sábado, 4 de abril de 2015

Você sabe qual é a maior igreja católica do planeta?


A Basílica Nossa Senhora da Paz, em Yamoussoukro, foi construída no final de um período de apenas de algumas décadas atrás, quando a Costa do Marfim estava competindo com outras nações africanas recém-independentes para se tornar a potência cultural e econômica do continente.
Para ter uma ideia da imensidão do local, a basílica é suportada por 84 colunas gigantes, sendo que cada uma tem 34 metros de altura.
E o restante dos números é igualmente impressionante: entre julho de 1986 e setembro de 1989, 1.100 trabalhadores limparam cerca de 700 mil metros quadrados de plantação de coqueiros, revestindo o espaço estimado de cerca de 13 campos de futebol com mármore europeu (e o restante em jardins) e erguendo uma estrutura de quase 160 metros de altura, que pode acomodar sete mil fiéis em seu interior e 200 mil em todo o seu complexo.

No entanto, existe algo ainda mais interessante na história dessa igreja: qual foi o seu custo total. Apesar de estimativas independentes atrelarem o preço em cerca de 300 milhões de dólares, o então presidente Félix Houphouët-Boigny preferiu guardar segredo sobre o valor, preferindo referir-se à construção como um “presente de Deus” (provavelmente com a ajuda de sua enorme fortuna pessoal vinda do cacau).
"A maioria das pessoas acredita que o dinheiro tenha vindo em sua maior parte do tesouro nacional público", disse Tom Bassett, um geógrafo e historiador sobre a Costa do Marfim da Universidade de Illinois, ao Mother Jones. Tanto que ele também afirmou que a igreja também é chamada de “Nossa Senhora do Tesouro".

Política e religião


Herdeiro de uma das maiores riquezas de cacau do país, Houphouët-Boigny não escolheu exatamente o momento mais oportuno para utilizar publicamente as reservas de caixa de seu país para uma construção que rapidamente passou a ser vista menos como uma glorificação de Deus e mais como um projeto de vaidade.
Em sua trajetória, ele se tornou o primeiro presidente da Costa do Marfim depois que o país obteve a independência da França em 1960, mas governou como um ditador mais ou menos benevolente até sua morte, em 1993, dirigindo o país em um período que se tornou conhecido como um "milagre" de prosperidade econômica nos anos 1960 e 70.

Em 1983, ele nomeou a sua cidade natal Yamoussoukro como a nova capital administrativa e logo em seguida começou a planejar a joia que iria coroar a cidade, a basílica. De acordo com um pedido do Papa João Paulo II, que disse que não iria consagrar a construção de outra forma, a cúpula foi feito um pouco menor do que a da Basílica de São Pedro, em Roma.
Mas a adição de uma cruz no topo da cúpula imponente deixou a altura da igreja acima de sua contraparte italiana.

Crise

Enquanto a igreja era construída, no final dos anos 80, o país tinha caído em uma ruína econômica, que foi um resultado simultâneo de uma queda vertiginosa no preço do cacau e do café, alta nos preços do petróleo e má gestão de empresas estatais. Com isso, no meio da construção da basílica, a Costa do Marfim declarou-se falida.
Ao mesmo tempo, as medidas de retomada do orçamento impostas pelo Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial cortaram os serviços básicos e subsídios agrícolas, reduzindo drasticamente o padrão de vida da maioria dos marfinenses, incluindo aqueles que viviam em fazendas no entorno da basílica.
Tudo isso deixou Houphouët-Boigny aberto a críticas severas pelo contraste entre a opulência da igreja e a decadência da paisagem em volta dela. Sua imagem pública ficou ainda mais prejudicada devido a um dos imensos vitrais coloridas da igreja, que o retratou ajoelhado diante de Jesus na sua entrada em Jerusalém.

Críticas e turismo


Anos mais tarde, um funcionário do Vaticano não identificado disse a revista Time que "o tamanho e a despesa do edifício em um país tão pobre o tornou um assunto delicado". Ainda assim, o Papa consagrou a Basílica em setembro de 1990, que foi a única vez que os milhares de assentos foram todos ocupados.
Desde então, a basílica tem sido pouco mais do que um destino turístico. Missas são realizadas semanalmente, mas são pouco frequentadas.
No final de 2002, quando o então presidente Laurent Gbagbo estava fora do país, os líderes militares descontentes encenaram um golpe que jogou o país em uma guerra civil sangrenta que durou dois anos. Nesse período, a basílica brevemente voltou para os holofotes, pois Yamoussoukro tornou-se o centro de uma zona da ONU imposta entre as forças rebeldes no norte do país e simpatizantes de Gbagbo, no sul, onde fica a maior cidade do país, Abidjan.
Os líderes políticos de ambos os lados, auxiliados pela mídia nacional, retrataram o conflito, em parte, como sendo entre um sul cristão e o norte muçulmano, com a basílica no meio. Porém, segundo Basset, na realidade, os dados demográficos nunca apoiaram a existência de tal divisão.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Estrogonofe’ leva no couro por ser ‘indigesto’ para colegas de cela

yti76i4
Um detento do regime fechado do Complexo Penal Mário Negócio, em Mossoró, Julian Cassio, mais conhecido como Estrogonofe, que cumpre pena por furto, foi bastante espancado com pauladas, socos e pontapés, na manhã desta quinta-feira, por colegas de cela. Segundo informações do agente Eilson Bião,os detentos só não mataram o desafeto porque os agentes plantonistas agiram rápido e retiraram a vítima da cela.
65i5448i34
A motivação da agressão foi a ‘falta de gentileza’, já que Estrogonofe é considerado um preso de bom comportamento e tem o benefício de ficar fora da cela, durante o dia, ajudando na manutenção do Pavilhão.
tyi67i4
No início desta semana, ele teria entregue aos agentes prisionais, um pacote com meio de quilo de maconha, que havia sido jogado de fora para dentro do presídio.
67i344i3
Os envolvidos na agressão foram conduzidos à Delegacia de Plantão para procedimentos na forma da lei. Os detentos agressores foram autuados no artigo 129 – lesão corporal. Após os procedimentos, os detentos retornaram para o Pavilhão de origem no Complexo Penal Mário Negócio, em Mossoró.


Fonte: Com informações do site Fim da Linha

Turistas de SP se envolvem em acidente com lancha na Boca da Barra; dois morrem


O Corpo de Bombeiros trabalhou durante toda a noite desta quinta-feira (2) e manhã desta sexta-feira (3) no apoio e resgates às vítimas de um acidente com uma lancha, entre o rio Potengi e a praia do Forte, em Natal. O corpo de uma idosa de 74 anos, identificada como Iracema, foi resgatado no início da manhã e, logo depois, foi encontrado o corpo de Alcimar Pizoletti, de 45 anos.
65u56u56333
Além dos dois mortos, quatro pessoas estavam na lancha e foram resgatadas com vida. Alguns deles são turistas de Guarulhos, São Paulo, que participavam de um passeio no litoral desde a manhã da quinta-feira (2).
Os resgatados foram identificados como Lucas Saraiva, Francisco Davi, Alcides Pizoletti e Walter, o único potiguar na embarcação. A embarcação, de acordo com o Corpo de Bombeiros, teria batido no local conhecido como “Pedra da Boca da Barra” e virou.
Durante as buscas, os bombeiros chegaram a utilizar o aparelho que identifica o calor de um corpo, chamado de Imagiador Térmico, bem como o helicóptero Potiguar 01.
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Jovens Crismandos realizam encenação da Via Sacra

  Nesta sexta-feira(23 de abril), os jovens crismando da paróquia de Nossa Senhora do Amparo, realizaram uma encenação da Via Sacra, mostrando todo Sofrimento de Jesus Cristo até a sua morte na cruz. 
  
  A Via Sacra começou a exatamente as 16:30 da tarde, O Percusso do ato religioso, foi realizado por algumas das principais ruas da cidade. Os fiéis na consistência em orações acompanharam a representação do Senhor Jesus em seus sofrimentos  conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. 

  Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.

 Era percebível nos olhos dos fiéis que acompanham a encenação a emoção. Houve momentos de vermos lágrimas caindo de seus olhos ao reverem cenas de nosso senhor carregar uma cruz tão pesada e sendo chicoteado pelos soldados.
Veja Fotos:



 
 
 
 

O blog Portal Coronel Ezequiel e Coronel Ezequiel Notícias, parabeniza a Pastoral da Crisma da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo pelo desenvolvimento, onde faz cada jovem alimentar-se da fé cristã, com dedicação a sua igreja.

Blogueira diz que Geraldo Alckmin também deveria ter morrido no acidente


Por Interino
blog
Por Site Crítica Política
Não é de hoje que a blogueira feminista Lola Aronovich diz ter uma ética, mas comporta­se de maneira exatamente oposta a esta mesma ética propaganda. Assim como os petistas (partido da qual é adepta ferrenha) diz lutar contra “crimes de ódio”. No entanto, à menor oportunidade que surge, ela proclama discursos de ódio capazes de assustar até alguns neonazistas.
Compreende­-se, pois estes últimos andam um tanto precavidos depois de tantos anos de bem vinda rejeição social, enquanto as feministas ainda são percebidas como um movimento social legítimo. Pelo menos vários já descobriram o embuste.
Mas dessa vez foi rápido até demais: diante da notícia do falecimento do filho mais jovem de Geraldo Alckmin, Thomas Alckmin, em um acidente de helicóptero, Lola simplesmente perdeu as estribeiras e disse em seu Twitter: “Não choro por reaças”. Em seguida disse: “Deveria ter morrido o pai reaça dele também”.
Nada mais que o previsível para adeptos da mentalidade revolucionária. A partir do momento em que essa gente acredita ter convencido todos de lutar por um “mundo belo e justo” começam a apregoar todas as barbaridades que as mentes mais depravadas da humanidade conseguem conceber.
É por isso que dificilmente Lola iria se manifestar contra a ditadura de Nicolas Maduro, por exemplo. Ou mesmo com o fato de Cuba estar usando as famílias de médicos escravos para os pressionarem.

Galvani Silva com a central de jornalismo da 89 FM


Damião de Lima Santos teve morte instantanea ao bater sua moto Honda de frente com uma Parati com placa de Cuite no inicio da noite dessa sexta- feira 3 de abril.
Segundo informações de testemunhas, Damão seguia sentido Nova Floresta e a Parati ia sentido contrário quando ouve a colisão frontal próximo dos moteis.O impacto foi tão forte que a moto conduzida por Damião foi arrastada pelo carro o corpo da vitima foi arremessda por alguns metros.



A Policia Militar foi acionada e isolou toda a área para evitar outros acidentes, o motorista da Parati saiu do local e até a saida da reportagem não tinha retornado nem avisado as autoridades sobre o acidente.
A PRF federal foi acionada e o IML de Guarabira também era aguardado para remoção do corpo.
Segundo informações colhidas  o homem seria natural de Barauna e trabalhava em João Pessoa capital paraibana.



O caso será investigado pela Policia Civil

Cão se deita ao lado de suspeitos durante abordagem policial

Em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar, em Florianópolis, os agentes flagraram uma cena inusitada. Um cachorro deitou ao lado dos suspeitos e "imitou" os homens que estavam sendo revistados. A ação aconteceu nesta quinta-feira (2), na comunidade de Papaquara, no bairro Vargem Grande, Norte da Ilha de Santa Catarina. 
A imagem foi registrada por volta das 13h30 durante a operação coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), que contou com apoio da Coordenadoria de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Polícia Militar. Segundo a PM, quando os suspeitos deitaram para serem revistados, o cachorro juntou-se voluntariamente aos detidos. 
A operação resultou na prisão de duas pessoas, entre elas, um homem citado pela polícia como um dos líderes de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de Santa Catarina. Ele estava foragido há quase dois anos, segundo a Polícia Militar. Ainda de acordo com informações da PM, pelo menos 1,4 kg de maconha e uma balança de precisão foram apreendidos com os suspeitos. *Com informações do G1

CIRCUITO ESTADUAL DE EXPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS TERÁ 14 EVENTOS REGIONAIS EM 2015

O governador Robinson Faria lançou nesta quarta-feira, 1º de abril, o Calendário do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias de 2015. O Circuito reúne os principais eventos do setor no Rio Grande do Norte e vai fomentar e incentivar as atividades ligadas à agricultura, pecuária e pesca em todas as regiões do Estado.

O lançamento aconteceu no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e reuniu centenas de produtores rurais. “O nosso governo atravessa um momento financeiro difícil, mas faz sua parte para fortalecer e apoiar o agronegócio. Estas feiras vão gerar receitas de mais de R$ 200 milhões”, afirmou Robinson Faria, acrescentando que em apenas 90 dias a atual gestão dobrou a oferta do programa Banco de Sementes do RN que investiu quase R$ 5 milhões.

Ele também destacou que nos primeiros três meses o Governo recuperou o programa Garantia Safra com o aporte de R$ 2 milhões em recursos próprios e reiniciou as obras da Barragem de Oiticica no município de Jucurutu - que vai mais do que dobrar a capacidade de armazenamento de água na região Seridó - e a reestruturação do Programa do Leite. “Isso mostra a importância que o Governo dá ao setor”, enfatizou.

VÍDEO:PLANETA BIZARRO MULHERES TROCAM TAPAS POR CAUSA DE DEFUNTO DURANTE ENTERRO NA CIDADE DE GROSSOS-RN

Vídeo mostra cenas inusitadas durante o enterro do jovem Antônio Frank Felipe da Rocha, 26 anos, morador daquela cidade que foi alvejado com vários disparos de pistola 380 dentro de um bar e morreu no local. Durante o enterro realizado no dia seguinte no cemitério daquela cidade o pau quebrou entre mulheres que começaram uma discussão e em seguida começaram a trocar tapas. 
 Veja o vídeo AQUI!!!

Filho de ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas é a 5ª vítima fatal no acidente da BR-427 Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3WFrldQiv

O motorista do veículo chevrolet Agille, identificado como João Henrique Dantas, de 31 anos, filho do ex-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Zeca Pantaleão, é a 5ª vítima fatal do acidente na BR-427 nas primeiras horas desta sexta.
De acordo com informações, João Henrique foi levado para o Hospital Regional de Currais Novos e estava para ser aguardava o Helicóptero Potiguar 1 para ser transferido para Natal quando sofreu uma parada cardíaca.

Lancha virou na noite de ontem nas proximidades do Forte dos Reis Magos. Uma pessoa continua desaparecida

A idosa que estava desaparecida após um barco tombar na Praia do Foste foi encontrada morta na madrugada desta sexta-feira (3) pelas equipes de buscas. A mulher, identificada apenas como Iracema, de 72 anos, foi localizada nas proximidades da orla da praia de Santa Rita, em Extremoz, litoral norte, por volta das 2h pelo Corpo de Bombeiros.
Buscas acontecem desde a noite desta quinta-feira (2), em Natal. (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Buscas acontecem desde a noite desta quinta-feira (2), em Natal. (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
A equipe contava com apoio do helicóptero Potiguar 1, cedido pela Secretaria Estadual de Segurança (Sesed) e equipado com um imageador térmico, que ajuda nas buscas noturnas. O corpo foi recolhido ainda durante a madrugada e encaminhado para a sede do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), na Ribeira. 
Divulgação/SesedImagem feita pelo helicóptero Potiguar 1 mostra resgate de idosaImagem feita pelo helicóptero Potiguar 1 mostra resgate de idosa

Por volta das 4h, a equipe dos Bombeiros encerrou as buscas por causa do desgaste da equipe e retornou às 6h para procurar um homem de 50 anos, identificado como Alcimar Pizolet. Por volta das 9h, o Corpo de Bombeiros recebeu a informação de que o corpo de Alcimar estaria embaixo da embarcação e continua as buscas.

Além de Iracema e Alcimar, outras quatro pessoas foram resgatadas com vida ainda na noite de ontem, poucas horas após o acidente. Todos os tripulantes, exceto o condutor, são da cidade de Guarulhos, em São Paulo, e estavam em uma lancha. De acordo com os Bombeiros, a embarcação colidiu na "Pedra da Boca", próximo ao Forte dos Reis Magos, e virou.

Fonte: Tribuna do Norte

TRAGÉDIA: Quatro pessoas morrem em trágico acidente próximo a Carnaúba dos Dantas na manhã de hoje

ACIDENTE, NOTÍCIAS DO RN
acidenteajardim
Do Blog Jean Souza.
Informações dão conta de que pelo menos quatro pessoas morreram em um trágico acidente próximo a Carnaúba dos Dantas.
Segundo as primeiras informações da PM de Carnaúba dos Dantas, o grave acidente aconteceu por volta das 5h da manhã nas proximidades da Serra da Rajada.
Os veículos envolvidos seriam um Pálio e Ônix que colidiram violentamente, resultando na morte de um casal, o filho pequeno e outra senhora.
Equipes de resgate estão no local prestando socorro à outra criança e o segundo condutor envolvido no acidente.
O Helicóptero do governo do estado em Currais Novos para ajudar no socorro das vítimas em estado grave.
helicopetro
* Foto redes sociais.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Natal RN; Governo distribui 120 toneladas de peixe para a Semana Santa

jardim-peixe-2

O acesso ao peixe, prato principal do período da Páscoa, será facilitado pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, que vai adquirir 120 toneladas de pescado para serem distribuídos às famílias cadastradas em programas sociais. A ação acontecerá amanhã (1º de abril) em vários municípios do Rio Grande do Norte. “Esta ação tem um valor social muito importante, já que o peixe é prato indispensável nesse período. Unimos esforços e conseguimos, este ano, ampliar o número de beneficiados”, afirmou o governador Robinson Faria.
Serão investidos R$ 1,2 milhão provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Compra Direta, executado no estado pela Emater-RN. A entrega do pescado ficará sob a responsabilidade das secretarias de ação social nos municípios contemplados.

Novo cometa ‘brasileiro’ é descoberto em observatório de Minas Gerais


alx_discovery-2_originalUm novo cometa foi descoberto por três brasileiros do Sonear (sigla para Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research), um observatório particular perto de Oliveira, cidade a 120 quilômetros de Belo Horizonte. O C/2015 F4 Jacques é o terceiro a ser encontrado pela equipe. Ele foi visto pela primeira vez no dia 28 de março e confirmado pela comunidade científica no último dia 30.
O cometa recebeu seu nome em homenagem a Cristóvão Jacques, astrônomo amador que, junto com Eduardo Pimentel e João Ribeiro, é responsável pelo observatório. Brilhante, o objeto foi visto por meio do telescópio de 280 milímetros, o menor dos dois que compõe o Sonear.
“O cometa tem agora uma pequena calda e vai ter a sua aproximação máxima com a Terra no final de julho”, disse Jacques ao site de VEJA. Não há risco de colisão. A estimativa é que no dia 8 de agosto, quando o objeto atingir sua aproximação máxima com o Sol, ele esteja a 134 milhões de quilômetros da estrela.
Ele não deve atingir brilho suficiente para ser visto a olho nu, apenas com uso de telescópios, mas Jacques avisa que, por serem corpos celestes em movimento, o cometa pode surpreender. A passagem do C/2014 E2 Jacques, o segundo cometa descoberto pelo observatório, foi fotografada por astrônomos ao redor do mundo e mostrou um cometa bastante brilhante.
Descobertas brasileiras – Todos os cometas “brasileiros” já encontrados são descobertas do Sonear. O primeiro, C/2014 A4 Sonear, foi descoberto em janeiro do ano passado, e o segundo, em março do mesmo ano.
O trio de observadores mineiros começou a vasculhar o céu em busca de objetos próximos à Terra em 1999. Jacques é engenheiro, Eduardo é advogado e Pimentel é jornalista e professor. Eles costumam dedicar as horas vagas às descobertas astronômicas. Em 2009, iniciaram o planejamento do observatório, que começou a funcionar em dezembro de 2013.
Eles tiram fotos à noite e, durante o dia, analisam o material. São os únicos a procurar objetos assim – que envolvem corpos que podem se chocar com a Terra – no Hemisfério Sul.
Veja

Vereador quer a redução da maioridade e pena de morte para os adolescentes

trjitrue
Joaquim Pinheiro
Repórter de Política
A redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal foi abordada por vereadores de Natal, uns pronunciando-se contrários, outros defendendo a sua implementação como forma de diminuir os índices de violência que aumentam progressivamente em todo o País. O vereador do PR, Adão Eridan, tem radicalizado nesse assunto e feito pronunciamentos no plenário da Câmara Municipal defendendo não só a redução da maioridade, mas pedindo a implantação da pena de morte no Brasil para quem praticar crimes hediondos.  “O meu desejo é que seja implantada pena de morte para quem, por exemplo, estupra e mata”, disse o vereador, prevendo que caso seja feita uma consulta popular sobre esse assunto a maioria da população brasileira será favorável.
Adão Eridan disse ter encaminhado um documento à presidente Dilma Rousseff numa das suas vindas ao Rio Grande do Norte com seis sugestões a seguir: 1 – mudança no código penal; 2 – redução da maioridade de 18 para 16 anos; 3 – aplicação de pena severa para crime hediondo; 4 – tratamento diferenciado para presos comuns presos de alta periculosidade; 5 – ocupação para presos; 6 – aquisição de terras improdutivas para construção de presídios de segurança máxima com direito a trabalhar de dia e estudar à noite para recuperar os que forem recuperáveis.  “Os que não quiserem trabalhar e estudar, castigo à noite e obrigar trabalhar durante o dia”, ressalta o vereador lembrando que até agora a presidente não respondeu suas sugestões.
SITUAÇÃO NO ESTADO
Questionado sobre a situação da violência no Estado do Rio Grande do Norte, particularmente na capital, o vereador do PR constata que o problema ainda é grave, mas acredita que o governador Robinson Faria está empenhado em oferecer uma melhor segurança à população. “Quero, inclusive parabenizar o governador quando disse durante a última rebelião que não negociava com bandido”, ressaltou, para em seguida considerar uma vergonha, presos terem a facilidade de usar celulares para comandar o crime de dentro dos presídios.
Bispo Francisco: “A igreja Universal não tem coragem de falar”
Hugo Manso: “Redução da maioridade não reduz a violência”
Quem também opinou sobre a redução da maioridade penal foram os vereadores Hugo Manso, do PT, e Bispo Francisco de Assis, do PSB. O petista, mostrando-se cauteloso na análise do problema, considerou “ruim” a aprovação da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.  “Não existem indicativos mostrando que a redução da maioridade reduziu a violência em algum lugar”, disse ele, acreditando que se isso ocorrer no Brasil, o crime passará a recrutar meninos de 14, 15 anos.
Questionado sobre de quem seria a culpa do aumento da violência, o vereador Hugo Manso diz ser um contexto envolvendo a sociedade e toda a estrutura em que vivemos, de falta de educação, saúde, moradia. “Vemos que são filhos da pobreza excluídos do acesso a bens e serviços. A violência é um subproduto da sociedade de consumo que valoriza o ter em detrimento do ser. São pessoas que estão na vulnerabilidade”, avalia Hugo Manso. O vereador do PT conclui dizendo: “o que precisamos é adotar medidas sócio-educativas. Temos o ECA, mas é preciso estruturá-lo  colocá-lo para funcionar”.
O vereador evangélico, Bispo Francisco de Assis, do PSB, diz ser favorável a redução da maioridade penal. “O povo não aguenta mais. Adultos, inclusive, usando jovens para praticarem crimes e ficar impunes”, constata o Bispo, lembrando que essa posição é sua e não da Igreja Universal onde é pastor de almas. “Eu não vou pela cabeça de ninguém. A opinião é minha e não misturo religião com a razão”, disse ele, acrescentando que “normalmente nesses casos a opinião da igreja é contrária porque não tem coragem de falar”.
Perguntado sobre a pena de morte defendida pelo vereador Adão Eridan, o Bispo Francisco de Assis concluiu dizendo: “Deus dá a vida. Ele é quem tira. O que defendo são penas alternativas e que não se coloquem marginais em cadeias juntos com adolescentes. É preciso separar marginais de pessoas que cometeram pequenos delitos e se faça um trabalho de ressocialização dessas pessoas”.

Walter Alves: “Nomeação de Henrique para Ministério do Turismo é questão de tempo”

6yit674i4
Alex Viana
Repórter de Política
O deputado federal Walter Alves (PMDB) disse na manhã desta quinta-feira que a nomeação do presidente do diretório do PMDB norte-rio-grandense, ex-deputado federal Henrique Alves, para o Ministério do Turismo, “é questão de tempo”. Prevista para a última terça-feira, a nomeação do potiguar foi sustada pela presidente Dilma Rousseff (PT) para permitir um entendimento do Palácio do Planalto com o PMDB na Câmara e no Senado.
Para o deputado federal Walter Alves, no entanto, a nomeação de Henrique é questão de tempo. “Acredito que é questão de tempo. Henrique é um nome da bancada do PMDB e um articulador reconhecido e acredito que ele deverá ser nomeado ministro nos próximos dias”, afirmou o parlamentar. Segundo Walter, a nomeação de Henrique para a pasta será importante para o Rio Grande do Norte, principalmente por ser um estado turístico.
Dilma Rousseff sustou a nomeação de Henrique após perceber que o potiguar, que contaria com o aval do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), para se tornar ministro, poderia servir de moeda de troca. Diante disso, o Planalto associou a nomeação de Henrique à mudança de comportamento do PMDB. Principalmente, quer que o partido de Eduardo Cunha e Renana Calheiros, presidente do Senado, apoie o reajuste fiscal proposto pelo governo.
Por conta disso, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Picciani, cobrou definição em relação ao potiguar. Segundo ele, a situação de Henrique assemelha-se a um “cadáver insepulto”, que necessita solução com a nomeação de Henrique ou o esquecimento do problema. A nomeação de Henrique foi acertada com o Planalto ainda o ano passado, mas ficou associada à exclusão do potiguar da lista de investigados na operação lava jato.
“Precisa ter uma decisão rápida. Era uma coisa anunciada, que o pedido de investigação sendo arquivado pelo Ministério Público, ele seria nomeado. É preciso que isso ou ocorra ou que se sepulte esse assunto. O que não dá para ficar é um cadáver insepulto”, disse Picciani, em entrevista ao jornal O Globo nesta semana.
A revelação de que a nomeação de Henrique ficaria em “banho Maria” foi revelada terça-feira pela coluna do jornalista Claudio Humberto, publicada até aquela data no jornal Tribuna do Norte, de propriedade de Henrique, que consta como diretor-presidente da empresa jornalística. Informou o colunista que, “para confirmar a nomeação de Henrique ao cargo de ministro do Turismo, Dilma Rousseff impôs a condição de obter apoio dos deputados federais do PMDB ao pacote fiscal do governo e à política de reajuste de aposentadorias”.
A nomeação de Henrique para o Ministério fora anunciada na última sexta-feira, inclusive por matérias publicadas em jornais como a Folha de S. Paulo. No entanto, foi posta a prêmio por bom comportamento futuro do PMDB. Assim, o potiguar, de presidente da Câmara, passou a “peso morto” para a própria legenda, já que teria de servir de moeda de troca e como cala-boca à legenda. Sua nomeação está tendo um preço altíssimo.

Suspeitos de assalto são mortos em troca de tiros com a PM em Santana do Matos

FOTO2
Do G1/rn.
Dois homens suspeitos de assaltar um ponto comercial na cidade de Santana do Matos, na região Central do Rio Grande do Norte, foram mortos em troca de tiros com a Polícia Militar no começo da tarde desta quinta-feira (2).
Segundo informações preliminares do sargento Evaldo Carlos, da PM, a ação criminosa foi identificada durante uma ronda. “Estávamos passando quando vimos os dois indivíduos se evadindo do local em uma moto. Durante a perseguição houve troca de tiros e eles foram atingidos”, disse o sargento.
De acordo com a Polícia Militar os dois homens morreram no local do confronto. Ainda não há informações quanto a identidade e ao material apreendido com os suspeitos.
*Foto redes sociais

Prefeitura no interior do RN abre concurso com mais de 200 vagas

CONCURSOS, NOTÍCIAS DO RN
Concurso-público-em-Itabirito
Do Portal NCO.
De 6 a 26 de abril de 2015, a Prefeitura de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, recebe as inscrições de um novo Concurso Público.
Esta oportunidade está em busca de mais de 200 profissionais para assumirem os cargos distribuídos entre os seguintes níveis de escolaridade:
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (5); Coveiro (1); Jardineiro (3); Lombador/ Carregador de Carnes (2); Merendeira (6); Operador de Máquinas Pesadas (4); Tratorista (3); e Vigia (6).
Nível Médio/ Técnico: Assistente Administrativo (5); Agente Comunitário de Saúde (6); Agente de Endemias (18); Agente de Gestão de Resíduos Sólidos (6); Técnico em Farmácia (5); Auxiliar de Consultório Odontológico (6); Técnico de Laboratório de Análise Clínica (3); Auxiliar de Secretaria da Procuradoria (1); Fiscal de Obras (2); Fiscal de Meio Ambiente (2); Fiscal de Serviços Urbanos (2); Agente Municipal de Trânsito (3); Motorista Categoria AB (4); Motorista Categoria D (3); Monitor de Recreação (3); Técnicos em Enfermagem/ PSF (9); Enfermagem/ CAPS (1); e Informática (3).
Nível Superior: Arquivista (1); Arquiteto (1); Assistente Social (3); Auditor de Controle Interno (1); Bibliotecário (1); Biólogo (1); Contador (1); Economista (1); Educador Físico/ NASF (1); Educador Físico/ CAPS (1); Enfermeiro (1); Enfermeiro/ CAPS (1); Engenheiro Ambiental (1); Engenheiro Civil (1); Farmacêutico Bioquímico/ Farmacêutico (2); Farmacêutico Bioquímico/ Bioquímico (1); Fiscal de Tributos (2); Fisioterapeuta/ NASF (2); Fisioterapeuta (1); Geógrafo (1); Médico/ PSF (11); Médico Psiquiatra (1); Nutricionista/ Secretaria de Educação (1); Nutricionista/NASF (1); Odontólogo (5); Área 1/ Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (32); Professor Área 2/ Anos Finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Educação Física (4); História (1); Arte (2); Matemática (1); Libras (1); Geografia (1); Ciências (1); Área 3/ Suporte Pedagógico à Docência/ Supervisor Pedagógico (4); Psicólogo (2); Terapeuta Ocupacional/ NASF (1); e CAPS (1); Turismólogo (1); Procurador Municipal (2); e Médico-veterinário (1).
Os aprovados neste certame irão trabalhar em jornadas semanais de até 40 horas, com salários que variam de R$ 788, 00 a R$ 4.500,00, conforme a atividade desempenhada. Vale lembrar que no total de vagas oferecidas, estão inclusas as de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).
Se você quer concorrer, inscreva-se a partir das 10h do primeiro dia do prazo, por meio do site da organizadora, www.cpcon.uepb.edu.br, mediante o pagamento das taxas de R$ 50,00; R$ 70,00; e R$ 90,00.
A avaliação dos participantes ocorre por meio de Prova Escrita (todos os cargos), prevista para ser realizada em 31 de maio de 2015, e Provas Prática e de Títulos (apenas para funções específicas).
O prazo de validade do concurso é de dois anos, porém, é possível que este período seja prorrogado, a critério da Prefeitura. Para mais informações, não deixe de conferir o edital completo disponibilizado em nosso site.
Confira aqui o edital.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Um beijo para Eduardo Cunha em Natal

beijoSeguindo a série de protestos pelo Brasil afora, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), será recebido em Natal “beijaço” do movimento LGBT.
Ele vem ao Rio Grande do Norte, no próximo dia 10 de abril, para debate sobre a reforma política. Em tempo: Os manifestos são motivados pelo seu posicionamento contrário à união homoafetiva e o aborto.

Mulher que praticou assalto a lotérica de São Miguel passa mau e morre no hospital



Segundo informações do Notícias do Face, o assalto em São Miguel do Gostoso, não foi aos correios e sim a uma lotérica da cidade, na fuga o casal bateu em um poste, a mulher foi presa e conduzida a DP, passou mau e foi encaminhada ao hospital, tempo depois veio a óbito. 

O homem que na hora se evadiu pela mata foi pego na noite desta sexta-feira 27 pela PM de João Câmara.

Prefeituras receberão R$ 1,8 bilhão do terceiro decêndio de março do FPM

Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 1.863.188.591,73, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O repasse será feito na próxima segunda-feira, dia 30. O montante bruto é de R$ 2.328.985.739,66.
 
De acordo com cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os três decêndios deste mês somam R$ 6.046 bilhões. Em 2014, no mesmo mês a soma foi de R$ 5.404 bilhões. Portanto, houve crescimento de 11,88%, em termos reais – que considera a inflação.

Por outro lado, em relação a fevereiro deste ano, o FPM de março apresentou queda de 27,16%. Mas, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou que este 3.º repasse do mês foi 15,37% maior que a última estimativa divulgada dia 13 de março. Para abril a previsão é de um crescimento de 12% em relação a março.

Grave acidente entre ônibus e caminhão tira a vida de 28 evangélicos que voltavam de culto


Um gravíssimo acidente de trânsito ceifou a vida de 28 evangélicos que viajavam de ônibus pelo Peru retornando de um encontro religioso.
O engavetamento entre três ônibus e um caminhão frigorífico na Rodovia Panamericana, próximo à cidade de Huarmey, deixou 38 mortos e 84 feridos, segundo um relatório do Escritório Geral de Defesa Nacional. Entre as vítimas não-fatais estavam diversas crianças, que viajavam em um dos ônibus. O comandante das equipes de resgate, Mario Casaretto, afirmou que o cenário do acidente era trágico: “Corpos mutilados… um dos ônibus foi seccionada em três partes”, revelou.
Os fiéis faziam parte de uma congregação da igreja Movimento Missionário Mundial (MMM), dirigida pelo reverendo Roberto Perez, voltavam de ônibus depois de participarem de um evento. Dos 42 que estavam no ônibus, 28 faleceram. “Nossos irmãos voltaram ao norte de Lima depois de participar de uma reunião no campus da Universidade de San Marcos”, disse o líder evangélico, que informou que a maioria das pessoas mortas vêm da cidade de Chiclayo.
A emissora de rádio da MMM, Bethel, divulgou um comunicado dizendo que o pastor Rodolfo González Cruz, principal líder da denominação, estava extremamente chocado e angustiado com o acidente, e que ele estava orando pelas famílias e irmãos da igreja que foram afetados pela morte dos fiéis.
As investigações sobre as causas do acidente ainda estão em andamento, e não se sabe ao certo como a trágica colisão começou. As autoridades rodoviárias do Peru aguardam a recuperação dos sobreviventes para colher depoimentos *Por Gospel Mais

MPF acolhe denúncia contra Gladiadores, da Igreja Universal


gladiadoras
Representantes de religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé, obtiveram uma vitória com a decisão do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia de instaurar inquérito civil para apurar as denúncias de intolerância religiosa que foram protocoladas pelo órgão na última segunda-feira, nas capitais de todo o país, inclusive no Rio.

gladiadores
As denúncias são direcionadas especificamente ao recém-criado grupo Gladiadores do Altar, da Igreja Universal do Reino de Deus.
Candomblecistas e umbandistas reuniram uma série de vídeos que, segundo eles, configuram ameaça à integridade física dos praticantes das religiões afro-brasileira. “Tivemos um caso emblemático no dia 21 de janeiro de 2000 e, de lá para cá, muitos outros, mas nada foi feito. Temos que dar um basta nesta intolerância. A gente não suporta mais”, explicou o babalorixá Babá Pecê, coordenador nacional do Movimento Povo de Santo.
O caso ao qual Pecê se refere é de Mãe Gilda de Ogum, que teve o terreiro invadido em Salvador por fiéis da Universal no fim de 1999. A data de sua morte, por complicações cardíacas, em janeiro de 2000, foi transformada em Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
“Nossa obrigação é proteger os pilares da integridade religiosa. A representação será protocolada, distribuída, vai receber um número. Um procurador da República será designado para atuar no caso”, disse o procurador-chefe Pablo Barreto.[[O procurador regional dos Direitos dos Cidadãos na Bahia, Edson Abdon, disse ao jornal ‘A Tarde’ que os Gladiadores do Altar “têm características perigosas” e por isso serão investigados.
O MPF ainda não decidiu em qual estado ficarão concentradas as investigações, se na Bahia, onde as denúncias foram acolhidas, em São Paulo, sede da Igreja Universal, ou em Brasília. A primeira medida a ser tomada deverá ser a convocação de uma audiência pública entre as partes para buscar um acordo.
A Igreja Universal se colocou à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos e reiterou que preza pelo respeito aos fiéis de todas as religiões. Em relação aos Gladiadores do Altar, a ela garante se tratar apenas de um projeto pacífico de ensino religioso, nada além disso.
O Dia

Colisão frontal na RN-118 deixa dois mortos e quatro feridos

acidente_1
Do G1/RN.
Um acidente envolvendo dois veículos na RN-118 na cidade de Alto do Rodrigues, região Oeste potiguar, acabou em duas mortes neste domingo (29). Segundo a Polícia Militar, os veículos colidiram frontalmente nas proximidades da estação “R” da Petrobras no Rio Grande do Norte.
O acidente ocorreu por volta das 19h. Os veículos envolvidos no acidente foram uma Hilux e um Corsa. Dois passageiros do Corsa morreram e três ficaram feridos. Um homem morreu no local e outro morreu durante o socorro. O condutor da Hilux foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As vítimas foram identificados como Fabiano Madson e Ronaldo Adriano. Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual esteve no local. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, também na região Oeste do estado. Os mortos foram levadas para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).