar documentos solicitados, alegando proteção de informações por cláusula de confidencialidade.


    Ao mesmo tempo, a tal prática fere a legislação brasileira, que nos últimos anos tem exigência máxima na transparências dos recursos gastos com os poderes, bem como com os salários pagos aos servidores públicos.

    Governo anuncia para novembro entrega da primeira parte do Pró-Transporte


    Ivanízio Ramos/Assecom
    A Chefe do Executivo estadual visitou os trechos das avenidas Conselheiro Tristão, Moema Tinoco e das Fronteiras, que perfazem sete quilômetros de vias já asfaltadas.
    A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, realizaram na tarde desta quarta-feira (5) uma visita às obras do Pró-Transporte. A Chefe do Executivo estadual visitou os trechos das avenidas Conselheiro Tristão, Moema Tinoco e das Fronteiras, que perfazem sete quilômetros de vias já asfaltadas. A obra completa 14 km no total.

    Além da interligação da Moema Tinoco com a BR-101, que leva às praias do litoral norte, a via também vai interligar as avenidas Tocantínea, Rio Doce e Fronteiras, chegando até o ponto conhecido como gancho da zona Norte. O prolongamento da Moema Tinoco será entregue no próximo dia 20 de novembro. A obra completa tem previsão de entrega em dezembro de 2015.


    “Essa obra está sendo esperada há oito anos pela população. Com ela, estão garantidas novas opções de rota para os turistas que buscam o litoral norte, além de uma alternativa para chegar ao Aeroporto Aluísio Alves, em São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim. O período mais difícil já passou, que foi a parte das desapropriações e licenças ambientais, já que grande parte dos imóveis teve seus processos resolvidos”, disse Rosalba.

    De acordo com o governo, o Pró-Transporte está sendo realizado em etapas, em função das desapropriações que estão sendo feitas ao redor das vias. De acordo com a Secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, 45 imóveis foram desapropriados nos últimos 8 meses, sendo 98% dos casos realizados sem qualquer dificuldade, já que os donos dos imóveis têm acatado os valores sugeridos para as desapropriações. Para a implantação das obras, será necessária a desapropriação, total ou parcial, de cerca de 450 imóveis.

    Bandidos se confudem e matam jovem que fazia mudança da irmã em Felipe Camarão

    Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
    Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
    O jovem João Maria Paiva, de 20 anos, foi assassinado na Travessa Queluz, em Felipe Camarão. O crime aconteceu na tarde desta quarta-feira (5), no momento em que o rapaz estava ajudando uma irmã a fazer uma mudança.
    Um detalhe que chamou atenção da polícia é que testemunhas contaram ter ouvido no momento em que os dois assassinos chegaram, aproximaram das vítimas e falaram: “é você mesmo, Mateus, lá do Planalto”.
    Em seguida, os bandidos atiraram várias vezes e João Maria acabou morrendo em via pública. Os dois suspeitos fugiram e não foram identificados. A Delegacia de Homicídios foi até o local e vai investigar, diante do relato de testemunhas, se o jovem pode ter sido assassinado por engano.
    Fonte: Portal BO

    Prefeitura divulga programação oficial do 'Natal em Natal'


    João Barone, Herbert Viana e Bi Ribeiro - Paralamas do Sucesso (Foto: Maurício Valladares / Divulgação) Paralamas do Sucesso é uma das atrações do Natal
    em Natal (Foto: Maurício Valladares / Divulgação)
    O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, lançou na manhã desta quarta-feira (5) a programação oficial da edição 2014 do Natal em Natal. Fagner, Zé Ramalho, Paralamas do Sucesso, Zeca Baleiro e Monobloco são algumas das atrações confirmadas. A população terá opções para todos os gostos ao longo dos mais de quatro meses de duração do evento que começou em outubro com a 16ª edição do salão de Artes Visuais e vai até o dia 6 de janeiro com a celebração da festa de Santos Reis. Nesse meio tempo a cidade vai receber eventos nas mais diversas manifestações culturais como dança música, teatro, cinema, literatura, audiovisual, artes plásticas, fotografia e gastronomia. Confira AQUI a programação completa.

    Das principais atrações musicais, a primeira a se apresentar é o Monobloco, no dia 12 de dezembro, na Arena das Dunas. No dia seguinte o cantor Zeca Baleiro faz show no mesmo local. Em 14 de dezembro, Zé Ramalho se apresenta no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. A apresentação do Paralamas do Sucesso acontece no dia 19 de dezembro na Arena das Dunas. No dia seguinte é a vez do cantor Fagner se apresentar no Ginásio Nélio Dias.

    O prefeito também destacou a realização do Festival Literário de Natal (Flin), que será realizado de 6 a 8 de novembro. De acordo com Alves, o evento se constitui em um importante fórum para o debate sobre a produção literária brasileira e conta com a participação de mais de 53 escritores locais e nacionais dentre eles Eucanaã Ferraz, Alberto Cícero, Adriana Calcanhoto, Jorge Mautner, Mario Magalhães e Arnaldo Antunes.

    O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, também falou sobre o Natal em Natal e agradeceu a confiança e o apoio que a gestão do prefeito Carlos Eduardo tem pelo segmento cultural. O principal ponto destacado por ele foi à valorização do artista e da produção local imprimida nessa administração. “Estamos promovendo uma política cultural de vanguarda, consistente e que da voz e vez aos entes principais desse processo que são os artistas. O prefeito acerta mais uma vez ao robustecer o Natal em Natal 2014 que será um sucesso”, afirmou.

    05/11/2014 18h56 - Atualizado em 05/11/2014 18h56 Caern suspende abastecimento em cidades para manutenção de adutora

    Do G1 RN
    Segundo a Caern, rio Piranhas-Açu tem metade do volume d'água registrado para o período (Foto: Padre Erivan Primo)Água do rio Piranhas-Açu abastece adutora que
    fornece água para cidades (Foto: Padre Erivan Primo)
    O abastecimento de duas cidades do Rio Grande do Norte será paralisado às 0h desta sexta-feira (7). Os municípios afetados são Macau e Guamaré.

    A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)  informou que vai paralisar o bombeamento de água da adutora Pendências-Macau para uma manutenção. A normalização está prevista para a manhã do sábado (8).

    A adutora, que tem 700 milímetros de espessura, terá conserto de vazamentos, segundo a companhia. Além disso, a equipe da Caern fará a manutenção da Estação de Tratamento de Água de Tambaú.

    A adutora Pendências-Macau capta água no Rio Piranhas-Açu, pertence à Alcanorte, sendo a Caern a responsável pela sua manutenção.

    Quebra-quebra e agressões marcam eleição em Câmara Municipal no RN

    Do G1 RN
    Cadeiras foram arremessadas e vereadores machucados durante sessão que elegeu a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ipanguaçu (Foto: Tibério Guedes/Tribuna do Vale RN)Cadeiras foram arremessadas e vereadores machucados durante sessão que elegeu a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ipanguaçu (Foto: Tibério Guedes/Tribuna do Vale RN)
    A votação para a presidência da Câmara Municipal de Ipanguaçu, município localizado na região do Vale do Açu, no Oeste potiguar,  foi marcada por agressões a vereadores e quebra-quebra. A confusão aconteceu na noite desta quarta-feira (5) e foi controlada pela polícia. Após a intervenção, a votação aconteceu e Tunefis da Siulva foi eleito presidente para o biênio 2015-2016.

    Em entrevista ao G1, a atual presidente da Câmara Municipal de Ipanguaçu, vereadora Luzinete Fonseca, contou que a votação estava marcada para às 19h30 e, neste horário, um homem entrou no plenário dizendo que a eleição não aconteceria. A vereadora deu prosseguimento à sessão e, segundo ela, o homem arremessou uma cadeira em direção a ela.

    “Eu saí correndo e o vereador Jáires Azevedo foi pra cima do rapaz em minha defesa. Apareceram outras duas pessoas e partiram pra cima de Jaíres. O filho dele estava lá e foi em defesa do pai e acabou sendo violentamente agredido com um murro no rosto”, contou Luzinete.

    Segundo ela, a Polícia Civil passava pelo local, percebeu a confusão e conteve a briga. “Não foi pior porque a polícia estava por perto, mas tivemos prejuízos na Casa porque foram cadeiras quebradas, microfone quebrado. A política sempre foi acirrada aqui na região, mas nunca chegou a esse ponto”, disse a vereadora.

    Fotossensores de velocidade em Natal não estão multando, diz Prefeitura

    Do G1 RN
    Radar em Rio Claro (Foto: Luciano Calligaris Junior/Prefeitura de Rio Claro)Fotossensores ainda não multam por excesso de
    velocidade (Foto: Luciano Calligaris Junior)
    A Prefeitura de Natal esclareceu nesta quinta-feira (6) que os fotossensores instalados recentemente nos semáforos da capital potiguar ainda não estão produzindo multas por excesso de velocidade. Contudo, infrações como parar em cima da faixa de pedestre ou avançar o sinal vermelho já são disciplinadas e passíveis de multas.
    De acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, durante os meses de novembro, dezembro e janeiro será feito um monitoramento do comportamento dos motoristas a partir do qual será feita uma avaliação dos resultados aferidos no objetivo principal de evitar acidentes. "Enquanto isso está sendo realizada uma campanha de esclarecimento informando os locais de instalação dos equipamentos", diz o documento.
    A velocidade máxima nas principais avenidas de Natal é de 50 Km/h. De acordo com a Prefeitura, a velocidade é estabelecida pelo Código Nacional de Trânsito para as avenidas de grande porte e foi definida em função de ser compatível com a tecnologia para a implantação da sincronização semafórica que possibilita melhor fluidez do trânsito, a chamada “onda verde”.

    quarta-feira, 5 de novembro de 2014

    Tubarão-tigre é encontrado morto em praia do litoral Norte do RN


    Tubarão foi achado no início da tarde desta terça por pescadores (Foto: Jailton Silva/G1)Tubarão foi achado no início da tarde desta terça por pescadores (Foto: Jailton Silva/G1)
    Um tubarão-tigre foi encontrado morto no início da tarde desta terça-feira (4) em Macau, cidade do litoral Norte do Rio Grande do Norte. O animal foi achado por pescadores e tinha cerca de dois metros, segundo moradores da região.
    De acordo com moradores de Macau, tubarão possuía cerca de dois metros (Foto: Jailton Silva/G1)De acordo com moradores de Macau, tubarão
    possuía dois metros (Foto: Jailton Silva/G1)
    O tubarão foi fotografado por Jailton Silva, que possui um blog de notícias na cidade. De acordo com ele, os pescadores cortaram o animal em vários pedaços para consumo. "Levaram o tubarão e fizeram a festa", conta.

    Macau é um município da região Central do Rio Grande do Norte e fica em uma área conhecida como Polo Costa Branca. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Macau possui 28.954 habitantes. A cidade fica a 175 quilôm

    RN temJaçanã está entre os 13 municípios com risco de infestação de Aedes aegypt

    Felipe Gibson Do G1 RN
    Info Chikungunya V1 (Foto: Editoria de Arte/G1)Info Chikungunya V1 (Foto: Editoria de Arte/G1)
    O Rio Grande do Norte tem 13 municípios com risco de registrar infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. O número é apontado pelo Ministério da Saúde estudo divulgado nesta terça-feira (4). O órgão afirma que nessas cidades foram encontrados focos do mosquito em quatro de cada cem casas visitadas.

    O RN é o quarto estado com maior número de cidades em situação de risco de infestação, atrás apenas de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. No Brasil, são 177 municípios na lista. As informações integram o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (LIRAa), feito em outubro, que analisou a existência de locais com larvas em 1.463 cidades. Seu objetivo é apontar as regiões com maior risco de transmissão das doenças no país.

    Os municípios potiguares com risco de infestação são Campo Redondo, Parelhas, Florânia, São Paulo do Potengi, Mossoró, Jaçanã, Carnaúba dos Dantas, Brejinho, São Miguel, Caicó, Jardim do Seridó, João Câmara e Santa Cruz.

    O ministério mostra ainda que 533 cidades brasileiras estão em situação de alerta (pois tinham entre uma e três casas a cada cem com larvas), incluindo dez capitais. Natal é uma delas, além de Belém (PA), Porto Velho (RO), Maceió (AL), Recife (PE), São Luis (MA), Aracaju (SE), Vitória (ES), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). Outros 813 municípios pesquisados estão em situação satisfatória, conforme o estudo do Ministério da Saúde.

    Suspeita de matar padrasto no RN nega crime e acusa mãe; veja vídeo

    Do G1 RN
    Suspeita de ter planejado a morte do padrasto, Carolinne Mayara Barbosa, de 19 anos, nega o crime e acusa a própria mãe de ter assassinado José Janilson Rabelo, de 47 anos, asfixiado e morto a marretadas no dia 21 de agosto em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A jovem chorou ao ser presa nesta terça-feira (4) na Zona Norte da capital. "Minha mãe nunca gostou de mim, sempre viveu me espancando. Eu sempre cheguei na casa do meu pai pra passar o fim de semana toda roxa dela me espancando. Eu falava pra ela 'mainha, teu marido tá fazendo isso, isso e isso comigo' e ela só dizia que não queria saber não.", disse Carolinne (veja o vídeo acima).
    saiba mais
    A jovem afirma que a mãe dela, um mês antes do crime, foi até a Caixa Econômica Federal para saber se, em caso de o marido morrer, se ela ficaria com a casa ou teria que arcar com as prestações. "Aí informaram a ela que a casa ficaria quitada e ela ficaria com a casa e o dinheiro da aposentadoria”, afirmou Carolinne.
    A Polícia Civil ainda procura o namorado da suspeita, identificado como Juano Moisés da Silva Mota, de 34 anos, que continua foragido. Ele é apontado pela Polícia Civil como executor do crime.
    Juano Moisés da Silva Mota ainda é procurado pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)Juano Moisés da Silva Mota ainda é procurado
    pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
    Delegado de São Gonçalo do Amarante, Márcio Delgado explica que Carolinne e o companheiro fugiram logo após o assassinato. "Fugiram para outro estado, mas ela se afastou do namorado porque disse estar sendo ameaçada. Voltou para a casa do pai biológico quando se sentiu segura. Foi então que fizemos a prisão", afirma.
    Ainda de acordo com Márcio Delgado, o crime foi cometido por um motivo banal. "Havia uma desavença familiar com o padrasto e a mãe. Não houve sinal de arrombamento, o que nos levou a concluir que o crime foi cometido por alguém de casa", conta o delegado.
    Carolinne é suspeita de ter planejado o crime. Os mandados de prisão contra ela e Juano foram assinados pela juíza Denise Léa Sacramento Aquino.

    PM apura ação policial que terminou com dois mortos em Natal

    Do G1 RN
    Douglas Lourenço era refém de um suspeito quando foi morto em troca de tiros com PMs na Redinha, em Natal (Foto: Arquivo pessoal/Douglas Lourenço)Douglas Lourenço morreu nesta terça após troca
    de tiros com a PM. De acordo com a família, ele era
    refém de um criminoso
    (Foto: Arquivo pessoal/Douglas Lourenço)
    O coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM do Rio Grande do Norte, determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta dos PMs envolvidos em uma troca de tiros que terminou com dois mortos na tarde desta terça-feira (4) em Natal. Uma das vítimas foi Douglas Azevedo Lourenço, de 28 anos. De acordo com a família de Douglas, ele seria refém de um criminoso.
    "O inquérito tem um prazo legal de 40 dias. A investigação vai apurar se os tiros que mataram o suposto refém partiram da PM ou do outro homem que estava no carro", disse o comandante geral da PM. Ainda de acordo com o coronel Araújo, as informações que se têm até o momento é que os policiais receberam um chamado de que havia um veículo roubado com um assaltante dentro na Redinha, Zona Norte da capital. "Ao abordarem o veículo, os policiais foram recebidos a tiros e houve o revide", acrescentou.
    O comandante revelou que as armas de todos os policiais que estavam próximos à ocorrência já foram recolhidas e estão à disposição da Polícia Civil para os devidos exames de balística que comprovarão de onde partiram os tiros.
    A delegada que atendeu à ocorrência, Thaís Aires, informou que dois policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) já foram ouvidos e outros PMs serão chamados para prestar depoimento. Segundo ela, a família de Douglas Azevedo Lourenço registrou um boletim de ocorrência relatando que ele foi feito refém quando estava na praia da Redinha para apresentar sua casa de veraneio a um casal que estava interessado em alugar o imóvel. Antes mesmo de descer do veículo, o vigilante foi abordado pelo suspeito e foi obrigado a dirigir o carro, que cruzou com os carros da Polícia Militar logo depois.

    Grave acidente é registrado na BR-226 em Tangará, RN

    ACIDENTE, TANGARÁ
    rapadura_sbtIMG-20141104-WA0016rapadura_sbt
    Um grave acidente envolvendo um veículo de marca Gol e uma motocicleta foi registrado no final da manhã de hoje (04) na entrada da cidade, sentido Tangará à Natal, nas margens da BR-226.
    Segundo informações da polícia Militar de Tangará, o ocupante do Gol foi identificado sendo, Esaú Marinho de 65 anos de idade, residente da cidade de Serra Caiada, o mesmo sofreu apenas ferimentos leves, já o condutor da motocicleta é o jovem Rafael Barbosa de Araujo de 20 anos de Tangará, foi socorrido para o hospital da cidade e logo após transferido para o hospital em Natal, até o presente momento não temos informações sobre o estado de saúde da vítima.
    A polícia militar de Tangará encontra-se neste momento preservando o local do acidente e colhendo mais informações, as causas do acidente ainda são desconhecidas.
    rapadura_sbtIMG-20141104-WA0018rapadura_sbt
    rapadura_sbtIMG-20141104-WA0017rapadura_sbt

    Jovem de Coronel encontra-se desaparecido

    O jovem conhecido por Alexandre (dindin) filho da senhora Elita de Carlinhos como é mais conhecida  encontra-se desaparecido conforme informa a familia o jovem reside no Rio Grande do sul. ainda não se sabe a causa do desaparecimento ,a notícia chegou hoje pela manhã e seu familiares estão aflitos sem saber o por que do ocorrido ..
      Desde já o blog pede desculpas aos familiares e aos leitores pela informação equivocada ao qual foi repassado ao blog .