terça-feira, 12 de novembro de 2013

Obras de urbanização da orla de Natal têm início na praia do Forte

Do G1 RN
Obra atenderá sete quilômetros na orla das zonas Leste e Sul da capital (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)Obra atenderá 7 quilômetros na orla das zonas Leste e Sul da capital (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)
A remoção dos postes de iluminação pública na praia do Forte, na zona Leste de Natal, começou a ser feita na manhã desta terça-feira (12). A obra faz parte do projeto de urbanização e acessibilidade da orla marítima da cidade, que teve início com a recuperação do calçadão da praia de Ponta Negra, na zona Sul da capital. O tempo estimado para a término dos serviços é de seis meses, sendo entregue à população até o dia 31 de maio de 2014.
saiba mais
A retirada da iluminação vai começar nas imediações da Fortaleza dos Reis Magos e vai até as proximidades da estátua de Iemanjá, na praia do Meio. A execução da obra é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi).
De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Semsur, Antônio Fernandes, é possível que durante a realização do serviço aconteçam apagões na região da obra. O diretor adverte ainda para os cuidados que a população deve ter ao trafegar nas áreas que estarão em obras. "Começamos este trabalho e fazemos um alerta à população para evitar trafegar nas áreas de obras, pois com a substituição dos equipamentos será inevitável que as vias fiquem às escuras", lembra o diretor.
Projeto prevê urbanização da orla marítima nas zonas Leste e Sul (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)Projeto prevê urbanização de praias da cidade
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)
A secretaria irá disponibilizar uma engenheira para dar auxílio aos comerciantes, moradores e banhistas que frequentam as praias durante o tempo que durar a obra. Para minimizar os transtornos causados pela falta de iluminação, a Semsur vai instalar projetores de luz nas áreas afetadas.
A Prefeitura de Natal detalha que todo o projeto contemplará cerca de 7 quilômetros de orla. No geral, serão feitas as seguintes intervenções: adequações do passeio público com substituição do revestimento do piso, implantação de novos mobiliários urbanos, ciclovias entre as praias do Meio e Forte, adequação e distribuição dos quiosques em áreas mais amplas, implantação de banheiros acessíveis, criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques, rampas e escadarias para acesso à faixa de areia, sinalização adequada, área de estacionamento, iluminação decorativa, paisagismo, áreas de recreação infantil e academia da terceira idade.
Obras em Ponta Negra
Em Ponta Negra, ainda de acordo com a Semsur, serão construídos 29 quiosques, cinco baterias de banheiros, abrigos de salva-vidas e bombeiros, espaço para artesanato, bancos, lixeiras, orelhões e dois decks com mirante. Todos os atuais donos de quiosques e barracas permanecerão com seus espaços comerciais.

Nenhum comentário: