sábado, 16 de fevereiro de 2013



Previsão do Tempo para Coronel Ezequiel - RN

  • Adicionar ao topo
  • Adicionar como favorito
Tempo no Momento
ATUALIZADO ÀS: 19:30
26ºC
  • Direção do Vento: E
  • Condição: Pancada de chuva
  • Pressão: 1011 hPa
  • Intensidade do Vento: 20 Km/h
  • Umidade: 69%
Esta semana
Previsão do tempo atualizada às: 12:40
Domingo, 17/02
Nascer do sol:05h30Pôr do sol:17h48
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 31ºMin 21º
  • 10mm
    80%
  • E
    19km/h
  • 93%50%
Índice UV: Muito Alto
Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.
Ver mais dados

Jaçanã: Trabalhadores solicitam apoio do prefeito para garantir pagamentos atrasados


A iniciativa de solicitar apoio ao prefeito Edras Faria partiu devido ao atraso no pagamento dos funcionários que estão trabalhando nas obras do Saneamento Básico que está sendo executado no município pela empresa FJ Construções. De acordo com os trabalhadores o atraso já ultrapassa dos 25 dias.

Os trabalhadores estiveram com prefeito nesta sexta-feira e pediram seu apoio para mediar um diálogo com a empresa para tentar regularizar a situação.  

Governadora Rosalba Ciarlini inaugura Escola de GoveRNo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales

A governadora Rosalba Ciarlini inaugurou, na noite desta quinta-feira (14), a sede própria da Escola de GoveRNo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, que tem como objetivo promover a valorização e capacitação do servidor público estadual. A solenidade de inauguração foi realizada no novo prédio, localizado no Centro Administrativo. O evento coincidiu com o lançamento da 50ª Campanha da Fraternidade, criada pelo cardeal potiguar falecido em julho do ano passado, no Rio de Janeiro.

Durante a inauguração, a governadora ressaltou a importância de capacitar o servidor estadual para que este possa atender melhor à população potiguar. “São homens e mulheres que têm a missão de servir à população do Rio Grande do Norte. O mundo está evoluindo muito rápido e nós precisamos acompanhar esses avanços. Para isso, nada melhor que uma Escola de Governo”, enfatizou Rosalba Ciarlini.

A chefe do Executivo Estadual falou, ainda, sobre a homenagem ao Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, que dá nome prédio. “Dom Eugênio é um dos potiguares que mais nos orgulha pela sua história de vida e por ter sido um símbolo de fraternidade e justiça, que são valores que queremos que esta escola, através dos nossos servidores, sejam levados ao povo potiguar”, acrescentou a governadora.

Irmão do homenageado, o arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, agradeceu a homenagem. “Desejo que ele, lá do céu, possa mandar muita alegria, luz e força para essa iniciativa tão importante para o nosso Estado”, pontuou Dom Heitor.

Um afilhado de Henrique Eduardo Alves denunciado por desvios na Saúde

Publicado por Wallace Maxsuel em Política | Sábado - 16/02/2013 - 07:52h  |  Seja o primeiro a comentar
Um afilhado político de Henrique Eduardo Alves acaba de ser denunciado pelo Ministério Público por desvio de recursos do Hospital Federal do Andaraí (RJ).
A procuradora Roberta Peixoto denunciou o servidor Romualdo Miranda por simular doações de insumos do hospital para outras unidades. Os desmandos descobertos que caracterizam a improbidade ultrapassam a marca de meio milhão de reais.
Pouco se sabe sobre Romualdo, mas o fato é que padrinho político de peso ele tem.
Um ofício de 28 de abril de 2007, registrado no Sistema Integrado de Protocolo e Arquivo do governo, assume com todas as letras que Henrique Alves o indicou para o cargo de coordenador de administração no hospital.

Descaso com o patrimônio

                                              

    Um passado esquecido , onde se falou tanto na campanha eleitoral em relação a preservação do patrimônio histórico de Coronel Ezequiel. Notamos hoje que aquelas pessoas que gritaram protestaram pela não derrubada da praça se calaram , pergunto seria realmente uma preocupação com a história da nossa cidade ou mais um marketing politico ? já que a campanha passou e não se fala mais nada sobre o nosso patrimônio histórico que continua esquecido .
     Falar de cultura,, preservação , arte popular, costumes , quase sempre fica em ultimo plano nas administrações das cidades do interior , já que essas coisas não traz votos .Coronel Ezequiel tem algo bastante  em  comum em cidades do século XVIII ,que é o seu traçado .
    Uma das características fundamentais daquela época era a capacidade de entender e de se articular intimamente com as características físicas do terreno . A escolha do local era a primeira forma de relação com o ambiente , dando assim continuidade a uma tradição de séculos .
     Muitas cidade incluindo ,Natal, São José do Mipibu, Nísia Floresta e principalmente Vila Flor tiveram esta mesma formação urbana que temos aqui em nossa cidade , ou seja o que seria essa formação? geralmente as cidades eram construídas no topo de uma colina razoavelmente plana a partir do qual a cidade se desenvolvia , em algumas cidades mais antigas eram comuns  fazerem muros cercando toda a cidade , em outras as próprias montanhas serviam de fortaleza .
    Mas voltando para a nossa cidade ,ela segue os costumes antigos , ou seja a cidade se formou em uma grande praça retangular , com a igreja e o cruzeiro no ponto mais alto , as casas quase sempre bastantes altas e com beirais ou belas volutas , naquela época quanto mais detalhes tivesse  a casa maior seria o poder aquisitivo do dono (daí a expressão sem eira nem beira ).










   Ainda temos alguns exemplares na rua Manoel Cassimiro (carinhosamente Rua Velha)que nos faz lembrar de uma passado remoto e sofrido, cheio de misticismo e lendas , a rua Velha ainda exerce um certo poder em nós de hoje ,  remetendo-nos a um passado sombrio , de doenças perdas e ao mesmo tempo de muita fé .
    A igreja era o seu maior ponto de referência , era o centro da comunidade o templo em estilo barroco ,com suas colunas grossas e seu coro em madeira , ditava toda uma época , o cruzeiro, hoje no cemitério era local de encontros e orações , lugar de acender velas e fazer promessa .
    Assim era a minha velha Coronel, que ao cair da tarde se avistava  ao fundo a igreja caiada de branco e o cruzeiro em sua fronte , cheiro de velas ao vento ,murmúrios de benditos .Silêncio da noite , vento batendo na porta como se quisesse entrar pra se esquentar .
    Hoje vemos esse passado essa rua emblemática esquecida por todos, principalmente  pelo poder público, sei que não é qualquer um que tem a coragem de realmente fazer um projeto de revitalização , pois existem outras prioridades .
     Para terminar deixo aqui um pensamento , um povo que não preserva seu passado é um povo sem um futuro, sem histórias para contar , sem memorias para lembrar . sem orgulho para amar sua própria terra .


IFRN Santa Cruz: Inscrições para exames de seleção vão até domingo (17)

Publicado por Wallace Maxsuel em Geral | Sexta-feira - 15/02/2013 - 17:43h  |  Seja o primeiro a comentar
Prosseguem até este domingo (17), as inscrições para os exames de seleção do IFRN nos cursos técnicos subsequentes, de nível superior e técnicos de nível médio na forma integrada na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ingresso no primeiro semestre letivo de 2013. No Câmpus Santa Cruz, estão sendo oferecidas vagas nos cursos subsequentes de Manutenção e Suporte em Informática (40 vagas) e Refrigeração e Climatização (36 vagas), graduação superior de Licenciatura em Matemática (40 vagas), curso técnico ProEJA em Refrigeração e Climatização (36 vagas).
As inscrições serão encerradas às 22h do dia 17 de fevereiro e podem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço ingresso.ifrn.edu.br. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00, até 18 de fevereiro em qualquer agência bancária. Para se inscrever, é necessário possuir documento de identidade e CPF, pois serão exigidos no formulário de inscrição. Não será cobrada taxa de inscrição para o curso de Licenciatura em Matemática.
 Os cursos técnicos subsequentes são voltados para alunos que já concluíram o ensino médio, com duração de um ano e meio a dois anos. As provas do exame de seleção serão aplicadas no Câmpus Santa Cruz, no dia 10 de março, das 14h às 18h (horário oficial local). Os cursos técnicos ProEJA são abertos exclusivamente aos portadores de, no máximo, certificado de conclusão do Ensino Fundamental (ou de curso equivalente), que desejem cursar o ensino médio integrado a uma formação profissional e que tenham, até o último dia de matrícula desta seleção, 18 anos completos. As provas também serão realizadas no dia 10 de março, das 09h às 12h, no Câmpus Santa Cruz.
Já os cursos superiores de licenciatura duram em média quatro anos e a seleção para ingresso utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas obtidas nas edições 2010, 2011 ou 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Confira os editais:
                                           A Quaresma
 



Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa, praticada desde o século IV e é uma palavra que vem do latim.
A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa, quando os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual e onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar seu espírito.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d.C. a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.

WILMA DE FARIA: “ROBINSON É UM EXCELENTE CANDIDATO A GOVERNADOR”

   

A presidente estadual do PSB, vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, afirmou hoje, pela primeira vez, que o vice-governador Robinson Faria (PSD) “é um excelente candidato” a governador do estado. Foi durante entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94. Wilma salientou, no entanto, que a oposição ainda não chegou a uma conclusão a respeito de candidatura. “É um excelente candidato da oposição que está se colocando como opção.
É um nome que está bem focado, mas como ainda não chegou o ano, a gente vai discutir o ano todo, para exatamente chegarmos a uma conclusão”, disse Wilma. Wilma também abordou a possibilidade de que partidos aliados do governo do Estado rompam e passem a integrar a oposição. Ela afirmou que os adversários da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não fazem restrição ao diálogo com estes partidos. “A oposição não tem restrição a que outros partidos que rompam com o governo venham se juntar à oposição. Nós estamos abertos a dialogar, inclusive o meu partido, o PSB”.
Indagada se o PMDB, aliado do DEM no Rio Grande do Norte, seria bem-vindo à oposição, e se haveria espaço para os peemedebistas na chapa majoritária oposicionista, Wilma disse que sim. “Tudo isso são coisas possíveis, mas ainda é muito cedo para se colocar”, ressalvou, citando a importância de conversas neste sentido com os partidos que estão na oposição. “É importante que a gente coloque tudo isso conversando com todos os partidos que estão na oposição, como o PDT, o PCdoB, o PRB, o PT, que é um partido importantíssimo, enfim, todos os partidos, inclusive o nosso partido. Todos estamos juntos para somar e os partidos entendem que é possível essas mudanças. Nós estaremos dispostos a sentar à mesa para discutirmos”, avaliou Wilma de Faria.
COMPROMISSOS Apesar desta sinalização, a líder estadual do PSB declarou que o PMDB tem um compromisso com o DEM, o que poderá dificultar o rompimento e uma suposta aliança com a oposição. “Eu acho que há um compromisso deles, que elegeram Rosalba, que elegeram uma governadora do DEM, de continuar um trabalho, de responder por todo esse processo, porque a preocupação do estado é muito grande em relação ao governo”, avaliou Wilma de Faria, se referindo ao fato de que o PMDB apoiou e apoia Rosalba e por conta disso também responde pelo sucesso ou fracasso das promessas firmadas na campanha eleitoral de 2010.
“Não só dos funcionários públicos, que estão buscando os seus direitos legítimos, por sinal, mas de toda a população, que sente a falta de governo em relação às ações, às obras que foram prometidas. Foram muitas promessas, muitas colocações feitas em relação ao servidor, em relação a obras estruturantes, em relação a ações, mas até agora o que aconteceu foi o que nós encaminhamos, o que tínhamos encaminhado, como é o caso do aeroporto de São Gonçalo, que está aí em pleno andamento, as obras já foram iniciadas e é necessário que sejam iniciadas também as obras de acesso ao aeroporto”, analisou a ex-governadora.

Em Nísia Floresta, Rosalba Ciarlini participa de homenagem aos 50 anos da Campanha da Fraternidade.

O município de Nísia Floresta foi palco na tarde e início da noite desta quinta-feira (14) das comemorações em torno dos 50 anos da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A governadora Rosalba Ciarlini acompanhou de perto as celebrações na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, passando pela Casa Rainha dos Apóstolos, onde residiram as irmãs missionárias, reconhecidas como primeiras vigárias do mundo a coordenar uma paróquia.
O encerramento ocorreu na igreja da comunidade rural Timbó, onde foi realizada a primeira experiência da Campanha da Fraternidade, em 1963, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, falecido em julho do ano passado.
A chefe do Executivo Estadual esteve acompanhada do Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Steiner, do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, da prefeita de Nísia Floresta, Camila Maciel, do bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, do Padre Ivanoff Pereira, administrador diocesano de Caicó, e de bispos do Nordeste e outros estados brasileiros.
 4

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Trairi marca presença na entrega dos ônibus escolares.

Campo Redondo, Jaçanã, Santa Cruz, Serra Caiada, São Bento do Trairi e Tangará foram algumas das cidades do Trairi que participaram da entrega de ônibus escolares do Programa Caminhos da Escola.
Somando à primeira entrega, em março de 2012, quando outros 120 ônibus foram adquiridos com recursos próprios, o Governo do Estado já distribuiu 266 novos ônibus escolares, em menos de um ano.
Hoje existem 501 ônibus escolares novos circulando pelo RN, e mais 140 ônibus estão dentro do planejamento do Programa Caminhos da Educação, que serão garantidos por meio de uma outra emenda parlamentar do deputado federal Felipe Maia.

Dengue: Cel. Ezequiel e SBT apresentam bons índices, Santa Cruz e Lajes Pintadas tem risco alto

Apenas os municípios de Coronel Ezequiel e São Bento do Trairi estão com risco de epidemia de Dengue em níveis baixos.
Coronel Ezequiel apresenta risco baixo e São Bento do Trairi moderado.
“Do outro lado da tabela”, Santa Cruz e Lajes Pintadas são aqueles municípios que aparecem no mapa com alto risco de epidemia.
No caso de Tangará, Serra Caiada, Sítio Novo, Campo Redondo, Jaçanã e Japi, o risco é alto.
No geral, a maioria das cidades do Trairi estão no mapa de risco de epidemia de Dengue, um desafio para os gestores da saúde das novas gestões. O momento é de organização e ficar de olho para o “bonde não parar”.

A Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou chuvas em vários municípios do Estado, nas últimas 24 horas. No pluviômetro da sede da Empresa, na base física do Jiqui, em Nova Parnamirim, foram registrados 6,8 mm. Em Bom Jesus o registro foi de 5 mm e, em Barra de Maxaranguape, 6,5 mm. A maior precipitação ocorreu em São José de Mipibu com 8,2 milímetros.
A condição de céu é parcialmente nublado a claro em todas as regiões do Estado devido a presença de uma massa de ar quente sobre a região Nordeste. Poderão ocorrer pancadas de chuvas ao longo da faixa litorânea leste, causadas pelas condições do vento e umidade proveniente da região oceânica.
Em respeito e memória do nosso amigo Roovestre procuramos a família e perguntamos se podíamos dar continuidade ao blogger , Coronel Ezequiel Noticias .
   Eu Josailtom junto com Daniel decidimos falar com Lidiane e pedir autorização para reativar o blogger, sendo assim autorizado iremos recomeçar a postar novas materias , tanto da nossa cidade , como da região , trataremos da cultura local , eventos da nossa cidade , politica , informações do nosso município , e as ações da prefeitura .
    Tentaremos ser ao máximo imparcial nas informações que aqui postaremos para que todos os leitores se sintam a vontade de nnos visitar , ao mesmo tempo que não podemos de deixar de ser críticos em assuntos de interesse público .