sábado, 26 de abril de 2014

Peregrinos acampam ao redor do Vaticano

Canonização de João 23 e João Paulo 2º levou milhares a acampar no Vaticano.
Às vésperas da inédita canonização de dois papas, João 23 e João Paulo 2º, milhares de fieis ocupavam a praça de São Pedro, no Vaticano, em busca de um lugar onde passar a noite.
Os espaços previstos dentro e fora da praça nem sempre garantem uma boa visão. Por um bom lugar, vale a pena acampar desde sábado, pensam muitos, ainda que telões tenham sido espalhados por toda Roma para transmitir a cerimônia.
Para os milhares de peregrinos - estima-se cerca de 1 milhão – especialmente aqueles que vieram da Polônia e da América Latina, qualquer esforço vale para estar presente neste evento sem precedentes na história: dois papas canonizados perante dois papas vivos.
Seminaristas e latino-americanos entre as testemunhas
Um dos grupos que mais chamam atenção é o dos 33 seminaristas do Instituto Redentoris Mater de Macerata, do sul da Itália, que está acampado praticamente na porta do escritório da assessoria de imprensa da Santa Sé, a um passo da praça de São Pedro.
Estenderam mantas pelo chão, levaram sanduíches para aplacar a fome e fizeram algo como um piquenique, com violões e muito canto: o repertório foi de "La Bamba" a "Volare", passando pela clássica "O Sole Mio". Quem passava, aplaudia os jovens religiosos com entusiasmo.
"Viemos celebrar João Paulo II, que inaugurou a pedra fundamental do nosso seminário, e pedir-lhe que nos ajude na evangelização, especialmente na China", contou à AFP Joel Levi, um seminarista da Costa Rica.
E o papa Francisco? 
E o papa Francisco? "É uma pessoa maravilhosa. Agora temos um papa que é missionário, que nos convida a sair da Igreja", disse.
Mais adiante, um grupo de chilenos com a bandeira nacional em mãos repetia "Chi Chi Chi le le le, viva Chile" em alto e bom som. No grupo estavam várias senhoras de meia-idade, que foram a Roma especialmente para a canonização.
"João Paulo 2º ajudou muito quando esteve no Chile para que voltássemos a ter democracia. Nos deixou um grande ensinamento", disse Teresa Salamanca, de Santiago.
"João 23 foi quem mudou a forma de viver a fé com o Concilio Vaticano 2º", comentou.
E o papa Francisco? "O papa Francisco está voltando ao que nós devíamos ser porque muitos dos valores da Igreja se perderam. Estamos mais pelo consumismo do que pela fé", lamentou. Dentro da praça, uns 25 peruanos, com a bandeira nas costas, também procuravam um espacinho para dormir.
"Algumas pessoas vieram de Lima. Outros da Europa. Eu vivo na Alemanha. Não podia deixar de participar de um evento de dimensões históricas, que homenageá dois papas tão queridos", disse Cecilia Straeder.
Natividad Vacuilima, uma senhora de origem indígena do Equador, contou que era a primeira vez que ela ia a Roma e que o fez porque João Paulo 2º "fez uma visita ao Equador e desde então temos muita fé nele".
Quatro ciclistas pararam para descansar perto da praça. São poloneses, pelo que dizia as regatas vermelhas com a seguinte frase: "Canonização de João Paulo 2º". O grupo pedalou da Polônia até Roma por 21 dias. Percorreram 2.200 km, contou à AFP um deles.
"Para nós, é muito importante estarmos na canonização de João Paulo 2º. Nós o amávamos. Por isso estamos aqui', confessou Andrzej Michalski, devoto do papa polonês.

Disputas por posse de terra no Brasil mataram 15 índios em 2013, diz CPT


270 comentários
Gráfico - assassinatos em conflito agrário (Foto: G1)
Levantamento sobre mortes ocorridas no campo por consequência de conflitos agrários aponta que 34 pessoas foram assassinadas em 2013, sendo 15 delas indígenas. O número de índios mortos nessa circunstância é o maior já registrado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que desde 1985 divulga esse tipo de estatística.

A maior parte dos óbitos de índios (5) ocorreu em Roraima, com Yanomamis. Em seguida, vem a Bahia (4), onde uma disputa antiga entre fazendeiros e Tupinambás no sul do estado obrigou o governo federal a enviar a Força Nacional para conter a violência.

Mato Grosso do Sul registrou três mortes de guaranis. Amazonas, Pará, Paraná tiveram uma morte de indígena cada. As demais vítimas, um total de 19, são posseiros, sem-terras, trabalhadores rurais, pescadores e assentados.
Trabalhadores retiram gado de área ocupada por índios em MS (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)Imagem de outubro de 2013 mostra trabalhadores retirando gado de área ocupada por índios em Mato Grosso do Sul (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)
Segundo a Funai, atualmente há 426 terras indígenas regul
Bahia: um caldeirão prestes a explodir
Um dos conflitos mais acirrados em andamento acontece no Sul da Bahia, onde os Tupinambás pedem a demarcação de uma área de 480 km², localizada em Ilhéus, Una e Buerarema, que seria originalmente ocupada por eles. O local abriga 600 propriedades rurais, de agricultores que não querem deixar as suas terras e ter prejuízo com a produção.

No ano passado, quatro índios foram mortos no segundo semestre e, por conta disto, homens da Força Nacional de Segurança seguiram para evitar mais homicídios.
Novos desdobramentos foram registrados nesta quinta-feira (24), quando o cacique Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, da comunidade indígena Tupinambá Serra do Padeiro, se entregou na sede da Polícia Federal em Brasília.
Ele teve a prisão temporária decretada pelo juiz da Vara Criminal de Una por ter sido supostamente o mandante do assassinato do produtor rural Juraci dos Santos Santana, de 44 anos. O agricultor foi morto a tiros por quatro homens no dia 10 de fevereiro deste ano. O cacique nega participação no crime e, segundo ele, decidiu se entregar em Brasília porque teme ser assassinado na cidade baiana.
Índios ocupam área de fazendas no sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Índios da etnia Tupinambá ocupam área de fazendas
no sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Buzzato, do CIMI, afirma que o conflito agrário na Bahia poderia ser resolvido com a publicação de uma portaria, por parte do Ministério da Justiça, que delimita a área onde os índios podem viver – o que acarretaria na retirada de qualquer não-índio, com provável indenização.

Um estudo elaborado pela Funai sobre a área (que causou divergências entre o órgão e o MJ, mas que depois foi aceito pelo ministério) norteou a elaboração da portaria que vai ser base para outros processos de demarcação pelo país, incluindo dados sobre indenizações a agricultores. No entanto, segundo o MJ, não há previsão para o documento ser publicado no Diário Oficial da União e, com isso, virar normativa no Brasil.
Ainda de acordo com o ministério, uma mesa de negociação para que índios e agricultores dialogassem foi instalada no estado, reunindo diversas lideranças, o que, segundo o governo, esfriou os ânimos até que a portaria passe a valer.

