sábado, 2 de maio de 2015

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (04)

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (4) em 65 mil postos de saúde espalhados pelo país. Serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo. Devem ser imunizadas crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem ir aos postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.
O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas que recorrem aos hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da influenza.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. A campanha termina no dia 22 de maio.

COVARDIA: Blogueiro é assasinado na zona rural de Alexandria

wilde alves
Do Blog Jean Souza.
“Podem me tirar tudo, só não abrirei mão da capacidade de escolher o que quero e de expor as minhas idéias e, os meus pensamentos”. Com essa frase corajosa, termina de maneira trágica a vida do blogueiro Wilde Alves.
Foi vítima de atentado o blogueiro Wilde Alves. Ele casado e tinha dois filhos. De acordo com informações o blogueiro teria sido vítima de uma tentativa de homicídio ocorrido na tarde da última terça-feira (28) quando chegava a sua residência no Sítio Carnaubal, zona rural de Alexandria/RN, e foi surpreendido por duas pessoas em uma motocicleta, que balearam a vítima.
O Blogueiro foi socorrido para o Hospital Justino Ferreira e em seguida transferido para o HRTM em Mossoró/RN, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica mas, não resistiu e veio a óbito na manhã de ontem (01). Wilde Alves mantinha um blog wildealves.blogspot.com.br onde denunciava constantemente a administração local.
O velório do blogueiro Wilde Alves, 52 anos, será realizado no cemitério Morada da Paz, em Natal, neste sábado. O sepultamento será às 10h.

Taxistas e Loteiros bloqueiam em Lajes Pintadas a RN 023 em protesto por melhorias da rodovia

IMG_4476
Do Blog Mais FM Notícias.
Uma manifestação de cerca de 30 taxistas ocupou desde as 6h da manhã deste sábado (02) a RN 023 que liga a cidade de Lajes pintadas a Santa cruz. O protesto saiu da cidade e se concentrou na comunidade Taperas onde está acontecendo o movimento.
Os Loteiros reivindicam a melhoria da RN que se encontra imprópria para o trafego , os buracos tomam conta. Eles também pede a presença dos políticos do município principalmente do prefeito Nivaldo, mais até o momento não foram atendido.
IMG_4480

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Doença ‘misteriosa’ aparece em 61 municípios do RN


Uma doença benigna, porém ainda desconhecida, tem chamado atenção na saúde pública do Rio Grande do Norte. Apesar de recorrente nas unidades de saúde desde outubro de 2014, somente no dia 22 deste mês começou a ser catalogada de forma ordenada para estudo. Os sintomas do problema notificado como “síndrome exantemática a esclarecer”, se confundiam com dengue e febre chikungunya, além de sarampo e rubéola. 

Os primeiros números de pessoas contagiadas só devem ser divulgados ao completar um mês de investigação, mas a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) fala que encontrou casos em 61 municípíos. A doença “misteriosa”, já notificada em outros estados, como Pernambuco e Paraíba, causa manchas vermelhas pelo corpo, chamadas exantemas, algumas vezes associadas a coceira, inchaço e dores nas articulações e pode apresentar febre baixa. A Sesap considera a hipótese de se tratar do Parvovírus B19, que também provoca vermelhidão na pele. Mas os 23 testes já realizados foram negativos.

PROTESTO (FOTOS): Servidores do ITEP querem que governo cumpra estatuto


fc07fc3020da1d64f674dfbb44e2911fcec98b033f3fadb120ed2395f2b3346dFotos: Cedida
Servidores do Itep realizam ato nesta quinta-feira(30) de protesto pelo Estatuto durante evento promovido pelo Governo para o aniversário de 50 anos do órgão.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3YncHVpey

PT é proibido de usar imagem de “Dilma coração valente”


dilma-rousseff23A Justiça de São Paulo proibiu o PT de usar a imagem da presidente Dilma Rousseff, conhecida com “Dilma coração valente”, feita por um ilustrador brasileiro. A decisão determina ainda a retirada imediata da imagem do site do partido e em qualquer outro lugar e plataforma sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
A arte foi feita pelo ilustrador brasileiro Saturnino Rodrigues da Silva, conhecido pelo apelido de “Sattu”, a partir de fotografia de Dilma retirada dos arquivos do DOPS. O autor disse que o partido vinha utilizando a obra desde a campanha presidencial de 2014 sem sua autorização.
A obra e sua derivação, segundo consta nos autos, foram e ainda vêm sendo utilizados em cartazes, bandeiras, folders, outdoors, em fundo de palanques de comícios, cenários televisivos, entre outros, pelo Partido dos Trabalhadores.
Segundo o relator do caso, o desembargador Alcides Leopoldo e Silva Júnior, a utilização da obra sem autorização é suficiente para a invocação das medidas protetivas. Dessa forma, ele proferiu tutela antecipada para proibir a continuidade do uso até o julgamento do mérito.
“A ilustração tem proteção na Lei 9.610/98 (artigo 7º, IX), independentemente de registro (artigo 18 da Lei de Direitos Autorais), e a utilização desautorizada é suficiente para a invocação das medidas protetivas, estando presentes a verossimilhança das alegações e o periculum in mora, pois a lesão decorre da utilização desautorizada, e até que o requerido comprove a inexistência de plágio, de uso ou de violação a direito autoral, devem ser liminarmente concedidas”, escreveu.
Clique aqui para ler a decisão.
CONJUR


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3Ync7ccXZ

Homem tenta fugir a cavalo após aterrorizar vizinhos com revólver em Natal


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Polícia Militar (PM) prendeu no loteamento Nova República, no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal, um homem armado, que vinha aterrorizando moradores e realizando diversos delitos no local.
Os policiais chegaram ao acusado que é conhecido como “Wallisson” por meio de denúncia anônima. O suspeito estava montado em um cavalo e quando percebeu a presença dos policiais tentou fugir a galope.
No entanto os policiais conseguiram efetuara a prisão do acusado que estava com um revólver calibre 38 e seis munições intactas. “Wallisson” foi encaminhado a Delegacia de Plantão da Zona Norte (DPZN).
Fonte: 190 RN

Motorista perde controle do carro e mata ciclista que pedalava na Rota do Sol


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um acidente fatal foi registrado na Rota do sol, no bairro de Ponta Negra, zona sul de Natal, na manhã desta quinta-feira (30). O fato aconteceu nas proximidades de um condomínio de apartamentos onde um carro perdeu o controle e atingiu um ciclista e só parou após atingir um poste.
O trânsito no local está lento e o Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP) foi chamado para o local para recolher o corpo.
Mais informações em instantes…
Fonte: 190 RN

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Lendas do RN

A lagoa de Estremoz* - lagoa de água doce - localizada no município do mesmo nome, no estado do Rio Grande do Norte, ocupa uma área de 4.2 quilômetros quadrados, é responsável hoje, por 70% do abastecimento de água da região Norte da cidade de Natal.
A lagoa, que já se chamou lagoa Tijiru, teve um papel muito importante no processo de colonização do estado. Em torno dela, no local chamado Guagiru, habitavam os  índios tupis e tapuias. Em 1607, os jesuítas da Companhia de Jesus chegam à  localidade e recebem do Capitão-Mor Jerônimo de Albuquerque, cessão de terras para o trabalho de catequese com os índios, estabelecendo a missão de São Miguel do Guajiru.
Com a saída dos jesuítas, por volta de 1760 a aldeia passou a se chamar Vila Nova de Estremoz - a primeira Vila do Rio Grande do Norte.






Da época das missões, os nativos de Estremoz guardam muitas histórias e lendas. Entre outras importantes, como a Lenda do Tesouro, segundo a qual os próprios moradores destruíram a  antiga Igreja de São Miguel do Guagiru em busca de um tesouro enterrado, a lenda das Cobras da Lagoa  se constitui a mais viva tradição local, e continua, portanto, fazendo parte do imaginário coletivo do povo dessa cidade.


AS COBRAS DA LAGOA DE ESTREMOZ





"No tempo dos frades, a lagoa era povoada por duas cobras enormes. Uma, muito feroz e atrevida, devorava os banhistas e quem atravessasse a lagoa devia pedir proteção a São Miguel para não ser agarrado pela cobra. As crianças eram as vítimas preferidas pela cobra maligna. A outra cobra era mansa. Limitava-se a assobiar tristemente nas tardes em que seu companheiro nadava perseguindo os incautos.
Reza a lenda que essas cobras eram duas crianças pagãs que os  índios jogaram dentro da lagoa, a conselho dos "pajés"para que os padres não as batizassem. Viraram cobras e estavam cumprindo cumprindo penitência...





Num domingo, depois da missa, um padre missionário, veio até a margem da lagoa e, em nome de Deus, intimou as cobras a comparecer na igreja, naquela tarde, às horas da benção do Santíssimo Sacramento.
A cobra fêmea, tardinha, saiu da lagoa, arrastou-se, repelente e viscosa, para a vila, espavorindo quem a avistava. Atravessou a praça e enrolou todo o edifício da igreja com seu imenso corpo reluzente, juntando a cabeça e a cauda na soleira da porta principal.Do altar-mor, paramentado, o vigário admoestou-a à santa obediência e, erguendo a mão, abençoou-a. A cobra desenroscou-se, voltou, coleante e terrível, para as águas da lagoa.Nunca mais saiu nem fez mal. Vez por outra vêem seu dorso negro, sobrenadando.





O companheiro, desobediente, não veio à igreja. O padre amaldiçoou-o da porta do templo, em voz alta e em latim.
A cobra excomungada nadou para o outro lado da lagoa, esgueirou-se  pelo mato e bufando como uma locomotiva, derrubando arbustos com o açoite furioso da cauda poderosa. No sítio Jardim, justamente no lugar "Embaíba". estirou-se e morreu. Nessa local, nunca mais nasceu capim e a estreita faixa de areia no meio da vegetação reproduz fielmente o contorno da serpente fantástica".
   (Câmara Cascudo - As cobras da lagoa de Estremoz - RN)




FONTES:
  • Luís da Câmara Cascudo - Geografia dos Mitos Brasileiros - Mitos secundários e locais -  Global Editora - São Paulo - 2002.

Com mudanças, tarifa de transporte coletivo, em Natal pode ir a R$ 4


Se consideradas todas as melhorias propostas pela Câmara Municipal de Natal ao sistema de o custo da tarifa de ônibus dentro da capital subirá dos atuais R$ 2,35 para R$ 4. A estimativa é da Federação de Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), considerando as emendas acrescidas pelos vereadores ao projeto de lei 04/2014, que cria as diretrizes do sistema. As sugestões encartadas vão desde uma catraca que limite a lotação máxima de passageiros em ônibus até 20% da frota nova por ano.
O texto final do projeto, aprovado pelos vereadores no dia 20 de abril, deve ser entregue nesta quarta-feira (29) pela mesa diretora da Casa ao prefeito Carlos Eduardo Alves. Desde a última quinta-feira (23), parlamentares da bancada governista tem se reunido com representantes do Município para discutir os vetos ao projeto. No total, 93 emendas foram encartadas ao texto. As sugestões, porém, ainda passarão pelo crivo da Procuradoria Geral do Município. A Prefeitura tem até  15 dias para finalizar a apreciação do texto.
De acordo com a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, a STTU ainda não recebeu oficialmente as mudanças sugeridas, e não há como calcular o peso das mudanças na tarifa. Entretanto, alguns pontos já foram repassados na semana passada ao Instituto Rua Viva – consultoria contratada para auxiliar na confecção do edital de licitação dos transportes – para análise. A reportagem tentou contato por telefone com os consultores Liane Born e Ricardo Medanha na tarde de ontem (27), mas foi informada de que ambos estavam de férias.
“Cada item desse ela (a consultoria) fará uma simulação individual e cumulativa. Nossos técnicos ainda não fizeram esses cálculos”, afirmou a secretária. Entre os pontos já repassados estão as exigências de 100% da frota com ar-condicionado em até cinco anos; 20% da frota renovada anualmente; além das exigências de piso baixo, motor traseiro para os veículos. “Mas ainda acho muito prematuro dizer que é R$ 4 ou mais”, acrescentou.
O presidente da Fetronor, Eudo Laranjeira, afirma que, caso todas as sugestões sejam implantadas sem subsídio, a conta da tarifa subiria para R$ 4. Na ponta do lápis entram fatores como a redução do tempo de contrato de 15 para 10 anos, além da ampliação da gratuidade para idosos.
Para calcular, ele considera o custo do quilômetro rodado, estimado em R$ 4,20 para Natal, dividido pelo IPK (Índice de Passageiro por Km). Na capital, o índice é avaliado em 1,8, resultado da razão entre o número de passagens inteiras mais o número de estudantes dividido por dois.
De acordo com a titular da STTU, outro ponto que pesa é a redução da idade mínima para idosos terem acesso à gratuidade. Por emenda do presidente da Casa, vereador Franklin Capistrano, pessoas com mais de 60 anos já podem ter direito ao benefício. De acordo com o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Natal possuía 27.334 idosos na faixa etária entre 60 e 64 anos. Acima de 65 anos, a população diminuía para 18.681 idosos.
Para a STTU, o subsídio da tarifa, apesar de sugerido na lei pelo Fundo Municipal de Transportes – e instituído como obrigatório pela Câmara – não era pensado para ser aplicado agora. “O problema é que era uma lei de diretrizes, mas se tornou tão pontual que não é mais de diretrizes. Há coisas que só deveriam estar no edital”, acentuou Flávio Nóbrega, integrante da comissão de licitação da STTU.
Tribuna do Norte

SERRA DOS BRANDÕES: Homem é alvejado com três tiros, nesta terça (28)

 
http://4.bp.blogspot.com/--BfTSDMZiqM/T740FvBOmcI/AAAAAAAAD0s/1cbMG3887Pk/s1600/estrupador1.JPG
Vítima - Foto: Reprodução/João Fernandes
O jovem Matias Gomes de 23 anos, interno do regime semiaberto, em Campo Redondo, onde cumpre pena desde 2012 acusado de estupro, foi alvejado a tiros da noite desta terça-feira (28), por volta das 19h:30min, no sítio Baixa dos Brandões, cerca de 3 KM do Distrito de Serra dos Brandões.

Segundo o registro policial, o acusado conhecido por "Silsim", disparou três tiros a queima roupa contra a vítima, que passava acompanhado de outra pessoa.

O motivo teria sido Ciúmes, pois o acusado morava junto com a ex-mulher de Matias, com quem ele tem filho.

Ainda segundo testemunhas, Silsim teria passado a tarde bebendo, e no momento dos disparos, o mesmo estava alcoolizado. A acusado está foragido.

A Polícia Militar de Campo Redondo, sob o comando do Sargento Ronildo Amaral está realizando buscar por toda região.
Veja o VÍDEO da vítima sendo transferida de Campo Redondo para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal/RN.

 Blog do Marcos Felipe

No RN, Sesap orienta profissionais de saúde sobre doença com manchas na pele


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), emitiu nota para todas as secretarias municipais de saúde e também às unidades de saúde de todo o Estado sobre uma “síndrome exantemática a esclarecer”. 

Desde outubro de 2014, a Sesap vem verificando, em todas as regiões, casos atípicos de doença com manifestações exantemáticas (manchas vermelhas na pele), acompanhadas ou não de febre, que não se enquadra nas definições preconizadas pelo Ministério da Saúde para dengue e outras doenças de notificação obrigatória, como o sarampo e rubéola. 

Diante desse cenário, a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica emitiu a Nota Técnica Nº 03/2015, no último dia 22 de abril, com informações aos profissionais de saúde sobre o cenário epidemiológico, definições de casos suspeitos e orientações quanto à coleta e envio de amostras. Essas informações também estão disponíveis no site da Sesap (www.saude.rn.gov.br).  

Pe. Vicente: Santa Cruz não pode deixar de se desenvolver por causa da mesquinhez de alguns

20150324_182311O Pe. Vicente Fernandes, pároco de Santa Rita de Cássia, foi bastante enfático em defender a parceria firmada entre a Paróquia e a prefeitura que possibilitou a doação por parte da Igreja do terreno onde está sendo construído o Centro de Nefrologia de Santa Cruz.
Em seu discurso, Pe. Vicente afirmou que só sabe da importância desta obra quem tem transtornos para ir a Natal toda semana com um ente familiar que se utiliza do serviço de hemodiálise. "A Paróquia é historicamente parceira do município de Santa Cruz, desde a enchente de 1981 quando doou terrenos para a construção de um novo bairro e entendemos que está obra transformará a vida de muitos que sofrem com o tratamento de hemodiálise semanalmente. Isso é histórico e ficará nos anais de Santa Cruz que a Paróquia foi parceiro para este sonho ser concretizado", discursou o padre.
Em entrevista a Rádio Santa Cruz AM, Pe. Vicente ainda criticou a o que ele chamou de mesquinhez os atos de alguns que estão criticando a parceria "Santa Cruz não pode deixar de se desenvolver por causa da mesquinhez de alguns, tem que continuar com estas parcerias entre o público e o privado, e que se beneficiar a população, terá a participação da Paróquia. Estamos felizes com este momento histórico para o município", ressaltou o sacerdote.

Quatro veículos são incendiados em frente de delegacia em Monte Alegre, na Grande Natal Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3YhnMZPGD


11f46468a0347d91a8a3b2ff7d6c356d776064c78a243160becfc9f706da6aa5Ação criminosa foi registrada na madrugada desta quarta-feira(30), na cidade de Monte Alegre, região metropolitana de Natal. Polícia investiga autoria. Fotos: cedidas.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3YhnPgJKf

Tylenol não inibe apenas a dor, mas também as emoções, aponta estudo


Pesquisas anteriores sugeriram que o Tylenol reduz a dor agindo na ínsula, parte do cérebro que influencia nas emoções sociais


Um estudo recente demonstrou que o paracetamol (Tylenol), popular remédio contra a dor, também pode tornar as pessoas insensíveis a emoções positivas e negativas. Em um experimento randomizado e controlado, 85 pessoas tomaram 1.100 miligramas de Tylenol ou um placebo. Uma hora depois, os pesquisadores apresentaram a eles 40 imagens em ordem aleatória. As imagens eram muito agradáveis (por exemplo, crianças rindo com gatinhos em um parque) neutras (um rolo de macarrão em cima de uma mesa) ou muito desagradáveis (um vaso sanitário cheio de excrementos). O estudo foi publicado online no periódico Psychological Science.

Os participantes que tomaram Tylenol estavam 20 por cento menos propensos a classificar as imagens como sendo muito desagradáveis e dez por cento menos propensos a classificá-las como bastante agradáveis, em comparação com os que tomaram placebo.

Embora os mecanismos permaneçam incertos, pesquisas anteriores sugeriram que o Tylenol reduz a dor agindo na ínsula, parte do cérebro que influencia nas emoções sociais, entre outras funções.

“Não queremos dar conselhos sobre o uso do paracetamol. Essas diferenças são modestas e foram obtidas em um ambiente muito controlado. Recomendamos seguir o conselho de seu médico para o controle da dor com o Tylenol”, afirmou Geoffrey R.O. Durso, doutorando de Psicologia da Universidade Estadual de Ohio.

Fonte: UOL

HISTÓRIA OBSCURA POR TRÁS DO DIA DAS MÃES


A origem do Dia das Mães não tem nada relacionado com presentes, flores e chocolates. A data foi criada a partir de um contexto bem mais obscuro do que a maioria das pessoas pensam. Entenda:



Nós conceituamos o dia das mães como uma data alegre, de homenagens, amor e carinho. O que poucas pessoas sabem é que existe um lado sombrio relacionado à comemoração dessa data. Quem popularizou às homenagens ao dia das mães foi a ativista Ann Maria Reeves Jarvis. Ela fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. As mulheres organizavam frentes de trabalho para evitar que suas crianças sofressem com o trabalho infantil.

Jarvis organizou em 1865 o Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para ajudar os feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation (Proclamação do dia das mães), pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.

Quem também ajudou a estabelecer um dia de homenagem às mães foi a filho de Ann Jarvis, Anna Jarvis. Em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914.



Nessa data foi expedida a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

Infelizmente, Ann e Anna Jarvis tinham objetivos bem diferentes para o dia das mães: A proposta original era que os filhos visitassem suas mães e passassem o dia com elas, agradecendo pelos esforços que elas fizeram em sua criação. Entretanto, a data acabou pendendo para o lado comercial. Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado.

E como surgiu no Brasil?



No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importancia das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. No Brasil e nos Estados Unidos o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Pela 1ª vez, Dilma não fará pronunciamento na TV no Dia do Trabalho


A presidenta Dilma Rousseff não vai gravar um pronunciamento à Nação para ser exibido em cadeia nacional de rádio e televisão nesta sexta-feira (1º), Dia do Trabalho, informou há pouco o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva. A decisão foi tomada na reunião de coordenação política do governo no início da noite, em que Dilma reuniu ministros do PT e de partidos aliados.
“A presidenta vai dialogar com os trabalhadores, com a sociedade brasileira, pelas redes sociais. É uma forma de valorizarmos outros meios de comunicação”, disse o ministro. Na última manifestação em rede nacional feita pela presidenta, moradores de diferentes cidades brasileiras protestaram nas janelas de suas casas por meio de um panelaço e um buzinaço.

Esta será a primeira vez, no quinto ano em que governa o país, que a presidenta não vai falar à população brasileira, por meio do rádio e da televisão, no Dia do Trabalho. Questionado se a mudança na tradição ocorreu devido às manifestações, Edinho Silva negou e disse que Dilma continuaria utilizando a cadeia nacional quando necessário. EBC

Fiéis confundem crise de asma com ‘encosto’ e mulher morre

A dona de casa Lúcia Fernandes Santana, de 55 anos, acompanhava a cerimônia religiosa, quando teve uma crise asmática, seguida de convulsão. De acordo com o Samu, que fez o atendimento à vítima cerca de quarenta minutos depois da crise, fiéis presentes na igreja acharam que Lúcia estava possuída por um ‘encosto’. 
O caso aconteceu na última quinta-feira. A confusão, segundo os médicos, atrapalhou o atendimento da dona de casa, que seguiu passando mal até que um pastor, chamado pelos fiéis, decidiu chamar uma ambulância.
Ela chegou a ser levada para o Hospital da Base, na mesma cidade, mas não resistiu. De acordo com o atestado de óbito divulgado pela unidade, Lúcia morreu por conta de um sangramento cerebral, provocado por uma queda. O AVC, segundo os médicos, foi causado pela crise asmática da vítima.

Municípios sem portal da transparência podem ficar sem repasses voluntários


mapa mp

Levantamento sobre portais da transparência foi detalhado pelo Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União em coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (27), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal. Cinquenta e quatro municípios do Rio Grande do Norte ainda não têm Portal da Transparência. Além disso, 115 dos Executivos municipais potiguares não divulgaram nenhum dado financeiro do ano de 2015, em afronta à legislação.  Essas prefeituras poderão sofrer a suspensão dos repasses de recursos provenientes de convênios do Estado e da União.
A sanção é uma das medidas previstas para os municípios irregulares com as exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei n ° 12.527/11), e a Lei da Responsabilidade Fiscal, que visam a maximizar a transparência pública, e trouxeram conceitos e exigências quanto aos pedidos de informações, além de enfatizar normas para a transparência por intermédio dos portais da transparência. Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 65% (113) possuem Portal da Transparência, mas apenas 31% (52) estão com algum dado de 2015 em seus sítios eletrônicos.

Agentes penitenciários encontram poço de 10 metros de profundidade em Alcaçuz


http://jornaldehojecdn.s3.amazonaws.com/media/po%C3%A7o-614x1024.jpg 
Os Agentes Penitenciários que fazem a guarda do presídio de alcaçuz, conseguiram encontrar na manhã desta segunda-feira (27), no pavilhão 1 um túnel com cerca de 10 metros de profundidade e 15 metros de extensão.

 A mega estrutura contava com barras de ferros nas laterais para reforçar a o local e uma escada com a mesma profundidade do túnel escavado.

 Segundo os agentes, os presos estavam há cerca de um mês dentro do pavilhão e sem a realização de revistas devido as condições da unidade prisional, os presos puderam “trabalhar” tranquilamente na escavação do túnel com essa mega estrutura. 

Com informações 190 RN

Mulher é assassinada em Natal com cinco tiros logo após atender chamada telefônica


FOTO: SÉRGIO COSTA / PORTAL BO
FOTO: SÉRGIO COSTA / PORTAL BO
Uma mulher identificada como Wesla Viviane Leite, de 31 anos, foi morta a tiros, na noite desta segunda-feira (27), na rua Silva, com a Rainha do Mar, bairro Felipe Camarão, zona Oeste de Natal. Segundo informações repassadas por testemunhas a vítima foi surpreendida por homens que chegaram em um veículo tipo Siena de cor escura. Os suspeitos chegaram ainda a conversar com “Vivi”, como era mais conhecida antes de atirar pelo menos cinco vezes.
Policiais militares que atenderam a ocorrência não conseguiram colher muitas informações sobre a ação dos atiradores, mas confirmaram que a mulher recebeu uma ligação, se encontrou com pessoas que estariam em um carro e em seguida foi executada. Um dos PMs que preferiu não ter o nome revelado relatou que a vítima era companheira de policial assassinado no bairro das Quintas há um ano.
Depois de ouvir alguns familiares os agentes da Dehom saíram do local do crime sem muitos elementos para a investigação, mas colheu o que pode e irá contar com depoimentos posteriores de pessoas que serão intimadas a comparecer a sede da especializada nos próximos dias.
Fonte: Portal BO

Dengue atinge 84% dos municípios do RN, diz Secretaria de Saúde

A dengue atingiu um total de 84,4% dos municípios do Rio Grande em 2014. O número foi divulgado nesta segunda-feira (27) no boletim do Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), produzido com dados colhidos até o dia 18 de abril. Até o momento, 141 municípios estão com incidência da doença, de acordo com a Sesap.
Em 2014 foram notificados 13.002 casos suspeitos de dengue no estado, o que representa um aumento, em relação ao mesmo período de 2014, de 287,08%. Do total dessas notificações, 1.434 casos foram confirmados.

Os cinco municípios que mais notificaram foram Natal (3.194), Parnamirim (701), Currais Novos (562), Mossoró (549) e Santa Cruz (409). Quanto à incidência em dengue, 61 municípios apresentaram alta, 26 estão com média, 54 estão com baixa e 26 apresentaram incidência silenciosa.

De acordo com Sílvia Dinara Alves, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, a Sesap vem realizando visitas técnicas aos municípios a fim de orientar as ações de prevenção e combate à doença. Mas ela orienta que cada morador deve ser responsável por cuidar e supervisionar seu próprio imóvel, cabendo ao agente de endemias complementar as ações desempenhadas.

“A Sesap orienta à população para intensificar as medidas de prevenção, como não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras”, explica.