domingo, 10 de novembro de 2013

'Família chocada', diz avô de criança morta durante tiroteio em Mossoró, RN

Do G1 RN
Criança foi levada para hospital vítima de disparo de espingarda na cabeça (Foto: José Nilson Ferreira )Criança foi levada para hospital vítima de disparo
de escopeta calibre 12 (Foto: José Nilson Ferreira )
Morto por uma bala perdida durante um tiroteio, Léo Jackson Fernandes Silva, de 2 anos, será sepultado na manhã desta segunda-feira (11) em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O avô da criança, Jeová Evangelista da Silva, conta que a família ficou em choque após a morte do menino, atingido na cabeça por estilhaços de bala de uma escopeta de calibre 12. "Todo mundo está muito abalado. A família está chocada", afirma. Léo foi baleado na noite de sábado (10) no bairro Planalto 13 de Maio, na região conhecida como Papoco, e faleceu na manhã deste domingo (11).

O avô relata que a criança estava com o pai e a mãe na calçada quando um carro preto apareceu. "Baixaram metade do vidro e atiraram", conta. De acordo com a Polícia Civil, os disparos teriam como alvo um adolescente de 16 anos que estava no local. Ele foi baleado no ombro e não corre risco de morte. No entanto, os tiros também atingiram Marcelo Augusto Nascimento Silva, de 19 anos, e a criança. O primeiro morreu na hora, enquanto Léo foi socorrido e chegou a passar por uma cirurgia.
saiba mais
A criança foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Alto de São Manoel, onde recebeu os primeiros socorros. Uma das técnicas de enfermagem da UPA, Susy Soares contou que o menino perdeu muito sangue. "O disparo foi de calibre 12. Houve perda de massa encefálica", revelou. Após o primeiro atendimento, Léo foi transferido para o Hospital Tarcísio Maia, onde passou por cirurgia e seguiu para a UTI do Hospital Wilson Rosado. "O médico disse que quatro caroços de chumbo acertaram a cabeça dele. Um saiu e os outros três foram retirados na cirurgia", afirma o avô.

A Polícia Civil suspeita que o crime esteja relacionado a uma briga de gangues. Nenhum dos suspeitos responsáveis pelos disparos foi identificado até o momento. A investigação do crime ficará por conta da Delegacia de Homicídios de Mossoró.

Crianças baleadas em Mossoró
Deyse Kelly Félix da Silva, de 2 anos, ainda foi socorrida com vida (Foto: Marcelino Neto)Deyse Kelly Félix da Silva, de 2 anos, ainda foi
socorrida com vida (Foto: Marcelino Neto)
No dia 24 de maio, uma menina de 2 anos morreu após ser baleada na perna durante um tiroteio envolvendo briga de gangues na cidade. Aconteceu numa vila localizada na rua Calistrato Nascimento, no bairro Barrocas. Deyse Kelly Félix da Silva ainda foi atendida na Unidade de Pronto-Atendimento do bairro Santo Antônio, mas não resistiu.
Segundo informações da PM, a criança estava dentro de casa quando foi atingida pelos disparos. Na ocasião, um homem de 46 anos foi baleado nas costas e morreu na hora. Dois adolescentes, um de 15 anos e outro de 16 - que estariam fugindo de rivais - também foram alvejados. Os dois foram socorridos com vida ao Hospital Regional Tarcísio Maia. No dia 12 de junho, um dos suspeitos de envolvimento no tiroteio foi preso.
No dia 31 de maio, durante uma tentativa de assalto, duas pessoas foram baleadas no bairro Santo Antônio. Um das vítimas foi um menino de 10 anos, atingido no braço. A outra foi um homem de 41, alvejado no peito. Os dois foram levados para ao hospital e dias depois liberados.
Ângela Kelly Filgueira de Araújo, de 12 anos, morreu ao levar um tiro no olho  (Foto: Reprodução/Marcelino Neto)Ângela Kelly, de 12 anos, morreu ao levar um
tiro no olho (Foto: Reprodução/Marcelino Neto)
No dia 14 de julho a vítima foi uma menina de 12 anos. Outras três pessoas, da mesma família dela, também foram baleadas. Aconteceu durante uma festa de aniversário. De acordo com a PM, dois homens chegaram em uma moto e atiraram contra as vítimas. Ângela Kelly Filgueira de Araújo levou um tiro no olho e morreu no local. Kelly era prima da aniversariante.
Ainda segundo informações da polícia, o alvo dos bandidos seria Silvio Severino da Silva, de 21 anos, pai da aniversariante. Ele levou um tiro no rosto, um no pescoço e outro na barriga, mas sobreviveu. Testemunhas também relataram que a motivação para o crime seria acerto de contas e que Sílvio teria envolvimento com o tráfico de drogas na região.
No dia 31 daquele mês, a Polícia Civil prendeu dois irmãos suspeitos de terem feitos os disparos. As prisões ocorreram no bairro Barrocas em operação conjunta das delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e Homicídios (Dehom). Na ação foram apreendidas a moto, os capacetes e a arma possivelmente utilizadas no crime. Os irmãos negam a autoria dos disparos.
Menina foi levada para o hospital Tarcísio Maia, em Mossoró (Foto: Marcelino Neto/G1)Menina baleada no dia 23 de julho foi socorrida
ao hospital (Foto: Marcelino Neto/G1)
No dia 23 de julho, uma menina de 4 anos foi atingida nas nádegas por uma bala perdida durante um tiroteio no bairro Santo Antônio. O alvo dos tiros era um adolescente de 16 anos, que também foi baleado e morreu no local.
Já no dia 4 de setembro a vítima foi um menino de 11 anos, baleado durante uma tentativa de assalto no bairro Aeroporto II. Segundo a PM, dois assaltantes tentaram roubar a moto de um homem. Os criminosos atiraram e acertaram o filho dele. A criança foi atingida de raspão na perna e socorrida pelo próprio pai ao hospital.

Nenhum comentário: