domingo, 10 de novembro de 2013

MUNDO Satélite cairá na Terra a qualquer momento

 
Ilustração mostra o satélite que está para cair na Terra
Um satélite europeu de quase 900 quilos ficou sem combustível e deve cair na superfície terrestre entre hoje e amanhã, segundo cientistas do Europe’s Space Debris Office. A estrutura já passou por Groenlândia e Canadá e, nas próximas horas, pelos estados americanos de Dakota, Colorado e Novo México, segundo o canal de notícias Fox News. O local onde o satélite GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulator Explorer) deve cair ainda é um mistério.
Cientistas estão monitorando cuidadosamente a estrutura para determinar o local do pouso e garantir a segurança pública. Atualmente, o satélite está a 135 quilômetros de altura a uma velocidade de quase 10 km/h.
“A maior probabilidade é de que o impacto seja em oceanos ou em regiões polares, assim como áreas inabitadas da Austrália”, diz Heiner Klinkrad, chefe da Europe’s Space Debris Office.
O satélite ficou sem energia no mês passado e está constantemente diminuindo sua altitude em relação à Terra. Especialistas esperam que a estrutura mergulhe nos oceanos sem causar danos. A água marítima cobre 70% da superfície do planeta. Mas nem todos estão convencidos disso. No sábado, a maioria apostas era de que o satélite atingira o continente americano, seja ele o território do norte ou do sul, segundo a companhia britânica Landbrokes.
A estrutura tem orbitado a Terra desde março de 2009 na baixa altitude já registrada por um satélite de pesquisa. Ela já mapeou variações da gravidade terrestre nesse período

Nenhum comentário: