sábado, 9 de março de 2013

Santa Cruz é considerada uma das cidades mais violentas do RN


O Mapa da Violência 2013, elaborado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos, registra uma lista das 10 cidades mais violentas do Rio Grande do Norte.
Os dados revelam as mais elevadas taxas de óbitos registrados com arma de fogo. Média entre os anos de 2008 e 2010 por 100 mil habitantes.
Eis a relação:







1 – Extremoz (População: 24.569) 73,7. (17º no ranking nacional)
2 – Mossoró (Pop.: 259.815) 43,3 (108º no ranking nacional)
3 – Macaíba (Pop.: 69.467) 43,0 (111º no ranking nacional)
4 – São Gonçalo do Amarante (Pop.: 87.668) 41,4 (124ºnacional)
5 – Assú (Pop: 53.227) 40,2 (129º nacional)
6 – Natal (803.739)36,3 (169º nacional)
7 – Baraúna (24.182) 22,2 (388º nacional)
8 – Apodi (34.763) 20,8 (416º nacional)
9 – Parnamirim (202.456)19,4 (445º nacional)
10 – Santa Cruz (35.797)16,1 (575º nacional).

RIO GRANDE DO NORTE: Resgate da luta do Monsenhor Expedito


Monsenhor Expedito Medeiros, pároco de São Paulo do Potengi, um homem à frente do seu tempo, que fez da sua missão a missão de construir uma época nova em favor do rebanho de nosso senhor Jesus Cristo, especialmente os menos favorecidos.

Monsenhor, que assumiu a sublime bandeira de lutar pelo projeto de proporcionar água de boa qualidade para o seu povo. Luta que se concretizou com a construção da Adutora da Lagoa do Bonfim, que leva o seu nome e a Adutora Sertão Central Cabugi, com água da Barragem do Açu. São milhares de pessoas contempladas.

Passada mais de uma década da luta do "Profeta das Águas", esse sentimento precisa ser resgatado.

Um grupo de federações, sindicatos, cooperativas, grupos, sociedade organizada... está articulando um movimento que pretende sacudir todo o Rio Grande do Norte, mostrando aos potiguares que a luta do padre Expedito precisa ser reativada.

João Cabral (Coordenador da Federação da Agricultura Familiar/RN), Hugo Tavares (expeditiano de quatro costados), padre Ramos (nosso pároco), dentre outros estão na organização do resgate, cujas primeiras mobilizações serão dia 12 em Lages Pintadas e dia 13 em São Paulo do Potengi, pela água e como conviver com a seca.

Belezas naturais atraem “Expedições Fotográfica”


Não é de hoje que o município de Sitio Novo tem sido palco de inúmeras expedições fotográficas. Tudo isso se deve graças a Deus que presenteou nossa terra com uma beleza exuberante que nos últimos anos ganhou força no cenário estadual e até nacional devido ao forte apoio do poder público municipal que acreditou no potencial turístico do lugar e investiu tanto em eventos voltados para o turismo de aventura como também na divulgação de seus pontos turísticos a nível nacional. 

Maquete da Arena das Dunas será exposta no Natal Norte Shopping


A partir deste sábado, dia 9, os clientes do Natal Norte Shopping poderão conferir de perto os detalhes do projeto da Arena das Dunas, através de exposição de suas maquetes física e eletrônica, além de 12 totens com a cronologia da obra e todas as ações sociais realizadas pela OAS, também responsável pela obra da Arena.
Esta será a primeira exposição do projeto neste ano. Em 2012 a maquete esteve nos shoppings Midway Mall, Natal Shopping, na rodoviária de Natal e na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No total, 95.061 pessoas visitaram a exposição.
A maquete física tem 2,22 x 1,55 metros, 60 centímetros de altura e foi produzida em escala de 1/250, em São Paulo. O projeto ficará exposto na praça central do shopping até o dia 31 de março.

Alice maciel em Jaçanã



Neste dia 10 Domingo Alice maciel estárá na Assembleia de Deus em Jaçan, em um culto alusivo ao dia Inteernacional da mulher.

O evento acontecerá na praça de ventos apartir das 19hs

sexta-feira, 8 de março de 2013

Jaçanã recebe o Expresso Cidadão amanhã (09)


A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), através da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci), leva nesta sexta-feira (8) a Central do Cidadão Móvel (Expresso Cidadão), aos municípios de Macau e João Câmara, e no sábado (9) no município de Jaçanã.
Através de uma equipe formada por profissionais capacitados, a Sejuc realiza ações de cidadania levando à população serviços gratuitos de emissão de Carteira de Trabalho, CPF e Foto 3X4.
Em 2012 o Expresso Cidadão participou de 82 ações sociais beneficiando mais de 42 mil pessoas. O projeto já levou cidadania a lugares como Lagoa Salgada, Ruy Barbosa, Taipu e Janduis. A Central Itinerante tem como objetivo suprir a necessidade da população e garantir à comunidade serviços básicos.Data: 09/03/2013
Cidade: Jaçanã
Local: Secretaria Municipal de Ação Social
Serviços: Carteira de Trabalho (DRT) e CPF
Horário: 9 às 15h




Aviso aos Leitores

Caso o blogger venha deixar de divulgar não é por que queremos é simplesmente por que uma dos partidários do prefeito saiu dizendo na rua que se caso os responsáveis do blogger  não parar de divulgar os erros da atual administração essa pessoa irá de uma forma tomar a senha ou mudar para que não tenhamos acesso ao blogger .
   O que mais  me admira é que o blogger sempre esteve aberto as ações da prefeitura para qualquer coisa seja positiva ou negativa , só que nunca ninguém  nos procurou , vejo que quando querem colocar alguma coisa da prefeitura procuram o blogger Noticias da Serra .
   Não vejo essa ação como de uma pessoa consciente pois não se cala a boca dos outros privando-os da informação e sim com ações e trabalho pois quando fazemos as coisas certa o povo não tem o que falar .
   O que me causa espanto que quem comentou isso era pra mim (josailtom ) uma pessoa que eu até admirava como uma pessoa educada ,centrada ,inteligente , e não o via como essas pessoas excessivamente apaixonada pois quatro anos passa rápido e a vida continua mas pra aqueles que se expõe demais fica a reprovação da população e aquilo que você construiu em tanto tempo como pessoa se destrói muito rápido e talvez nunca mais se reconquiste .
   E mesmo caso isso venha acontecer não se tem como calar a boca do povo  pois as redes sociais estão ai , jamais devemos aceitar  voltar a um tempo em que se tenta calar a boca do povo , com ameaças ou levando pra delegacia por que isso é a receita da derrota .


(por Josailtom)
A paróquia Nossa Senhora do Amparo está com um curso de crochê para todas as mulheres que queiram participar , o curso é ministrado por Zelma de Jaçanã agente pastoral e artesã
   Aquelas que queiram participar é só procurar a casa paroquial de Coronel , o curso está sendo todas as sextas a partir das 15 horas .

Deputado-Pastor da Assembleia de Deus pede a senha do cartão de um fiel


Ganhou a internet um vídeo no qual o deputado-pastor Marco Feliciano (PSC-SP) realiza uma coleta entre os fieis de sua igreja, a Assembleia de Deus do Avivamento. Ele aceita de tudo: dinheiro, cheque, motocicleta…
A certa altura, manuseia um cartão. E avisa, em timbre de ultimato: “É a última vez que eu falo. Samuel de Souza doou o cartão, mas não doou a senha. Aí não vale. Depois vai pedir o milagre pra Deus e Deus não vai dar. E vai falar que Deus é ruim.”
Feliciano foi indicado por seu partido para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Candidato único, deveria ter sido eleito nesta quarta (6). Manifestantes de organizações sociais e colegas do PSOL e do PT impediram a votação.

CORONEL EZEQUIEL: Chefe de Gabinete do prefeito Taú resolve se pronunciar.


 Em  meio a uma manifestação realizada pelos professores daquele municipio,  a repercussão nas redes sociais e a cobrança do blog Coronel Ezequiel Noticias pedindo uma resposta do executivo, o Assessor do prefeito resolve se manifestar.

Parabenizo a atitude do senhor Assessor, em trazer uma explicação para a classe trabalhadora, mas também parabenizo a ação dos professores e dos vereadores que abraçaram a causa, pois nenhuma conquista será alcançada sem que não tenha um movimento popular. Quando o povo se cala se tornam coniventes com as práticas e ações que muitas vezes ferem os principios, conquistas etc.

Parabens educadores pela ação, pacífica, não teve baderna apenas uma manifestação popular fazendo uso dos meios a vocês disponibilizados, esperamos que as coisas se mantenham no mesmo processo de antes.

Parabens Taú pela sua iniciativa, mesmo em meio a uma turbulencia no inicio de um mandato, que é muito dificil, mas você está demostrando que terá uma liderança diante das situações independente de qual seja.

Hoje tem Naninha em Coronel Ezequiel

Hoje tem uma grande seresta com Naninha no auditório da escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes apartir das 22:00h


A senha custa 10 reais individual e 50 a mesa para 2 casais.
Não perca

8 de Março dia Internacional da Mulher


Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Poucos dias depois, a 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo, de modo que esse episódio é, com frequência, erroneamente considerado como a origem do Dia Internacional da Mulher.

Em 1915, Alexandra Kollontai organizou uma reunião em Christiania (atual Oslo), contra a guerra. Nesse mesmo ano, Clara Zetkin faz uma conferência sobre a mulher.

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.

O clube de Idosos de Coronel Ezequiel comemora o dia da mulher

O clube de idosos de Coronel comemorou o dia da mulher com muito forró pé de serra e animação, as mulheres ganharam flores como lembrancinhas e receberam muitas homenagens, algumas autoridades também participaram na comemoração como o vereador Adriano de Coronel e o Vereador Donizete de Jaçanã.





 Cássia Nascimento


 Lindalva


 Robson Oliveira

 wallyson Zamir

quinta-feira, 7 de março de 2013

Carta Aberta aos Colegas Professores


Venho através desta expor alguns dados e espero que os mesmos possam servir de explicação para uma Matéria publicada no Blog Coronel Ezequiel Notícias. 
Primeiro, quero dizer que tive apenas uma conversa informal, onde mostrei minha preocupação ao perceber uma diferença nos vencimentos de alguns servidores com os constantes na tabela feita com base no Piso Nacional e considerando o Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal. 
Outro que quero ressaltar que o meu cargo de Chefe de Gabinete, assessorando o prefeito Taú é apenas temporária e que sou e continuarei sendo professor, classe pelo qual sempre lutei, luto e lutarei. 
Portanto, quero apenas mostrar para vocês a tabela de vencimentos desde a implantação do piso e fazer alguns questionamentos, a partir dos quais poderemos entender como se deu o reajuste salarial em 2012. 

TABELA DO PISO SALARIAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO (Vencimento na Classe Inicial) 

Ano/Carga Horária 
2009 
 
2010 
 
2011 
 
2012 
 
2013 
 
 
40 horas 
30 horas 
40 horas 
30 horas 
40 horas 
30 horas 
40 horas 
30 horas 
40 horas 
30 horas 
Nível Magistério 
950,00 
712,50 
1.024,00 
768,00 
1.187,00 
890,25 
1.451,00 
1.088,25 
1.567,00 
1.175,25 
Nível Superior (+10%) 
1.045,00 
783,75 
1.126,40 
844,80 
1.305,70 
1.068,30 
1.596,10 
1.197,07 
1.723,70 
1.292,77 
Nível Especialização (+15%) 
1.201,75 
901,31 
1.295,36 
859,80 
1.436,27 
1.228,54 
1.835,51 
1.376,63 
1.982,25 
1.486,68 

A tabela de 2010 consta no próprio Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, elaborado em sua maior parte pelos próprios profissionais do Magistério, através do Conselho do FUNDEB em 2008 e alterado pela Equipe da Prefeitura em 2009/2010, tendo como principal mudança a diminuição de 10% do Nível de Magistério para o Nível Superior, em que no Plano Inicial era de 20% e com as mudanças ficou apenas em 10%. 
Para Exemplificar vamos mostrar qual deveria ser o salário base de um professor com Especialização que esteja na letra C (10 anos), no ano 2012, após o aumento dado ao Piso do Magistério pelo MEC, que foi de 22,22%. Observem a descrição abaixo: 

Salário 30 horas - letra A 
Mudança para letra B 
Mudança para letra C 
1.376,63 
+ 5% (68,83) = 1.445,46 
+ 5% (72,27) = 1.517,73 

Agora vamos Exemplificar qual deveria ser o salário base de um professor com Especialização que esteja na letra C (10 anos), no ano 2013 após o aumento de 7,97% definido pelo MEC. Observem a descrição abaixo: 

Salário 30 horas - letra A 
Mudança para letra B 
Mudança para letra C 
1.486,68 
+ 5% (74,33) = 1.561,01 
+ 5% (78,05) = 1.639,06 
No entanto, há professores que já tem um salário base de R$ 1.679,00 em 2012, ou seja, antes do aumento de 7,97% definido pelo MEC para 2013, o que já dá uma diferença de aproximadamente R$ 40,00. É importante frisar ainda que há profissional recebendo este valor mesmo sem ainda está no nível de Especialização. 
Aqui no município de Coronel Ezequiel, a carga horária do Magistério é de 30 horas. 
Portanto, fica a pergunta, ou melhor, as perguntas?  
  • Houve algum aumento em 2012 acima do percentual de 22,22% definido pelo MEC? 
  • Caso a resposta seja SIM, como foi dado este aumento? Através de um Decreto, de uma Portaria, de um Projeto de Lei? 
  • Caso tenha sido através de um dos elementos acima, onde estaria o mesmo? Na Câmara não há registros, nem no Livro de Atas daquela Casa Legislativa. Na Prefeitura? Idem. Afinal onde está esta Lei? 
  • Este aumento foi apenas para 2012? Será que foi em razão das Eleições Municipais? 
  • E o retroativo de 2010, referente à diferença do Pagamento do Piso, referente aos meses de Janeiro a Abril? 
  • Ah! Há ainda a diferença de 2011 que não foi paga, e que se não me falha a memória, foi de Janeiro a Junho, ou terá sido até Julho? 
  • Quero lembrar que conheço a Lei do FUNDEB e entendo razoavelmente do Piso Salarial Nacional do Magistério, e  portanto, sei que os 60% não é teto e sim piso, mas vale lembrar que numa escola não pode existir apenas professor, mas é necessário que haja alunos e para estes alunos é necessário condições de aprendizagem como material didático suficiente em quantidade e qualidade, quadros adequados, carteiras escolares boas, salas de aulas adequadas, enfim toda uma estrutura de suporte pedagógico e administrativo para que efetivamente haja ensino e aprendizagem, e como todos nós sabemos, na gestão anterior, não havia as mínimas condições de trabalho, ou melhor, houve um sucateamento da Educação. E diante disto eu pergunto? É justo comprometer os recursos do FUNDEB apenas com pagamento de professores e demais profissionais da Educação e não lhe dá as mínimas condições de Trabalho?   
  • Alguém poderia me dizer qual foi o resultado do IDEB da rede municipal? 
  • E para não esquecer, apenas neste ano é que a carga horária de 2/3 está sendo cumprida, ou seja, das 30 horas, os professores irão dar apenas 20 aulas, o que é justo, mas não estava sendo cumprido. 
Por fim, quero dizer que independente das críticas que me fizeram ou venham a me fazer, sempre continuarei a defender a Educação, mas sem corporativismo, pois o que é bom apenas para um, não pode ser justo e que não há nem nunca houve a intenção de diminuir os salários de nenhum profissional, e que caberá à Equipe da Secretaria de Administração e da Secretaria de Finanças buscar a solução para esta situação, tudo em conformidade com a Legislação. 

Um abraço pela Educação. 

                                                     
                                                                                       Professor Joca.