quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PF apreende máquinas do PAC em fazenda do filho do prefeito de Serrita

Duas retroescavadeiras foram apreendidas na fazenda do filho do prefeito de Serrita. Foto: PF/Divulgação (PF/Divulgação)
Duas retroescavadeiras foram apreendidas na fazenda do filho do prefeito de Serrita. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal em Pernambuco apreendeu máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que estavam sendo usadas por Rodrigo Cecílio, filho do prefeito de Serrita, no Sertão do estado, Carlos Cecílio (PSD), na reforma de um açude na Fazenda Minador, de sua propriedade. Rodrigo Cecílio, que é secretário de Planejamento do município não estava no local. Os equipamentos eram duas retroescavadeiras e um caminhão caçamba que estavam desprovidos de emplacamento. 


Os operadores das máquinas foram conduzidos até à Delegacia de Salgueiro para prestar depoimento e admitiram que receberam a determinação tanto do secretário de Agricultura quanto do secretário de Planejamento para trabalharem na fazenda em questão. Também informaram que o combustível usado nas máquinas foi pago pela Prefeitura de Serrita e o posto utilizado para abastecimento pertence ao filho do prefeito e que os operadores também são pagos pela gestão municipal e estavam trabalhando na fazenda desde a última sexta-feira (8).

Os veículos haviam sido doados e adquiridos pelo governo federal com recursos do PAC 2 para a Prefeitura de Serrita, visando atender às associações rurais em obras de convivência com o semiárido em função da estiagem prolongada, em perfuração de cacimbas e poços e na construção e manutenção de estradas vicinais.

Recentemente foi registrada uma ocorrência no Ministério Público em razão do idoso Pedro Olímpio, de 78 anos, morador do sítio Umari, percorrer desde julho as repartições públicas de Serrita em busca de uma retroescavadeira para limpar sua cacimba, a fim de matar a sede do seu pequeno rebanho e resolver a falta de água no seu reservatório, que estava acabando com as suas plantações de milho e dizimando seu gado, sem contudo haver sido atendido. Informações repassadas pela população serritense também dão conta de que desde o último mês de abril as máquinas servem apenas aos interesses particulares dos familiares do prefeito e seus aliados.

A Polícia Federal chegou à Fazenda Minador através de uma denúncia anônima. Foi instaurado um inquérito policial e todos os envolvidos serão chamados até a Delegacia de Salgueiro para prestar esclarecimentos sobre os fatos em apuração e dependendo do envolvimento, participação e comprovação dos fatos poderão ser autuados através do Decreto Lei 201/67 que dispõe sobre a responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores por apropriar-se ou desviar indevidamente bens públicos em proveito próprio ou alheio, cujas penas variam de 2 a 12 anos de reclusão.

Nenhum comentário: