sábado, 11 de janeiro de 2014

Governo desapropria últimas áreas

OGoverno do Estado publicou ontem o decreto que torna de utilidade pública para fins de desapropriação a área em que serão construídos os acessos ao Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Os terrenos que serão desapropriados estão situados nos municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante e a soma das áreas corresponde a aproximadamente 100 hectares.
Júnior SantosObras do acesso devem ser concluídas até o início de abril, antes da finalização do aeroportoObras do acesso devem ser concluídas até o início de abril, antes da finalização do aeroporto

No decreto, o Governo do Estado dividiu os terrenos em três trechos. No primeiro, a área total é de 930.871,63m², enquanto os dois seguintes têm 47.502,46m² e 47.602,62m², respectivamente. A forma como ocorrerá a desapropriação e o pagamento das indenizações aos proprietários dos imóveis ainda será definida.

Um representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE) deverá se reunir na quinta ou na sexta-feira da próxima semana para tratar de trâmites burocráticos da desapropriação. Na ocasião, serão discutidos junto aos proprietários das áreas se aceitam o valor previsto pela PGE após estudo da área, como será realizado o pagamento, se o terreno tem todas as certidões necessárias, entre outros pontos.

De acordo com o procurador geral do Estado, Miguel Josino, são ao todo 41 propriedades em processo de desapropriação. As três publicadas ontem são, segundo ele, as últimas a passar pelo processo para viabilizar os acessos ao Aeroporto.

“Nós já tivemos outras propriedades desapropriadas, mas houve mudança no traçado devido à passagem por um trecho de mata atlântica que tivemos que mudar para cumprir as exigências ambientais”, disse Miguel Josino.

O Executivo declarou urgência na desapropriação dos terrenos, “a fim de ensejar a imissão provisória do Estado na posse dos bens imóveis indicados”. Para isso, o Governo  autorizou a Procuradoria-Geral do Estado a adotar as providências necessárias à efetivação da desapropriação por via administrativa ou judicial, efetuando o pagamento das indenizações com recursos do tesouro estadual.

Para a desapropriação, o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) prestará o apoio técnico necessário ao cumprimento e será o órgão ao qual os imóveis ficarão vinculados e serão gerenciados.

“Na Procuradoria, já temos uma avaliação feita pelo Governo do Estado e buscamos resolver administrativamente. Caso não seja possível, vamos à Justiça”, explicou Miguel Josino. Das 41 propriedades que estão em fase de desapropriação, “cinco ou seis estão judicializadas”, segundo o procurador geral do Estado.

A previsão de conclusão do Terminal de Passageiros do Aeroporto Governador Aluízio Alves é abril deste ano. A expectativa do Governo do Estado é que consiga finalizar as obras da construção dos acessos até o início de abril, antecedendo a Copa do Mundo.

Festa de São Sebastião celebra 65 anos da Paróquia do Alecrim

A Festa de São Sebastião é uma devoção existente há mais de 100 anos. Foto: Divulgação
A Festa de São Sebastião é uma devoção existente há mais de 100 anos. Foto: Divulgação
A tão aguardada festa de um dos padroeiros do bairro do Alecrim foi aberta nesta sexta-feira (10), com o tema ’65 anos evangelizando o povo de Deus’.  A Festa da Paróquia de São Sebastião está comemorando 65 anos e segue com uma programação bastante diversificada. Os fieis podem prestigiar as novenas, a procissão, as missas e as apresentações de grupos na Paróquia de São Sebastião, localizada na avenida Coronel Estevam, no Alecrim.
A Festa de São Sebastião é uma devoção existente há mais de 100 anos, mas enquanto paróquia ela é comemorada há 65 anos. A previsão é que cerca de 20 mil fieis participem desta comemoração ao santo que era soldado romano do século III e que morreu em devoção a sua fé cristã.
De 11 a 19 de janeiro a programação acontecerá somente à noite, a partir das 19h30. Somente no dia 20, o dia do santo, a paróquia terá eventos durante todo o dia, começando com a Santa Missa, às 6h30 da manhã. A procissão da Festa de São Sebastião será realizada às 16h30 e este ano contará com um diferencial: a nova imagem do santo, com 1,80m de altura, que será apresentada aos fieis. Em 2013, a procissão reuniu cerca de 30 mil fieis, de acordo com levantamento da Polícia Militar. Neste ano, a expectativa da paróquia é que a procissão reúna cerca de 40 mil pessoas.
Uma curiosidade da procissão é a cor das roupas das pessoas que participam. Elas usam cores vermelhas ou brancas em homenagem a São Sebastião. A cor banca simboliza a paz e a vermelha é a cor do martírio. Uma tradição de 21 anos. A missa de encerramento será realizada às 18h do dia 20 e será presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
A programação da festa conta também com uma exposição de fotos e artigos dos últimos 10 anos da procissão da Festa de São Sebastião, uma das maiores de Natal. No sábado (18), às 19h, haverá o lançamento de uma revista comemorativa aos 65 anos da Paróquia de São Sebastião.
Sobre o tema da festa, ’65 anos evangelizando o povo de Deus’, o padre Campos, pároco da Paróquia de São Sebastião, disse que “a missão dos que fazem a paróquia é evangelizar, levar o evangelho às pessoas. Após 65 anos da criação da paróquia, a nossa missão é a mesma. A maneira de levar o evangelho às pessoas muda, mas o conteúdo é o mesmo”.

Menor de 12 mata idoso de 72 após flagrá-lo violentando a mãe

 
idoso
Após flagrar a mãe de 40 anos sendo violentada, um garoto de 12 anos matou Sebastião Ferreira, de 72 anos, na noite desta sexta-feira (10), no beco Maria Teresa, no bairro Baixada da Cadeia Velha, em Rio Branco (AC).
A entrar em casa, o menor presenciou o homem em cima da mãe, Marcilene Sousa Ferreira, e usou uma cadeira para aplicar um golpe fatal na cabeça.
A vítima foi socorrida pelo Samu, mas morreu quando era conduzida para o Pronto Socorro. A mãe do garoto era usuária de remédio controlado e passava boa parte do tempo dormindo.
A mulher estava dopada quando foi violentada e foi levada para o Pronto Socorro. O filho dela foi apreendido e conduzido para a Delegacia do Menor por homicídio.

Terra

HOMEM DAS CAVERNAS: IRANIANO NÃO TOMA BANHO HÁ 60 ANOS





A forma como vive o iraniano Amoo Hadji parece uma janela para o mundo primitivo, aos 80 anos, o homem não toma um banho sequer desde os 20 anos de idade, um total de 60 anos sem ver um sabonete, seu maior bem material é um pedaço de cano que utiliza para fumar. Hadji chega a fumar charuto feito com esterco dos animais que pastam nas proximidades e para se esquentar  fuma cinco cigarros ao mesmo tempo.
Amoo Hadji vive nos arredores do vilarejo Dezhgah, na província de Fars, Irã, o homem não parece se importar em viver no meio de tanta imundície, Hadji se alimenta de pequenas caças da região e diante das informações ele gosta de dormir dentro de um buraco.

EM ALTO DO RODRIGUES HOMEM É PEGO EM FLAGRANTE FURTANDO BODE



Policiais foram procurados por um agricultor onde o mesmo disse que flagrou A pessoa de José Marcio Nascimento da Silva roubando Bodes de sua propriedade.
De imediato o sargento Leonez seguiu em diligências e conseguiu prender o acusado acima citado, a vitima que tem sua propriedade na estrada do óleo, o mesmo ligou para delegacia quando o sargento Leonez Moises e Cb lazaro saiu em diligências e com êxito vem dando tranqüilidade a população de Alto do Rodrigues e região.

EM PARAU MULHER ABORTA E FETO É ENCONTRADO NO MATO

imagem ilustrativa
Na manhã de hoje 11/01 policiais foram informados que uma mulher por nome de isabel Medeiros, aproximadamente 22 anos teria realizado um aborto e o feto foi encontrado no beco do açude em Paraú.
Policiais encontram-se no local aguardando os peritos do itep

A derrota do prefeito de Angicos na Câmara Municipal

12203
Na noite desta sexta-feira (10), o prefeito Júnior Batista (DEM) sofreu derrota na Câmara Municipal de Angicos. Ele passou o dia articulando para fazer o próximo presidente da Casa, numa eleição antecipada, mas não levou a melhor. Só conseguiu mobilizar três dos nove vereadores.
O vice-prefeito Deusdete Gomes (PTB), que foi peça decisiva na vitória de Júnior Batista, conseguiu eleger a sua fiel escudeira, a vereadora Nataly Felipe (PTB), que foi a mais votada em 2012. O PMDB do ex-prefeito Clemenceau Alves, o Sossó através de três vereadores apoiaram a vencedora. Ainda teve a vereadora Edileuza Palhares (PMDB) que lançou candidatura, mas só teve o voto dela nas urnas. Na foto, o prefeito Júnior Batista, o vice Deusdete Gomes e o ex-prefeito Sossó, líderes da cidade.

Batata frita tem substância cancerígena, ativada pela alta temperatura do óleo

Presente em todos os happy hours, redes de fast food e papos com os amigos, a batata-frita é uma unanimidade.

Muito difícil achar alguém que não goste. No entanto, estudos mostram que o tubérculo, quando frito, sofre uma reação química e libera uma substância cancerígena, a acrilamida. O nutrólogo Roberto Navarro explica que a reação acontece com quando o alimento é aquecido a altas temperaturas, aquelas maiores de 120ºC. “Se fala da fritura porque o cozimento não atinge essa temperatura alta”, esclarece. O aminoácido asparagina reage com a glicose (ou frutose) e libera a maléfica acrilamida, composto já conhecido pela ciência por causar câncer em ratos. “Existem outros alimentos que liberam acrilamida, mas a batata é a que apresenta maior teor dessa substância quando é frita, por isso se fala tanto dela”.
Além da batata, entram nesta lista a beterraba, o pão e os cereais. Todos eles têm o aminoácido asparagina, glicose e frutose (no caso das frutas), mas não se costuma comê-los após serem submetidos a temperaturas tão altas, o que os deixa livres da acrilamida.

Dana White divulga foto de Anderson Silva sem gesso na perna

Anderson Silva não está mais com a perna engessada – Reprodução/Instagram
Anderson Silva não está mais com a perna engessada – Reprodução/Instagram
A recuperação de Anderson Silva está indo de vento em popa. O ex-campeão dos pesos-médios do UFC, que fraturou a perna durante o combate contra Chris Weidman no UFC 168, em dezembro, já tirou o gesso e deve andar sem muletas em breve.
O presidente do UFC, Dana White, visitou o lutador e divulgou uma foto de Anderson descansando em casa.
“A perna está se recuperando rapidamente. Ele andará sem muletas em 30 dias”, escreveu o mandatário.
Anderson quebrou a fíbula e a tíbia quando Weidman bloqueou seus chutes usando o joelho no segundo round do combate. Perdendo por nocaute técnico, Spider foi encaminhado diretamente ao hospital e passou por uma cirurgia de emergência, na qual os médicos inseriram um pino para estabilizar os ossos. A previsão de recuperação é de seis a nove meses.

Homem é executado enquanto dirigia com família no carro

 
556x314xceara.jpg.pagespeed.ic.Ps_ghe-_Vz
Agora à noite um cara foi executado a tiros enquanto dirigia, com a esposa e o filho pequeno dentro do carro.
Aconteceu na RN-064, aquela estradinha que liga Ceará-Mirim a Ielmo Marinho. Ali próximo há um conjunto residencial e as pessoas jantavam quando ouviram os gritos e o barulho dos tiros.
O assassino estaria em uma motocicleta e fugiu depois de ter baleado o cara. A esposa dele e o filho não foram atingidos.
Por Jacson Damasceno.

PM prende 26 e apreende 112 CNHs durante blitz no litoral Sul do RN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte prendeu 26 pessoas e recolheu 112 carteiras de habilitação durante a blitz realizada durante a madrugada deste sábado (11) na Rota do Sol, no litoral Sul do estado. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, todas as prisões aconteceram pelo crime de embriaguez ao volante.

Após a blitz, a PM utilizou um microônibus para levar todos os detidos para a delegacia de Plantão da zona Sul, em Natal, onde foram autuados em flagrante. As pessoas que tiveram as carteiras de habilitação apreendidas também apresentavam sintomas de embriaguez. No total, segundo o comandante geral, 2.500 testes de bafômetros foram feitos.

Além do litoral Sul, a PM está mantendo barreiras na praia de Pitangui, no litoral Norte, e nas pontes de Igapó e Newton Navarro, ambas em Natal.

Há 51 anos, homem constrói catedral por conta própria na Espanha







Vista frontal da Catedral de Justo Gallego (Foto: Érica Chaves/G1)Vista frontal da Catedral de Justo Gallego (Foto: Érica Chaves/G1)
Assim como em Barcelona existe a Sagrada Família, o projeto inacabado de Antoni Gaudí,  outra cidade espanhola tem uma catedral em construção há décadas. Mas, neste caso, a história chega a ser ainda mais incomum: a catedral em Mejorada del Campo, uma pequena cidade no entorno de Madri, está sendo construída há 51 anos pela iniciativa de um único homem.
Ele se chama Justo Gallego Martínez e tem 87 anos. A ideia de erguer um templo surgiu em 1961, quando ele foi expulso de um convento da Igreja Católica para que sua tuberculose não contaminasse outros padres. Depois desta decepção, ele decidiu dedicar sua vida a Deus por meio da construção de uma catedral.
Justo não é arquiteto nem engenheiro. Abandonou os estudos ainda criança, durante a Guerra Civil espanhola, mas com fé, esforço e ajuda de voluntários tenta levar seu sonho a cabo. Alguns o chamam de Dom Justo e outros, de Louco da Catedral.
Veja no fim da reportagem imagens em 360º de dentro e de fora da catedral
'Dom' Justo Gallego, também conhecido como o 'Louco da Catedral'  (Foto: Érica Chaves/G1)'Dom' Justo Gallego, também conhecido como o 'Louco da Catedral' (Foto: Érica Chaves/G1)
saiba maislonge de estar terminado.

Rosalba e José Agripino na despedida do monsenhor Edson Monteiro em Santana do Matos

Muitas emoções em Santana do Matos marcou as homenagens ao monsenhor Edson Monteiro, pároco emérito do município e ex-prefeito em duas oportunidades. Ele faleceu nesta quinta-feira (09).
Ao lado da prefeita Lardjane Ciriaco, a governadora Rosalba Ciarlini e o senador José Agripino Maia acompanharam os ritos funerais. Houve uma missa solene campal, realizada em frente à igreja matriz Senhora Santana, foi conduzida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.
12192
12193

Um ano após posse, 107 prefeitos têm mandato cassado

Um levantamento divulgado ontem (10) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que um ano após a posse dos prefeitos eleitos no pleito de 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando das cidades que os elegeram. A maior parte deles, 107 eleitos, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, número que representa 85,6% das trocas.
Segundo os dados, as demais causas de afastamento dos prefeitos eleitos são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), e um prefeito deixou o cargo por motivo não identificado no estudo. Os estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) e Mato Grosso (10). Na avaliação da confederação, o número de trocas dos eleitos em 2012 se manteve praticamente igual em relação ao mesmo levantamento feito em 2011, período em que 128 prefeitos deixaram os cargos.

FOTO: Anúncio em site de compras vende negro a R$ 1; autor é identificado

Uma postagem no último final de semana no site Mercado Livre anunciava a venda de negros por R$ 1. Após denúncia, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do governo federal, e o site conseguiram identificar o autor da publicação.
As informações serão encaminhadas ao Ministério Público e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, que investigarão o caso.
Em nota, a secretaria disse que o autor pode ter como pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa, para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Reprodução
Anúncio publicado no início da semana no Mercado Livre oferece negros por R$ 1

“É inconcebível e inaceitável a tentativa de desumanização da população negra, enquadrando seus indivíduos como mercadoria e remetendo os mesmos de volta à escravidão”, diz Carlos Alberto de Souza e Silva Junior, ouvidor da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Segundo a secretaria, não haverá punições ao Mercado Livre. Em nota, o site de vendas afirmou que repudia o anúncio. “O Mercado Livre informa que entregou, após notificação oficial, os dados cadastrais e de acesso do usuário anunciante às autoridades competentes para que o autor seja investigado. O anúncio foi retirado do ar na segunda-feira, dia 6, assim que denunciado pelos próprios usuários do site”, diz o site.
Folha

Morre a atriz Marly Marley, ex-jurada do “Programa Raul Gil

A ex-jurada do “Programa Raul Gil”, ex-vedete e atriz Marly Marley morreu, aos 75 anos, na noite desta sexta-feira (10) no Hospital São Camilo, em São Paulo. De acordo com o hospital, ela morreu às 22h05 devido a complicações relacionadas a um câncer de pâncreas.
O velório será a partir das 9h deste sábado (11) no Cemitério Morumbi, em São Paulo, e o enterro às 17h.
Em recente entrevista , o apresentador Raul Gil afirmou que Marly teve que passar por uma cirurgia de emergência em dezembro e estava se recuperando na UTI. “O Ary [Toledo] está desolado, sem rumo, a família dele é a Marly”, afirmou Raul sobre o estado emocional do marido da ex-vedete.
A atriz foi internada no dia 3 de dezembro devido a uma “descompensação clínica” e estava em tratamento quimioterápico para seu câncer, que era metastático – ou seja, causa formação de novas lesões tumorais a partir de outras.
O último boletim médico divulgado pela assessoria do São Camilo nesta quinta-feira (9) informou que a ex-jurada estava recebendo os devidos cuidados médicos e que seu estado era “grave, mas estável”.  Ainda de acordo com as informações, Marly seguia internada sem previsão de alta.

Caminhão cai em galeria

Promotora diz que botafogo pode ser prejudicado por contrato com a empresa


image_thumb
O Botafogo pode ser prejudicado ao aceitar o patrocínio da Telexfree, empresa acusada de ser a maior pirâmide financeira da História do Brasil ealvo de alerta em pelo menos mais dois países.
Segundo a promotora Alessandra Marques, responsável pela ação que bloqueou o negócio no Brasil, o congelamento de bens dos sócios da Telexfree pode, em tese, atingir os recursos do contrato com o clube, mesmo que esse valores estejam no exterior.
“Quem é réu nesse processo tem o patrimônio bloqueado. Isso pode afetar qualquer contrato”, afirma a promotora Alessandra, integrante do Ministério Público do Acre (MP-AC), em entrevista ao iG. “Não adianta dizer ‘estou protegido por tal empresa’. Ele [o sócio] está afetado pela indisponibilidade [de bens].”
A pedido do MP-AC, todos os ativos da Ympactus Comercial – razão social da Telexfree no Brasil –foram bloqueados em 18 de junho de 2013 por decisão liminar (provisória) da 2ª Vara Cível de Rio Branco. Também foram congelados os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios-administradores da empresa.
O MP-AC, agora, tenta condenar a Ympactus, Carlos Costa, Carlos Wanzeler e o americano James Matthew Merrill – os dois últimos, responsáveis pelo anúncio do patrocínio ao Botafogo – a devolver o dinheiro a quem investiu no negócio. Estima-se que 1 milhão de pessoas tenham se associado à Telexfree no Brasil.
A ação civil pública com essas solicitações tramita na 2ª Vara Cível do Acre, mas ainda não tem data para ser julgada.
Três empresas, mesmos empresários
Durante o anúncio do patrocínio, nesta quinta-feira (9), Wanzeler tentou dissociar a Ympactus do que chamou de “Telexfree Internacional” e que é, segundo ele, quem firmou a pareceria com o Botafogo
“O acordo com o Botafogo foi fechado com a Telexfree internacional, não tem nada a ver com a Ympactus no momento”, disse, durante a coletiva de imprensa.
O Botafogo também ressaltou, em nota em sua página na internet, que a nova parceira tem sede em Massachusetts e foi fundada em 2002. Essas, entretanto, são justamente as características de uma empresa chamada Telexfree, Inc.
De acordo com dados da Divisão de Empresas de Massachusetts, a Telexfree, Inc. tem Wanzeler como diretor e tesoureiro e Merrill como presidente.
Em outubro, o iG mostrou que os sócios da Ympactus preparavam uma estratégia para mandar R$ 29 milhões das contas da empresa para a Telexfree, Inc.  Essa quantia foi apresentada por Carlos Costa, dem um vídeo divulgado na página oficial da empresa numa rede social, como dívidas da empresa brasileira com a americana referentes a comissões (R$ 28,9 milhões) e à utilização da marca Telexfree (R$ 200 mil).
Wanzeler e Merrill também são administradores, juntamente com Carlos Costa, da Telexfree, LLC, fundada em 2012 no Estado de Nevada.
“É óbvio que isso [o contrato do Botafogo com a Telexfree] é um negócio de risco”, diz a promotora Alessandra, do MP-AC. “O Botafogo pode ter prejuízo à medida que o patrimônio dos sócios da empresa está bloqueado”
Procurado, o clube informou que não iria comentar as declarações da promotora. Durante a entrevista coletiva, o diretor-executivo do Botafogo, Sérgio Landau se mostrou despreocupado.
” As remessas de recursos da Telexfree serão feitas por trâmites legais. Em hipótese alguma faríamos diferente numa questão delicada como essa.”
A Telexfree foi procurada pela reportagem e não se manifestou sobre o assunto.
Fonte:  IG.

Telescópio da Nasa flagra “Mão de Deus” durante explosão de estrela

 
5b57lg31o3_9ngdvw3vdh_file
O telescópio da Nasa NuSTAR flarou uma imagem rara no espaço sideral. Enquanto o Chandra, também da Nasa, captava “uma chapa” de raio-X das colorações verde e vermelho, o NuSTAR, por emitir raios-X de alta energia, obteve as imagens do azul.
De acordo com a principal pesquisadora do Chandra, Fiona Harrison, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, o flagrante só foi possível graças à tecnologia do NuSTAR.
— O ponto de vista único do NuSTAR, pelos raios-X de alta energia, mostra objetos bem estudados por nós em uma evidência totalmente nova.
Segundo a pesquisadora, a imagem da passa nebulosa é o resultado de um denso resto de uma estrela que explodiu em uma supernova. O que há em volta é uma radiação eletromagnética pulsante, que deu a forma da mão por conta da interação das partículas, denominada “vento”.
No entanto, os cientistas ainda não sabem dizer se a imagem é uma ilusão de ótica ou se de fato a explosão gera a mão. Ainda assim, a explosão foi nomeada “Mão de Deus”.
Apesar de os cientistas não terem certeza de que outras explosões tendam a resultar em uma forma de mão, a nuvem vermelha que parece os dedos da mão é uma estrutura conhecida pelos pesquisadores, chamada RCW 89. A hipótese é de que o vento aqueça a nuvem e produza a coloração de cor quente.
R7.

GTO E RP de santa cruz, recuperam mais uma motocicleta com ocorrência de furto

 
SAM_0476A equipe do GTO com apoio da Rádio Patrulha, se encontrava realizando uma abordagem de rotina no Bairro do Paraíso Santa Cruz, quando o condutor da motocicleta, tipo Titan, azul, placas MXM 9589, não obedeceu a ordem de parada e saiu em disparada conduzindo o veículo, que após perseguição nas ruas do Bairro, o veículo foi encontrado abandonado próximo a Vila de Wilson, após averiguarão via INFOSEG foi constatado que havia queixa de furto do referido veículo, Diante dos fatos os mesmos foram conduzidos para 9ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Fonte: GTO/Radio Patrulha.

FESTA DA PADROEIRA 2014:

Estamos nos aproximando da Festa da Padroeira, e nestes dias que antecedem os festejos, no período de 24 de janeiro a 02 de fevereiro, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Saúde está sendo recebida pelas famílias da cidade, em suas casas, numa grande demonstração de fé e devoção.
Enquanto isto, a imagem original de Nossa Senhora da Saúde permanece  na igreja, pela sua necessidade preservação e por tratar-se de uma obra centenária, de origem portuguesa, provavelmente do início século XIX.
Não é sabido exatamente há quantos anos teve início a Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Boa Saúde. Entretanto, neste ano de 2014, o referido evento religioso deve estar completando mais de 136 anos de realização. Como é sabido, o nome de Boa Saúde surgiu no período da formação do povoado, em homenagem a Nossa Senhora da Saúde, depois da construção da capela e  da vinda da imagem de Portugal. Documento datado de 1878 (Boa Saúde - Origem e História pág. 32)  comprova a existência do povoado com o nome de Boa Saúde, o que nos leva a crer que a Festa de 2 de Fevereiro vem sendo realizada há mais de 136 anos.

AÇUDE SANTA CRUZ TEM POUCO MAIS DE 5% DO VOLUME D´ÁGUA


Construída na década de 50, o Açude Santa Cruz, mais um barrando o rio Trairi, tem um histórico de preocupação e abandono pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz, quando em 1960 deixou de pertencer a gestão do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, e passando pela tragédia de 1981.
Após a esse momento trágico, o DNOCS reconstruiu e voltou a gerir o reservatório, que tem uma área de 300 km² e capacidade de 5.158.750 m³.

CUITÉ TEM 4 ESCOLAS SELECIONADAS NA 1ª ETAPA DO PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS

A Comissão Interministerial de Avaliação do Programa Mais Cultura nas Escolas já selecionou 1.001 projetos de Plano de Atividades Culturais que serão desenvolvidos nas escolas públicas do ensino fundamental e médio em todo o país.

De acordo com levantamento feito pelos ministérios da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social tendo como base as escolas habilitadas para participarem do Mais Cultura nas Escolas, 67% das 14,3 mil escolas habilitadas para participar do Programa – criado por meio de

Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral. O melhor mesmo para limpar a água das impurezas é o bom e velho filtro de barro.

Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).

Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.

Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.

O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.

Ainda de acordo com o livro de pesquisas, o consumidor precisa ficar alerta na hora de comprar esse tipo de produto, pois há tecnologias lançadas que não são eficientes e permitem a passagem de elementos perigosos para a saúde.

Fonte: Anarquista.net

'Adolescentes perigosos estão na rua por falta de vagas', diz juiz do RN

Juiz faz duras críticas ao sistema socieducativo
(Foto: Divulgação/TJRN)
Sem vagas nos Centros Educacionais que abrigam os menores de idade em conflito com a lei, a opção da Justiça do Rio Grande do Norte tem sido liberar os jovens. Quem afirma é o juiz da 1ª e 3ª Varas da Infância e Juventude de Natal, Homero Lechner, que faz um balanço negativo do sistema socieducativo potiguar em 2013. "Estamos colocando adolescentes altamente perigosos na rua e também encaminhando para o sistema aberto", diz o magistrado em nota divulgada pelo Tribunal de Justiça do RN nesta sexta-feira (10).

O juiz relata dificuldades tanto para internação provisória quanto para definitiva. A falta de vagas também mantém centenas de processos parados, principalmente de busca e apreensão, segundo o magistrado. "Esses processos estão paralisados porque como é que vai cumprir se não há vagas?", acrescenta Lechner.


Lechner explica que quando não há vagas no sistema, o adolescente é encaminhado para cumprir medida em meio aberto, então a medida é substituída pela liberdade assistida ou prestação de serviço à comunidade.

Interditado por problemas estruturais e sem previsão de conclusão de obras, o Centro Educacional Pitimbu, maior unidade de estado, traz um déficit de 70 vagas. "Nos demais Ceducs a situação não é boa, tampouco. Mas nós temos que ver a questão do Ceduc Mossoró e Ceduc Caicó porque se trata de espaços fora da jurisdição de Natal. Mas também temos informações que há interdições parciais em algumas alas", esclarece.
G1

Apodi: Mais de 70 servidores são exonerados pelo prefeito Flaviano Monteiro



As exonerações aconteceram como medida necessária para conter os gastos que tem provocado dificuldades no pagamento dos servidores municipais. Segundo a assessoria da prefeitura as dificuldades financeiras enfrentadas pelo prefeito Flaviano Monteiro tem haver com às dívidas herdadas de gestões passadas, aliadas às constantes quedas de receitas de FPM e consequentemente as deduções referentes às receitas da saúde e da educação.
A medida adotada pelo prefeito foi anunciada aos secretários coordenadores e cargos comissionados durante uma reunião. Ao todo foram exonerados 78 cargos comissionados. Outro ponto que reforçou a decisão foi que a partir de janeiro a prefeitura terá que pagar 125 mil reais de precatórios negociados com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Acrescente-se ainda o reajuste do salário e do Piso Nacional dos Professores que serão incorporados à folha de pagamento dos servidores, o que comprometerá ainda mais as receitas do município.

Porto de Natal dobra movimentação de frutas em dois anos

Cerca de 90% das frutas escoadas são oriundas do RN no Porto de Natal (Foto: Divulgação/Codern)Cerca de 90% das frutas escoadas são oriundas do RN no Porto de Natal (Foto: Divulgação/Codern)
O Porto de Natal registrou um crescimento superior a 100% na movimentação de frutas nos últimos dois anos. A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) informa que o embarque passou de 83.222 para 168.701 toneladas entre 2011 e novembro de 2013. A maioria da carga vem dos produtores do Rio Grande do Norte. A maioria das frutas exportadas pelo estado são melão, manga, banana e melancia.
saiba mais
De 2011 para 2012 a movimentação subiu de 83.222 para 154.358 toneladas, o que resultou em um aumento de 85% nas exportações entre os dois anos. No último balanço realizado pela companhia, os dados atualizados da movimentação de frutas de 2013 registraram o volume de 168.701 toneladas até novembro. O crescimento foi de 26% em relação ao mesmo período de 2012, de janeiro a novembro, e de 103% se comparado a todo o ano de 2011.

De acordo com a Codern, o resultado de 2013 só não foi maior porque faltou espaço nos navios para a demanda de contêineres de frutas. Para que o problema não seja repetido na safra de 2014, uma negociação está em andamento entre produtores e armadores para que o espaço nos navios para embarques de frutas seja aumentado.

De toda a movimentação de frutas de 2013, 90% da carga é oriunda do Rio Grande do Nortee  10% de Pernambuco. “O Porto tem capacidade para fazer mais e estamos em busca disso, para fazermos do Rio Grande do Norte um estado que se destaque na economia do Nordeste e do país”, afirma o diretor-presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo.
Codern espera ampliar número de linhas para fazer transporte de frutas no Porto de Natal (Foto: Divulgação/Codern)Codern espera ampliar número de linhas para
transporte de frutas (Foto: Divulgação/Codern)
Ainda de acordo com o diretor da Codern, a perda de exportações do Rio Grande do Norte para outros estados está diretamente ligada à deficiência de linhas para outros destinos mundiais. Atualmente o porto embarca produtos para os Portos de Algeciras e Viggo, na Espanha, Roterdã, na Holanda, e Tilbury, na Inglaterra.

Para sanar essa carência de linhas para exportações de longo curso, o Porto de Natal está em negociando uma nova linha com destino ao Porto de Espanha, em Trinidad e Tobago, que atenderá à linha dos Estados Unidos e reembarque para a Ásia.

“A questão dos outros portos que fazem embarque para outros países, onde a carga do RN migra, está diretamente ligada à deficiência de linhas para outros destinos, o que já está sendo resolvido para a safra de 2014” explica Pedro Terceiro. A Codern também conta com a conclusão das obras do Berço 4 e a ampliação da retroárea.

Juiz bloqueia bens de prefeito e mais sete em Governador Dix-Sept Rosado

A Justiça determinou o bloqueio de bens do prefeito de Governador Dix-Sept Rosado e de mais sete pessoas. A medida é uma decisão cautelar, resultado de ação civil pública de responsabilização por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, de forma conjunta pela Promotoria de Justiça da Comarca e pelo Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GARPP).
O juiz de Direito da Vara Única da Comarca de Governador Dix-Sept Rosado, Cláudio Mendes Júnior, ordenou o bloqueio de valores existentes na conta dos demandados para que de forma solidária se chegue ao limite de R$ 65.972,54 – o bloqueio deve ser realizado através do sistema de penhora on-line (BACENJUD).
Outra medida estipulada pelo magistrado, também visando decretar a indisponibilidade de bens dos réus, é o bloqueio judicial de veículos existentes em nome dos demandados, por meio do RENAJUD.

Ministro Garibaldi Filho anuncia inauguração de mais três agências da Previdência no Estado

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho a nunciou nesta sexta-feira (10) a inauguração de mais três agências da Previdência no Rio Grande do Norte. A primeira a ser inaugurada será a do município de Alexandria no dia 24 de janeiro. Fevereiro também será o mês de inaugurações com as agências de São Miguel (14) e São José do Mipibu (22).
Com estas já somam 36 agências no Rio Grande do Norte que foram viabilizadas através do programa de interiorização da Previdência, priorizando e dando a atenção necessária para os aposentados e trabalhadores brasileiros.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Chuva forte na manhã desta quinta (09) inunda ruas de Nova Cruz

 
01
Choveu forte na manhã desta quinta feira(09) na região agreste potiguar. Em Nova Cruz foi suficiente para inundar algumas ruas, principalmente da parte baixa da cidade. A água também invadiu algumas casas.
Logo pessoas usaram as redes sociais para mostrar a situação em seu bairro e em suas ruas. Separamos alguns registros feitos por internautas nesta manhã.
Fonte: NCO Oficial.

Santa Cruz: No combate ao crime Polícia prende dois suspeitos de assalto e retira arma de fogo de circulação

Fotos cedidas pela Policia
Uma equipe da ROCAM com apoio da Rádio Patrulha de Santa Cruz-RN, em uma abordagem de rotina, na noite dessa quinta-feira (9) por volta das 20h10min, conseguiram tirar de circulação dois assaltantes e uma arma tipo revolver, calibre 38, Taurus, com 06 munições do mesmo calibre, número 728980, que se encontrava em poder dos meliantes JOSÉ FELIPE SILVA FERREIRA, de 19 anos de idade e do menor das iniciais F. S. N de 16 anos de idade, ambos moradores do Bairro do Paraíso, Santa Cruz-RN.

Os elementos estavam em uma motocicleta tipo Honda Titan, preta, de placa NNR-7320 e após avistarem a presença da polícia se evadiram do local, onde foram perseguidos e presos, fato esse ocorrido na Bairro do Maracujá, próximo a galeria. 

Abordagem nas ruas de Santa Cruz, GTO e Rádio Patrulha com apoio da Rocam,
Polícia trabalhando a população se sente segura.
Diante dos fatos os mesmos foram conduzidos para 9ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. Os mesmos foram reconhecidos por populares como sendo os mesmos que assaltaram um comercio em frente ao Hospital Ana Bezerra, no dia 24 de dezembro de 2013.

Blog O Paralelo com informações e fotos da 4ª CIPM/SANTA CRUZ

Pegou ar: Jean Wyllys detona quem critica o 'BBB' no Facebook

Jean Wyllys. Foto: Divulgação
Jean Wyllys postou uma carta aberta em seu Facebook argumentando os usuários da rede social que criticam o "Big Brother Brasil". O deputado federal, que venceu a 5ª edição do reality show, declarou que não há nada mais contraditório do que "pessoas que passam o ano inteiro expondo suas entranhas no Facebook" julgarem os amigos que assistem ao programa.
"Nada mais contraditório! Essas pessoas passam o ano inteiro expondo suas entranhas no Facebook (da foto no espelho da academia às férias em família, passando pelo prato que comem todo dia e seus conflitos pessoais); dando detalhes minuto a minuto de suas ações e se envolvendo em bate-bocas com os 'amigos' virtuais pelos motivos mais banais, mas, quando chega janeiro, arvoram-se a detonar o BBB pelo 'excesso de intimidade que aquelas pessoas expõem', escreveu o deputado.

Presidiário do semiaberto é assassinado ao deixar cadeia da zona Norte




O preso do regime semiaberto Erinaldo Alves Lima, de 20 anos, foi assassinado a tiros, no início da manhã desta sexta-feira (10), logo após deixar a cadeia da zona Norte, onde havia passado a noite. Cego, como era mais conhecido o jovem, estava caminhando na avenida João Medeiros Filho, quando foi surpreendido.
Erinaldo Alves, de acordo com a polícia, tinha saído da cadeia juntamente com outros cinco presos do semiaberto. Apesar disso, apenas ele foi o alvo dos criminosos, que estavam em uma moto Honda Pop. Cego foi baleado e caiu morto em uma calçada.
Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar e também da Delegacia de Plantão da Zona Norte estiveram no local, mas não conseguiram colher muitas informações sobre os autores do homicídio. Uma das possibilidades é acerto de contas, em virtude de Erinaldo ser presidiário.