Mais de 50 policiais e helicóptero do Ceará buscam por assaltantes no RN


Anderson Barbosa Do G1 RN

Capitão Inácio Brilhante comanda operação que conta com apoio do helicóptero da Secretaria de Segurança do Ceará (Foto: Inácio Brilhante/PM do RN)
Mais de 50 policiais militares do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba – com o apoio de policiais civis e de um helicóptero da Secretaria de Segurança do Ceará – ainda tentam  localizar e prender dois homens suspeitos de participarem do assalto aos Correios de Patu, na região Oeste potiguar. O crime aconteceu na manhã da última quarta-feira (24) e terminou com o gerente da agência morto e um soldado da PM ferido. Ao G1, o capitão da PM Inácio Brilhante, que comanda a operação, disse que as buscas pelos criminosos já dura mais de 48 horas e acontece em uma região de mata fechada entre os municípios de Patu e Belém do Brejo do Cruz, já na extremo norte paraibano.
Samarone Pereira de Carvalho, de 38 anos, foi
morto pela polícia (Foto: Vinycius Targino/G1)
“Não vamos sossegar enquanto não encontrarmos estes criminosos. Eles mataram o gerente e feriram um policial. Precisam ser presos”, afirmou o capitão. Na manhã desta sexta (25), os policiais trocaram tiros com três suspeitos em um sítio localizado na zona rural de Patu. A região é conhecida como Patu de Fora. Um deles, identificado como Samarone Pereira, de 38 anos, foi baleado durante o confronto e morreu. Os outros dois conseguiram escapar do cerco.
O helicóptero Potiguar 1, que pertence à Secretaria de Segurança do RN, encontra-se em manutenção em Fortaleza. Segundo o tenente-coronel Edwin Aldrin de Brito, diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas do Rio Grande do Norte, a aeronave está passando por uma última revisão antes da Copa do Mundo e só deve voltar a operar no dia 15 de maio.

Fani polemiza, posa fazendo 'xixi' e em cena de ménage à trois, na Sexy


Fani Pacheco causou um alvoroço durante uma tarde de autógrafos em Nova Iguaçu, município do Rio, nesta sexta-feira, 25. A loira é a capa do mês de maio da revista "Sexy" e esteve em uma banca de jornal no local. "Foi na banca do Flávio, meu amigo. Não poderia lançar meu ensaio especial e com a minha cara em outra cidade. Me emocionei quando cheguei e vi tanta gente. Homens, mulheres, crianças".
A ex-BBB falou também sobre o apoio do público: "É bom ver e sentir carinho sincero que todos tem por mim. Estou com a mão doendo, porém feliz. O Flávio me contou que vendemos 288 revistas nesse período e que consegui a façanha de autografar 200, até perdi a conta (risos)".
O sucesso de hoje foi tão grande, que a loira decidiu reservar mais um dia em sua cidade natal: "Além de outros lugares, farei mais uma sessão de autógrafos aqui, na mesma banca, dia 5 de maio, às 16h. As revistas chegaram hoje às bancas e já temos esse resultado. É sensacional".

Acidente envolvendo motociclista é registrado no bairro paraiso em Santa Cruz

el01Por volta das 16:15 de hoje (26) um acidente foi registrado no bairro paraíso nas proximidades do mercadinho de quincas.
Um homem ainda não identificado sofreu um acidente em uma moto traxx 50cc, segundo informações passadas o homem perdeu o controle da motocicleta ao passar em uma lombada. pelo que foi constatado o homem tinha sinais que estava embriagado, a equipe do SAMU foi acionada e prestou os primeiros socorros no local conduzindo o mesmo ate o hospital regional Aluizio Bezerra (H.R.A.B) em Santa Cruz/RN. O estado de saúde do homem não requer cuidados especiais.
foto02Informações e Foto: Blog do Elvis Bezerra.

Vereadora cria projeto de lei que proibe o uso de capacetes em estabelecimentos comerciais de Santa Cruz

Em todo o Brasil, há alguns meses atrás foi colocado em pauta um projeto de lei que proíbe a entrada ou permanência de pessoas em estabelecimentos comerciais usando capacete ou outros objetos que cubram o rosto, pois assim evitaria que bandidos entrassem nestes respectivos estabelecimentos e realizassem assalto sem que fossem identificados pelas vítimas.
E pensando nesse propósito, a vereadora do PR Gilcelly Adriano, criou um projeto aqui em Santa Cruz proibindo a entrada ou até mesmo a permanência dessas pessoas nestes estabelecimentos comerciais aqui do município, seja ele público, aberto ao público ou até mesmo estabelecimento privado, o projeto foi criado e enviado para a Câmara Municipal nesta sexta-feira (25), e, consequentemente, será apreciado pelos demais vereadores e que será colocado em pauta pela mesa diretora nas próximas seções. lembrando que esse projeto é de autoria da vereadora Gilcelly sob o N° 001/2014.

Blog Santa Cruz OnLine

Rio Grande do Medo já contabiliza 550 homicídios desde o início de 2014

67i67i57i5ii5i57i-1024x610Com o quarto mês do ano chegando ao fim, o número de homicídios no Rio Grande do Norte em 2014 atingiu a marca impressionante de 550 vítimas fatais. Os dados foram divulgados neste sábado (26) pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RN), que mostrou a região da Grande Natal como o local mais perigoso de todo o Estado.
Com os índices, a média diária de mortes intencionais no RN é de 4,7 (137,5 por mês), superior ao número registrado em 2013, quando 1633 pessoas foram mortas propositalmente, o que gerou uma média de 4,4 por dia (136 por mês). Natal segue na liderança no registro de mortes, com 190, seguida por Parnamirim, com 46. Os outros municípios que fazem parte da Grande Natal também figuram na lista: São Gonçalo do Amarante (25 mortes), Macaíba (21 mortes), São José do Mipibu (19 mortes), Ceará-Mirim (11 mortes), Extremoz (10 mortes), Nísia Floresta (6 mortes).
Os números demonstram que, de longe, a região da Grande Natal é a mais perigosa do Estado, com 328 homicídios no total. Para o tenente coronel Jair Justino, coordenador do 3º Batalhão da Polícia Militar de Parnamirim, que é responsável pelo atendimento, além de Parnamirim, das cidades de Nísia Floresta, Monte Alegre e São José de Mipibu, o crescimento populacional dos municípios tem sido um fator determinante para o aumento da criminalidade.
“Hoje o nosso Batalhão tem um efetivo de 350 policiais e entre 17 e 18 viaturas para atender toda essa região. Nos últimos anos a população da Grande Natal cresceu muito e o efetivo policial não acompanhou esse crescimento, o que acaba sobrecarregando o nosso efetivo atual. Somente em Parnamirim temos quase 250 mil habitantes. Tentamos fazer o possível para evitar os crimes, mas muitas vezes fica complicado”, afirmou.
De acordo com Jair, a grande maioria dos homicídios tem acontecido com pessoas que já tiveram ou ainda têm envolvimento com alguma atividade criminosa. “A obrigação da polícia é preservar a vida, independentemente se essa pessoal está no mundo do crime ou não. Mas o que percebemos é que realmente aumentou muito o chamado “acerto de contas”. Não só crimes com relação com as drogas, mas outros também. Por exemplo, semana passada executaram um homem aqui em Parnamirim. A vítima era suspeita de ter matado o próprio pai. Criminosos estão matando criminoso. Mas, como eu disse, o trabalho da polícia é preservar a vida”.
Ainda segundo Jair Justino, um trabalho com a população também tem sido feito para tentar diminuir esses índices. “Nós temos um contato constante com a comunidade. Nós temos o programa da Polícia Comunitária, que sempre está indo aos bairros. A população também pode ajudar denunciando qualquer tipo de situação. Infelizmente a polícia não pode estar em todos os lugares, por isso o apoio da população é muito importante”.
O tenente coronel também cobrou uma melhoria estrutural nas cidades. “Os municípios do Estado apresentam alguns problemas. Na Grande Natal, por exemplo, temos cidades com bairros pouco iluminados. Locais com o acesso complicado, com muito mato. Esses locais são muito usados pelos bandidos”.
Jornal de Hoje.

Grave acidente envolvendo carro, moto e uma van com vários passageiros em Parnamirim

Grave acidente envolvendo carro, moto e uma van com vários passageiros em Parnamirim

002Grave acidente agora a pouco em frente ao parque de exposições Aristófanes Fernandes,  em Parnamirim.
De acordo com informações, uma caminhonete teria se chocado com uma moto e depois colidido com uma van, da linha Interbairros, com vários passageiros. Várias pessoas se encontram presas as ferragens. Não há número exato de feridos.
Mais informações em instantes.
004005Fotos cedidas.( o Tangaraense )

Mais de 2 mil se despedem de gerente morto em assalto a Correios no RN

enterroMais de 2 mil pessoas, entre elas familiares, amigos e colegas de trabalho, se reuniram na manhã deste sábado (26) para o último adeus a Arni Praxedes de Melo, de 51 anos, gerente dos Correios na cidade de Patu, cidade da região Oeste potiguar. Ele foi morto com um tiro na cabeça por criminosos durante um assalto ocorrido na agência em que trabalhava na manhã desta última quarta-feira (24). Arni deixa mulher e dois filhos.
“Era um homem bom que só estava fazendo o seu trabalho”, disse Talison Layala Praxedes de Lima, de 26 anos, filho mais velho de Arni. Em entrevista ao G1 no dia do crime, Talison disse que a família vive um momento de muita dor. “Estamos encarando da pior maneira possível. Foi algo inesperado”, acrescentou.
Por causa da morte de Arni, a Prefeitura de Patu decretou luto oficial de três dias. Segundo a prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira, o gerente era uma pessoa ilustre do município e “sua obra, o seu legado e seu exemplo de vida devem servir de estímulo para os patuenses”.
G1/RN.

Cinco milhões de pessoas assistirão à cerimônia de canonização dos papas João Paulo II e João XXIII

Os peregrinos estrangeiros começaram a movimentar a Praça de São Pedro e os arredores do Vaticano nesta véspera da canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, que ocorrerá neste domingo (27). O tráfego já está proibido a veículos nas ruas laterais e diagonais, onde só podem entrar pedestres. Às 19h deste sábado, as restrições serão maiores, com bloqueios nos principais acessos.
Calcula-se que perto de 5 milhões de peregrinos – mais que a população de Roma – assistirão à cerimônia de canonização, às 10 horas de domingo. Os fiéis poderão entrar na Praça de São Pedro a partir das 6 horas. Os católicos vindos de outros países e do interior da Itália chegam de trem e em ônibus de turismo, enfrentando dois a três dias de viagem. Hospedam-se em geral nos arredores da cidade. O alojamento é mais barato, mas, em compensação, há as dificuldades de acesso ao Vaticano.

Palavra “Deus” é banida de filmes da Disney

A palavra “Deus” está proibida de ser dita em qualquer produção da Disney. A revelação foi feita pela dupla de compositores do hit “Let It Go”, música que faz parte da trilha da animação”Frozen – Uma Aventura Congelante” e que ganhou o Oscar de canção original neste ano.
O casal Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez disse em entrevista à rede norte-americana NPR (National Public Radio) que “um dos poucos temas que são encarados com reserva na Disney são relacionados a religião, como a palavra ‘Deus’”. E completam: “Você pode dizê-la dentro da empresa, mas não pode colocá-la nos filmes.”
“Frozen” foi produzida pela Disney e virou um sucesso mundial – tornou-se a animação com a maior arrecadação na história do cinema, com faturamento de US$ 1,072 bilhão.
Já a música “Let It Go”, além de ter ganhado o Oscar, ajudou a trilha de “Frozen” a chegar ao topo da parada dos EUA.

Companheiro de sargento do Exército recebe carteira militar

6uy67i67i46i46
Depois de terem sido reconhecido pelo Exército como o primeiro casal homoafetivo após uma determinação judicial, o sargento J.E.S, 41, e o universitário A.E.V.S. 21, teve nova conquista nesta semana. Na última quarta-feira, A.E recebeu do Exército a carteira de identidade militar.
O documento concede ao jovem todos os direitos como dependente do sargento que têm os casais heterossexuais. “Ficamos feliz com a saída do documento. Dei entrada no pedido no mês passado e achávamos que iria demorar para a carteira ser liberada. Foi mais uma conquista”, afirmou o universitário.
Juntos desde o ano de 2009, o sargento e o estudante oficializaram a união estável em janeiro de 2012. Depois disso, precisaram brigar na Justiça para que a união deles fosse reconhecida pelo Exército. Em agosto do ano passado, numa decisão inédita no país, o Tribunal Regional Federal (TRF) julgou procedente a apelação para que a união civil do casal fosse considerada como uma relação de dependência familiar, garantindo ao companheiro do militar todos os direitos previdenciários.
Atualmente, o militar está trabalhando em Rio Branco, no Acre, e o universitário segue no Recife, onde cursa sistemas de informação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “No mês passado, ele passou uma semana de folga aqui no Recife. Acredito que em dois anos ele já consiga a transferência novamente para Pernambuco”, apontou o universitário.

Diário de Pernambuco

Fifa exclui cantor Roberto Carlos da Copa; entenda

Convites para abertura de estádios
Azedaram as relações entre a Fifa e a Sony, patrocinadora da Copa, depois da escolha dos artistas que cantarão as músicas do Mundial.
Roberto Carlos, principal artista da gravadora no Brasil, ficou de fora do CD e de qualquer participação na cerimônia de abertura, hipótese tida como certa há um ano.
O cantor chegou a rascunhar uma canção para a Copa junto com Erasmo Carlos, mas a Fifa preferiu outros artistas — muitos, inclusive, de gravadoras concorrentes da Sony.

Veja

Primeira obra será liberada dia 20


O conjunto de obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas está 85% concluído. A informação foi confirmada ontem pelo titular da secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto. O secretário garantiu ainda que a primeira etapa das intervenções será liberada para o tráfego de veículos até o dia 20 de maio, quando o túnel que liga as avenidas Lima e Silva e Romualdo Galvão estará pronto. As demais nove obras serão entregues até o dia 31 de maio. Exatamente cinco anos após o anúncio oficial que confirmou Natal como cidade subsede da Copa do Mundo.
Magnus NascimentoTúnel da Romualdo dará acesso à avenida Lima e SilvaTúnel da Romualdo dará acesso à avenida Lima e Silva

Segundo a secretaria, ao todo, as dez intervenções do lote 2 chegaram a 85% de execução nessa semana. O prazo de finalização das obras – com exceção do túnel na Romualdo Galvão – permanece o mesmo: 31 de maio. “Garanto que, nesse dia, os motoristas natalenses terão acesso ao viaduto estaiado e aos outros túneis. A única ressalva é com relação ao viaduto da BR-101. Estará pronto, mas sem possibilidade de uso”, disse Tomaz Neto.

Na manhã de ontem, o secretário fez uma visita técnica ao canteiro de obras localizado no entorno da Arena das Dunas e foi acompanhado pela imprensa. Lá, mais de mil homens trabalham na construção de dez obras: dois viadutos, seis túneis e duas passarelas. Essas obras fazem parte do lote 2 das intervenções previstas pela Prefeitura do Natal para a realização da Copa do Mundo na cidade. Para erguer este conjunto de obras, o investimento foi de R$ 222 milhões.

Das obras previstas no lote 2, a mais adiantada é o túnel localizado entre as avenidas Romualdo Galvão e Lima e Silva, que tem aproximadamente 280 metros e foi construído com estacas-prancha, que funcionam como uma espécie de cortina de contenção do solo. “Essa parte da obra será entregue até o dia 20 de maio. Falta pouca coisa para ficar pronto e vai ajudar bastante a desafogar o trânsito nessa região”, colocou Tomaz Neto.

saiba mais

O túnel tem início na avenida Romualdo Galvão – nas proximidades de uma panificadora – e encerra na avenida Lima e Silva, em frente ao prédio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O próximo passo no projeto é a colocação de concreto no solo, em substituição do asfalto. “Depois disso, vamos pintar as estacas-prancha, colocar sinalização e providenciar a iluminação”, explicou o secretário adjunto de Obras da Semopi, Caio Pascoal.

Apesar da afirmação do titular da Semopi, as obras no entorno do estádio não serão encerradas no dia 31 de maio. Após essa data, os funcionários vão trabalhar nos últimos detalhes de sinalização e paisagismo. “O primeiro jogo em Natal será dia 13 de junho. Então, teremos esse intervalo de doze dias para finalizar completamente a obra”, ponderou Caio Pascoal. Atualmente, mais de mil homens trabalham nas obras do lote 2. O primeiro turno começa às 7h e a última turma deixa o trabalho às 4h, ou seja, são 21 horas de atividades no canteiro de obras.

Semopi conclui escoramento até terça



O escoramento provisório da laje do canal do baldo foi iniciado na manhã desta sexta-feira, 25. Este serviço é o ponto inicial para a restruturação do canal e do viaduto, e dará sustentação ao pedido judicial de desinterdição das avenidas Rio Branco e Deodoro da Fonseca. Estão sendo instalados pranchões de madeira aderentes à laje e estruturas metálicas, como colunas. Os serviços atingem uma extensão total de 76,5 metros da estrutura, que cruza as duas avenidas , interditadas desde a quarta-feira, 24.
Rayane MainaraAção provisória vai garantir a segurança da estrutura de concretoAção provisória vai garantir a segurança da estrutura de concreto

Segundo Tomaz Neto, secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), o serviço deve ser entregue nesta terça-feira, 29. A cada 2,5 metros de escoramento, a equipe deixa um espaço para a posterior instalação das vigas metálicas definitivas, com cerca de 2 metros de comprimento. O escoramento é uma ação provisória, para garantir a segurança da estrutura, que sofre risco de desmoronamento, segundo laudo pericial elaborado pelo engenheiro José Pereira da Silva, à pedido da Prefeitura de Natal. O trecho mais comprometido, segundo a Semopi, tem 18 metros e compreende a faixa de rolamento da avenida Deodoro da Fonseca.

O escoramento foi iniciado após a determinação judicial que obrigou a interdição das avenidas, Rio Branco e Deodoro, que passam por cima do canal e são um dos principais acessos que interligam os dois centros comerciais de Natal, Cidade Alta e Alecrim. A interdição total da passagem tem causado lentidão no trânsito. Ainda ontem, os desvios, estavam em fase de adaptação, não tendo sido suficientes para dar fluidez ao trânsito, causando constantes congestionamentos, especialmente no sentido Alecrim – Cidade Alta.

No início do ano, a justiça atendeu ao pedido do Ministério Público pela interdição da vias, devido ao  risco de desmoronamento do canal. A Prefeitura ainda ingressou com um recurso, mas foi negado no último dia 4 de abril. Após o serviço de escoramento concluído, a Prefeitura de Natal,  por meio da  Procuradoria Geral do Município, deve pedir a liberação das vias.

Paróquia de Santa Rita de Cássia lança oficialmente suas redes sociais

A Paróquia de Santa Rita de Cássia está formando um novo grupo da Pastoral da Comunicação (Pascom), que trabalhará como Assessoria de Imprensa da Paróquia, divulgando os trabalhos da instituição.
Nesta primeira etapa, a Paróquia criou oficialmente páginas nas principais redes sociais existentes hoje: Facebook, Twitter e Instagram.
Para seguir no Twitter ou Instagram, basta procurar a Paróquia pelo ID @MatrizSantaCruz. No Facebook basta acessar o link: www.facebook.com/matrizsantacruz.
Segundo a Pascom da Paróquia de Santa Rita de Cássia, as redes sociais servirão para divulgar todos os trabalhos e eventos da Paróquia e do Santuário de Santa Rita de Cássia. Novidades serão anunciadas em breve sobre a cobertura especial da Festa de Santa Rita de Cássia 2014.
Assecom

Repórter da Globo xinga equipe e é esculachada por populares em protesto por morte do dançarino do Esquenta

  bettelucchese-globo

A jornalista da Globo, Bette Lucchese, aparece na cobertura da morte do dançarino DG, que fazia parte do programa “Esquenta”, no Rio de Janeiro.
Em dado momento, a repórter tem um ataque de fúria, por ter seu microfone desligado e xinga a equipe: “Para que que desliga essa m****? Não desliga essa m****, cara! P****, não sou eu que desligo esse negócio, não é você que desliga esse negócio? P****, manifestação e vocês desligam esse negócio?”.
Algumas pessoas que passavam na rua, ao acreditarem que a jornalista iria defender a ação da polícia na morte do garoto, começaram a gritar palavras de ordem para a reportagem. “Vai editar matéria na p*** que p****! Fora Globo! Vai dizer que UPP é para quê? Vai dizer que a culpa é do trabalhador?”, disseram dois populares extremamente revoltados.
Devido aos protestos, a equipe chefiada por Bette Lucchese sai do local e vai para outro, para fazer a mesma passagem.
No Facebook, muitos dizem que a reação das pessoas foi exagerada. Mas o que deu o que falar foi mesmo os gritos da repórter. A grande maioria diz que Lucchese foi extremamente grosseira com sua produção. “Que idiota, para que essa grosseria toda?”, disse a internauta Claudia Reis, por exemplo.
Veja o vídeo abaixo:

Júlio Protásio é empossado como prefeito

Dupla é baleada após assaltar posto de combustíveis na estrada da Redinha

899S604AJ49829A15d50Dois homens assaltaram um posto de combustíveis, no início da noite desta sexta-feira (25), na avenida João Medeiros Filho, na Redinha. A dupla rendeu os funcionários do posto, tomando dinheiro dos frentistas e também do caixa da conveniência. Para azar dos criminosos, eles se depararam com uma viatura da Polícia Militar. Os dois foram baleados.
De acordo com a polícia, os policiais que passavam pelo posto tinham sido destacado para fazer a distribuição de quentinhas nos pontos de policiamento, mas perceberam a ação criminosa. Com isso, deram voz de prisão para os suspeitos, que não obedeceram e começaram a atirar.
Isso fez com que os policiais revidassem e acertassem os dois suspeitos, nas nádegas e coxa. Um deles foi identificado como Markleison dos Santos Coutinho, de 22 anos. O outro ainda não foi identificado pela polícia.
A dupla foi levada para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho. A socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Carol Ferreira, disse ao Portal BO que os dois não correm risco de morte. A polícia aprendeu as armas usadas pelos criminosos, bem como recuperou o dinheiro levado do posto.
Portal BO.

Governadora lança editais do RN Sustentável em Santa Cruz




A governadora Rosalba Ciarlini lançou na manhã desta sexta-feira (25) os Editais do Programa RN Sustentável para o Território do Trairi. O evento foi realizado em Santa Cruz e contou com a presença da prefeita, Fernanda Costa, e dos prefeitos de Coronel Ezequiel, Adailton Tavares, de Lajes Pintada, Nivaldo Alves, de São José de Campestre, Cione Ferreira, de Passa e Fica, Pedro Lisboa, de Tangará, Alcimar Germano, de Jaçanã, Esdras Farias, de Japi, Robson Medeiros, do Deputado Estadual Tomba Farias e do Pároco de Santa Cruz, Pe. Vicente Fernandes.

Para a região do Trairi o Programa prevê investimento em infraestrutura turística, reforma e ampliação de escolas, criação de bandas filarmônicas e compra de equipamentos de tecnologia da informação para delegacias, além de projetos voltados para o homem do campo. “Não existe ação mais importante que a geração de emprego e renda e é isso que o RN Sustentável vai fazer. No caso de Santa Cruz, por exemplo, vamos investir na potencialidade local, que é o turismo religioso”, destacou a governadora.
Banda dos Escoteiros de Lajes Pintadas recepcionou a governadora








 Fotos: Josenilson



Governadora recebeu presente do artesanato de Lajes Pintadas das mãos da professora Luciana

Compressa é encontrada dentro de corpo de mulher 3 meses após parto

Do G1 RN

Natália Leopoldina descobriu a compressa dentro da barriga três meses após o parto (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)Natália Leopoldina descobriu a compressa dentro
da barriga três meses após o parto
(Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
A empresária Natália Leopoldina da Silva Souza, de 29 anos, se internou no Hospital Antônio Prudente, em Natal, no dia 3 de setembro de 2013 para ter a primeira filha. O parto transcorreu normalmente, mas três meses após a cirurgia Natália descobriu que uma compressa - que foi usada na cesariana - estava dentro do abdômen dela. Em decorrência disso, Natália perdeu parte dos intestinos grosso e delgado e está colostomizada. A paciente está processando o médico que fez a cirurgia e o hospital e pede indenização de R$ 600 mil por danos morais e estéticos.
Em nota, o hospital informou que lamenta o ocorrido e se solidariza com a paciente e sua família. A nota informa ainda que  “não houve, em todos os atendimentos médicos, falha na estrutura ou de instrumentos oferecidos no momento dos procedimentos cirúrgicos”. O hospital também ressaltou que a escolha do profissional para realização do parto foi feita pela própria paciente. O G1 ligou para o médico Rômulo Gomes Cruz, mas ele disse que não iria comentar o caso.
A ação foi movida pelo advogado Fábio Hollanda. "Não há valor que pague o trauma que essa situação causou a essa moça. Estamos em busca de justiça", disse.
Ao G1, Natália contou que após o parto começou a sentir fortes dores abdominais e procurou o médico Rômulo Gomes Cruz - responsável pela cirurgia - mas foi informada de que "as dores eram normais" por causa do procedimento. "A dor não passou e minha barriga estava cada vez mais inchada. Eu perdi as contas de quantas vezes liguei para o médico e fui ao consultório, mas ele sempre dizia a mesma coisa: que era normal por causa da cirurgia", disse.
Segundo ela, o médico passou apenas um anti-inflamatório e recomendou que ela fizesse caminhadas. "Eu seguia todas as recomedações, tomava o remédio, mas não melhorava. Eu comecei a ter febre constantemente, estava com ínguas e a dor só piorava", contou. Sem apresentar melhoras, Natália decidiu procurar outro médico. "O doutor Eduardo Campelo me examinou e disse logo que havia algo estranho. Na consulta ela já suspeitou que havia um corpo estranho no meu abdômen e requisitou uma tomografia. Eu procurei o Hospital Antônio Prudente, mas a médica que me atendeu disse que não ia fazer tomografia só porque 'um médico de não sei onde pediu'. Ela falou que as dores eram normais e que eu estava toda aberta por dentro. Eu fui pra casa desesperada, sem saber o que fazer".
Natália perdeu parte dos intestinos grosso e delgado (Foto: Arquivo pessoal)Natália perdeu parte dos intestinos grosso e
delgado (Foto: Arquivo pessoal)
A médica Maria Ocinete Guedes Pereira está sendo investigada em um inquério instaurado na 3ª Delegacia de Polícia por omissão de socorro neste caso. O G1 tentou falar com a médica, mas ela não estava no hospital Antônio Prudente e a atendente não quis informar o celular da profissional.
A família então entrou em contato com o médico responsável pela cesariana e pediu que ele atendesse Natália. No dia 27 de dezembro, Natália foi submetida a uma ultrassonografia e, em seguida, a uma tomografia e os exames constataram que havia um corpo estranho no abdômen dela. "Eles nos chamaram pra uma reunião. O doutor Rômulo reconheceu que havia algo dentro de mim, pediu desculpas e disse que foi um erro da equipe", afirmou Natália.
No dia 28 de dezembro ela foi submetida a uma cirurgia para retirada do material. Foi encontrada uma compressa na barriga dela. Segundo ela, por causa da infecção foram retiradas partes dos intestinos grosso e delgado, o que levou a paciente a ser colostomizada. "Eu estou com uma bolsa para defecar desde o dia da cirurgia e ainda vou ficar com ela por mais dois meses", disse.
Depois da cirurgia o leite de Natália secou e ela não conseguiu mais amamentar a filha. "Essa é minha maior tristeza. Ela é minha primeira filha e eu nem pude amamentá-la", disse.

Cadeia é pouco', diz mulher que teve rosto desfigurado por ex-marido


 Do G1 RN
Fotos mostram Fabiane antes e depois de sofrer as agressões (Foto: Arquivo da família e Matheus Magalhães/G1)Fotos mostram Fabiene antes e depois das agressões (Foto: Arquivo pessoal e Matheus Magalhães/G1)
"Acho que cadeia é pouco. Estou destruída, nunca serei a mesma pessoa. Meu rosto nunca vai ficar do mesmo jeito." O desabafo é da dona de casa Fabiene Gonzaga Martins, 25 anos, que ficou com o rosto desfigurado após ser espancada pelo ex-marido em Natal. O suspeito do crime, Leandro José de Lima, de 23 anos, está foragido. A mulher terá que fazer uma cirurgia para reconstruir dois ossos da face.
saiba mais
Fabiene afirma que foi espancada na madrugada de segunda-feira (21) na casa do ex-marido, na comunidade Passo da Pátria, na Zona Leste. A mulher foi ao local para buscar o filho de 4 anos. "Passamos três anos juntos e já estávamos separados. Mandei meu filho para visitá-lo pelo irmão dele. Mas na hora de buscar o menino ele quis que eu fosse até lá", diz.

A dona de casa conta que, quando chegou na casa, o ex-marido a tratou bem. "Foi super amoroso no começo. Quando percebeu que não tinha acordo passou a ficar agressivo", diz Fabiene, que afirma ter sido espancada com o cabo de um rodo, além de ter levado socos no rosto. "A intenção dele era me deformar. Achava que ia morrer e implorei para ele me levar para o hospital", afirma.

Depois de espancar Fabiene, o suspeito levou a mulher para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e fugiu em seguida. O filho de 4 anos ficou na casa do pai, porém foi entregue à mãe nesta semana. "Ele está ameaçando minha família. Estou com medo. Preciso que ele seja preso o mais rápido possível", diz a dona de casa, que passará por um procedimento cirúrgico na próxima terça-feira (29). Ela tem vários pontos na cabeça, hematomas por todo o rosto e sangue coagulado nos glóbulos oculares.
Há um mandado de prisão em aberto contra Leando José de Lima (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)Há um mandado de prisão em aberto contra
Leandro José (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
Suspeito identificado
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou nesta sexta-feira (25) a foto de Lima. Segundo a delegada Karen Cristina Lopes, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, há um mandado de prisão em aberto contra Lima. A delegada acrescenta que o suspeito continua fazendo ameaças à família da ex-companheira.

Em depoimento à polícia, Fabiene relatou que havia se separado do marido fazia pouco mais de uma semana justamente por não aguentar mais apanhar dele. A mulher também disse ter sido estuprada. No Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), Fabiene fez o exame de corpo delito e também foi submetida a exame de conjunção carnal para poder comprovar o abuso sexual.

A delegada Karen Cristina reforça que a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher está recebendo informações sobre o caso no telefone 3232-2526. "O mandado de prisão está na internet e qualquer policial pode fazer o cumprimento", explica.

Destaques da Região Últimas da Região O Brasil e o Mundo Ladrões assaltam casa e comem bolo da aniversariante

Do G1 RN

Assaltantes reviraram todos os cômodos da casa (Foto: Matheus Magalhães/Inter TV Cabugi)
Dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos, foram apreendidos na noite desta sexta-feira (25) suspeitos de participação em um assalto a um residência no conjunto Pirangi, bairro de Neópolis, na zona Sul de Natal. O crime aconteceu numa festa de aniversário.
Segundo a polícia, os criminosos foram ousados ao ponto de comerem parte do bolo e salgadinhos que estavam sendo servidos na comemoração. Outras duas pessoas também teriam participado do crime, mas conseguiram fugir.
Ainda de acordo com a polícia, os quatro assaltantes renderam o dono da casa assim que ele estacionou o carro em frente ao portão. Já dentro da residência, os convidados também foram feitos reféns. Foram levados dois televisores, dois computadores, roupas, joias, aparelhos celulares, perfumes importados e vários outros pertences.
As vítimas relataram à polícia que os criminosos passaram aproximadamente meia hora dentro da casa, tempo suficiente para comerem pedaços de bolo, salgadinhos e pratos que seriam servidos no jantar. Um dos assaltantes chegou a elogiar o sabor da carne que estava na panela.
Fuga e apreensão
Os adolescentes apreendidos pela polícia foram localizados na Via Costeira, corredor turístico onde ficam localizados os principais hotéis da cidade e que liga as praias da zona Sul à zona Leste e Norte na cidade.
Segundo a PM, um pneu do carro em que estavam furou, mas os menores não pararam o veículo. A atitude chamou a atenção de outros motoristas, que ligaram para a polícia. Uma guarnição seguiu para a Via Costeira e conseguiu interceptar o automóvel.
Dentro do carro os policiais encontraram parte dos objetos roubados e os dois adolescentes foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

IBAMA junto com a PRF apreende 60 pássaros da Fauna Brasileira em Campo Redondo e Lajes Pintadas


IBAMA junto com a PRF apreende 60 pássaros da Fauna Brasileira em Campo Redondo e Lajes Pintadas
Nesta quinta-feira (24/04), O Instituto Brasileiro  do Meio Ambiente, e a Policia Rodoviária Federal, em uma ação coordenada por Edite Bezerra do IBAMA e com a participação de vários fiscais do IBAMA e patrulheiros da PRF a operação Migratória 2, foram apreendidos vários pássaros da Fauna Brasileira na Serra Verde município de Lajes Pintadas e Malhada Vermelha município de Campo Redondo região trairi, segundo Edite Bezerra as aves apreendidas foram devolvidas a fauna e as gaiolas serão incineradas nessa sexta-feira (25/04), dentre as espécies apreendidas estavam algumas como: Galo de CampinasAzulõesSabias, “Golinhas” entre outras.
Edite Bezerra disse ainda que as multas somadas totaliza R$ 30.000,00 reais, para os criadores flagrados no crime. O Patrulheiro Rodoviário Federal Anderson Costa, disse a reportagem da Rádio Ouro Branco que a parceria com o IBAMA vai continuar para combater tal crime ambiental.
Fonte: blog Expresso da Notícias|blog Potengi Informes

Mais um assalto em Coronel Ezequiel

Por volta das 21;00 horas desta sexta feira , aconteceu mais um assalto em Coronel Ezequiel , dois elementos encapuzados tipo mascara ninja chegaram em uma pop e adentraram na lan house que pertencia a Roovestre e que hoje é administrada por sua família .
 Ao chegarem enpurraram um jovem que estava na porta e logo colocaram a arma no rosto de Lidiane e pediram o dinheiro que estava em caixa  , além de levarem o dinheiro ainda furtaram algumas maquinas digitais , o que mais preocupa é a tranquilidade em que os assaltantes saíram , como se nada tivesse acontecido . segundo testemunhas comentaram que os mesmos passaram na pop tranquilamente ainda com as mascaras, em direção ao sitio Cachoeira sem a mínima presa .
  Outro  fator que chamou atenção das pessoas é que no momento do assalto a rua estava bastante movimentada , mostrando assim a confiança dos bandidos em relação a impunidade ou que nada lhe atrapalharia .
  Os familiares e amigos ligaram diversas vezes para a polícia mas nada de atenderem o telefone , vendo que não atendiam foram na delegacia ,chamaram também várias vezes mas nem sinal de polícia .
Ou seja literalmente nossa cidade está entregue ao próprio destino , cada um é que tem que fazer pra se proteger , por que na hora em que mas precisa da polícia não aparece um se quer .

Com 60 votos favoráveis, professores da UFPB aprovam indicativo de greve

Os professores da Universidade Federal da Paraíba se reuniram em assembleia geral na manhã desta quinta-feira, 24, no Centro de Educação, no Campus I, para discutir e votar a deflagração de um movimento grevista no estado. O encontro marcado para às 9h resultou em aprovação do indicativo de greve com 60 votos favoráveis, mas a data da interrupção das aulas não foi definida.
Antes, portanto, haverá uma paralisação no dia 7 de maio e os docentes voltarão a debater o assunto no dia 14, quando definirão o início da greve.

Blog do Gordinho

Em helicóptero, Polícia caça suspeitos de invasão os Correios em Patu; ação criminosa matou gerente e feriu PM

BmFXJrsIIAEkhGO BmFaIakIEAE093LFotos: @arrudacaraubas – Leonardo Arruda
A Polícia segue com as buscas pelos suspeitos de assalto aos Correios nessa quinta-feira(24). Acredita-se que dois homens seguem foragidos. Vale destacar que na manhã desta sexta-feira(25), um dos suspeitos foi encontrado na zona rural da cidade, trocou tiros com a PM e morreu.

Universidade de Coimbra vai admitir alunos brasileiros pelo Enem


Uma boa notícia para quem deseja fazer uma graduação no exterior, mais especificamente em Portugal. A Universidade de Coimbra divulgou nesta semana que vai aceitar estudantes brasileiros a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), liberando-os das provas tradicionais.

A medida facilita e incentiva o intercâmbio de alunos, apesar de uma campanha xenófoba contra brasileiros na mesma faculdade, em 2013. Brasileiros protestaram na internet contra a discriminação sofrida por portugueses.

Quem quiser se candidatar pode utilizar as notas do Enem desde 2011. As notas das disciplinas têm peso diferente no processo de seleção em função do curto escolhido - matemática é mais relevante à engenharia, por exemplo. Há diversos cursos, todos pagos e fixados em R$ 2100 mensais, com vagas específicas a estudantes brasileiros - se houver mais procura do que vagas, prevalece a maior nota. A nota mínima obtida no Enem para admissão é 600.

"Com a decisão da nova lei do governo português, que busca a internacionalização do acesso, surge a chance de termos novos canais de acesso. A condição imposta é que possamos garantir que os alunos tenham preparação equivalente à realidade local", explica o vice-reitor da instituição Joaquim Ramos de Carvalho. "O estudante brasileiro vai poder conviver com estudantes de cerca de 90 países".

Classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2013 e fundada em 1290, a Universidade de Coimbra conta atualmente com 23 mil alunos, com pouco mais de 2 mil brasileiros. Apesar do prestígio de história, a escola ficou em 358º lugar na última edição do ranking britânico da QS, especializada em ensino superior, atrás da USP, Unicamp e UFRJ.

FIFA define os uniformes que Brasil usará na primeira fase da Copa do Mundo


A amarelinha vai entrar em campo nos dias 12, 17 e 23 de junho. A Fifa definou em circular enviada à CBF as cores com que a Seleção Brasileira enfrentará Croácia, México e Camarões, os três jogos da fase de classificação da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Rafael Ribeiro /CBFSeleção Brasileira atuará com a tradicional Amarelinha nos três jogos da primeira fase da CopaSeleção Brasileira atuará com a tradicional Amarelinha nos três jogos da primeira fase da Copa

No primeiro jogo, no dia 12 de junho, contra a Croácia, no Itaquerão, em São Paulo, a Seleção Brasileira usará camisa amarela, calção branco e meia branca. O goleiro jogará todo de cinza.

No segundo jogo, no dia 17 de junho, contra o México, na Arena Castelão, em Fortaleza, a Seleção Brasileira usará camisa amarela, calção azul e meia branca.  O goleiro jogará todo de cinza.

No terceiro jogo, no dia 23 de junho, contra Camarões, no Estádio Mané Garrincha, a Seleção Brasileira jogará com camisa amarela, calção branco e meia branca. O goleiro, novamente, vestirá cinza.

A Croácia, o primeiro adversário do Brasil, jogará com camisa, calção e meia azul. O goleiro vestirá verde.

O México, o segundo adversário, jogará com camisa vermelha/preta, calção preto/vermelho e meia vermelha/preta. O goleiro jogará com camisa, calção e meia com a cor azul/roxo.

A seleção de Camarões, terceiro adversáro do Brasil, jogará com camisa verde, calção vermelho e meia vermelha. O goleiro jogará todo de preto.

Fonte: CBF

Flamengo x São Paulo pode ser jogado na Arena das Dunas

O Flamengo pode jogar na Arena das Dunas, em Natal, contra o São Paulo, dia 18 de maio. A proposta já foi enviada pelo consórcio que administra a arena potiguar e todos aguardam com ansiedade a resposta do Rubro-negro, que é o mandante do jogo.
A expectativa do time carioca é de arrecadar, em Natal, próximo de R$ 1 milhão, como vem fazendo nas outras partidas que vem disputando fora do Rio de Janeiro.
O time já jogou, este ano, em Brasília e tem a partida contra o Bahia, dia 21 de maio, já com tudo certo para atuar na Arena Amazônia, em Manaus.
As escolhas de grandes times tem sido encaradas pelas novas arenas como uma excelente forma de movimentar o público. Só em Brasília, por exemplo, a Arena Nacional, ou Mané Garricha, já quintuplicou o seu público em comparação com o antigo estádio da cidade.(TRIBUNA DO NORTE )

Evangélica publica comovente depoimento sobre Paixão de Cristo do Shalom

Comunidade Católica Shalom
Evangélica se disse encatada com Paixão de Cristo do Shalom.
Evangélica se disse encatada com Paixão de Cristo do Shalom.
O Shalom é uma comunidade católica que evangeliza através dos diversos meios. Acolhendo pobres em albergue ou promovendo grandes eventos como o Festival Halleluya a missão é a mesma: promover a experiência da pessoa com Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz. 
Renata Nunes é evangélica e conta um testemunho comovente sobre sua participação em um evento promovido pelo Shalom na Páscoa. A jornalista assistiu ao espetáculo ” A Paixão de Cristo – O sentido da Vida” realizado no ginásio Paulo Sarasate. “Peço perdão a comunidade católica por todos os conceitos mal informados e não formados que eu tive. O Shalom é vivo!”, diz um trecho da publicação.
As palavras de Renatas descrevem que fez uma nova descoberta. “Confesso q ainda não concordo com alguns detalhes do catolicismo, mas ontem descobri que a essência da igreja é a mesma: o amor de Jesus Cristo. O objetivo deles é o mesmo que o meu: servir e fazer a vontade do Senhor. Fiquei muito impressionada com o que vi. Concluí que essa comunidade Shalom é sim IGREJA VIVA DO SENHOR ardendo em chamas de obediência e de amor”. 
Confira o testemunho na íntegra:
“Se tem uma coisa que me dá prazer na semana santa é ver a Paixão de Cristo. Seja na TV ou encenada por um grupo de teatro evangélico. Até ontem, todas as que eu vi tinham sido lindas.Esse ano resolvi fazer diferente: fui ver a Paixão de Cristo apresentada pela Comunidade Católica Shalom. 
APaixaoDeCristo (1)
Para surpresa da minha pessoa preconceituosa até então, a apresentação foi linda, perfeita, emocionante e totalmente fidedigna à Palavra do Senhor! Um conjunto de atores compromissados e talentosos me fizeram reviver toda a agonia daqueles dias, especialmente daquelas últimas doze horas da vida de Jesus aqui na terra. Chorei toda a apresentação.
Deus falou comigo duas vezes em um ambiente católico? Pensei que isso nunca aconteceria. 
Confesso que ainda não concordo com alguns detalhes do catolicismo, mas ontem descobri que a essência da igreja é a mesma: o amor de Jesus Cristo. O objetivo deles é o mesmo que o meu: servir e fazer a vontade do Senhor. Fiquei muito impressionada com o que vi. Concluí que essa comunidade Shalom é sim IGREJA VIVA DO SENHOR ardendo em chamas de obediência e de amor.
Vi jovens louvando e cultuando Cristo pelas calçadas, cantando hinos aos prantos e aos gritos, sem ter vergonha de dizer ao mundo quem é nosso REI. Vi pessoas convertidas e nascidas verdadeiramente de novo e em comunhão com o Espírito. Vi gente evangelizando gente, unicamente falando de Deus como fazemos na igreja evangélica. Assim concluí que não somos tão diferentes! Eu realmente não fazia ideia que a igreja católica poderia ser tão viva, por causa de uma experiências que tive quando era criança.
APaixaoDeCristo (4)
Peço perdão à comunidade católica por todos os conceitos mal informados e não formados que eu tive sobre essa igreja. O Shalom é vivo! O fogo de Deus arde ali naquelas pessoas. Não vou deixar de ser evangélica, porém Deus me mandou lá pra deixar de ser tão preconceituosa e funcionou! Obrigada Senhor por seu provimento comigo, em sondar até essa área da minha vida. E no final, as palavras do narrador da peça ficaram gravadas no meu coração: -Eu ainda não me apresentei, o meu nome não INTERESSA, o importante é que sou um discípulo do Senhor. Amém!”.

Coronel que assumiu tortura é achado morto


Coronel que assumiu tortura é achado morto
Rio - O coronel reformado do Exército Paulo Malhães foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira, 25, no sítio em que morava em Nova Iguaçu (cidade na Baixada Fluminense). O corpo apresentava marcas de asfixia, segundo a Polícia Civil.
Malhães prestou depoimento em março à Comissão Nacional da Verdade em que relatava ter participado de prisões e torturas durante a ditadura militar. Dias antes, à Comissão Estadual da Verdade do Rio, afirmou ter sido um dos chefes do grupo envolvido com a prisão do ex-deputado Rubens Paiva, morto sob tortura em dependências do Exército em 1971. Na ocasião, admitiu ter participado da operação de sumiço do corpo do parlamentar, mas ao falar à Comissão Nacional voltou atrás nas declarações e negou envolvimento no caso.
De acordo com o relato da viúva do coronoel Cristina Batista Malhães, três homens invadiram o sítio de Malhães na noite desta quinta-feira, 24, à procura de armas. O coronel seria colecionador de armamentos, disse a mulher aos policiais da Divisão de Homicídios da Baixada que estiveram na propriedade.
Cristina disse que ela e o caseiro foram amarrados e trancados em um cômodo, das 13h às 22h desta quinta-feira pelos invasores.
Em seu blog, o coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, afirmou que Malhães foi assassinado e, no mesmo texto, lembrou a morte de outro coronel, também ex-agente da ditadura, Júlio Miguel Molina Dias, ocorrida em 2012. Ustra comandou o DOI-CODI, em São Paulo, entre 1970 e 1974. No fim de março, durante atos que lembraram os 50 anos do golpe militar, Ustra foi alvo de manifestações de grupos de direitos humanos que pedem a punição de ex-agentes da ditadura.

Obras de mobilidade no entorno da Arena chegam a 85% da execução


Semopi garantiu a entrega das obras no dia 31 de maio

Foto: Roberto Lucena /Celular

As obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas estão com 85% da execução. A garantia é da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). O secretário, Tomaz Neto, vistoriou o local e assegurou a entrega total para o dia 31 de maio, com a exceção do viaduto da avenida Salgado Filho/BR-101, padronização de calçadas e parte das obras de drenagem, que não estará concluído até o início da Copa do Mundo.

A primeira parte do completo será aberta dia 20 de maio, com liberação do túnel na Romualdo Galvão com a avenida Lima e Silva. Será a primeira grande obra de mobilidade que ficará pronta.

Um novo trecho da Prudente de Morais, entre a Antônio Basílio e a Raimundo Chaves, será interrompido nos próximos 10 dias. A interdição vai durar de três a quatro dias para o andamento das obras na via, que também deverá ficar pronta até o dia 31 de maio.

Guerra na saúde de Cuité PB

Dr. Gentil Palmeira
O Secretário Municipal de Saúde de Cuité o Dr. Gentil Palmeira, vem através desta nota, esclarecer os fatos acerca de um episódio que foi veiculado, de forma irresponsável, nas redes sociais e na blogosfera. Trata-se do caso de uma emergência obstétrica, de uma paciente da cidade de Cuité que foi transferida pelo SAMU 192 para o Hospital ISEA na cidade de Campina Grande.
Esclarecemos inicialmente, que em post veiculado em uma rede social da Médica Cláudia Bianka Manhães do ISEA, a mesma utiliza-se do expediente onde a melhor defesa é sempre o ataque, tendo em vista que a instituição de saúde onde ela atua esteve, de forma negativa, nos holofotes da mídia (Vejam reportagens do Fantástico e do Bom Dia Brasil da Rede Globo de Televisão, bem como no site da Globo.com). Só esse post a desqualifica como profissional ética e compromissada com o seu trabalho. 

LINKS

Agricultor se desequilibra e cai de ponte na BR 226 em Santa Cruz

Equipe do SAMU prestando os primeiros socorros
O Blog O Paralelo flagrou no inicio da tarde desta sexta-feira 25 a queda de um agricultor de cima de uma pequena ponte (bueiro) nas proximidades do Posto Laís na BR 226 em Santa Cruz. 

Possivelmente sob efeito de álcool, Francisco Gomes Linhares, 41 anos, agricultor, residente no sítio Boa Vista, trafegava à pé quando se desequilibrou e caiu de uma altura de 3 metros, logo ao percebermos uma possível gravidade devido a um ferimento na cabeça acionamos o SAMU e com a demora do atendimento de cerca de 20 minutos, ligamos para o hospital regional, as ambulâncias das duas instituições chegaram quase que ao mesmo tempo. 

O agricultor foi socorrido para o hospital Regional Aluízio Bezerra, o mesmo foi medicado e não corre risco de vida.

O Paralelo

Campestre/RN: Agricultor comete suicídio por enforcamento no sítio Quixaba


Por volta das 7hs da manhã de segunda-feira 21, o agricultor Francisco Rodrigues dos Santos, 63 anos, conhecido por Xanxa, casado, pai de 6 filhos, que residia no Sítio Quixaba, município de São José do Campestre, cometeu suicídio por enforcamento a 200 mts de sua residência.

 Segundo informações da PM junto aos familiares, o agricultor estava passando por problemas depressão e na manhã de hoje saiu de casa dizendo que iria trabalhar na lavoura e pouco tempo depois familiares o encontraram pendurado por uma corda amarradaem uma arvore. 

Segundo informações da Polícia Militar de Campestre o Itep removeu o corpo para perícia por volta das 16:00 hrs. O sepultamento está previsto para a manhã dessa terça 22.