sábado, 26 de novembro de 2011

Ezequielense é destaque e ganha o 1º Lugar em Congresso da UFCG

Projeto de Física do CES foi premiado em Congresso da UFCG


PROJETO FÍSICA E MÚSICA CAINDO EM SI; LÁ, SOL, FÁ, MI, coordenado pelo Profº Joseclécio Dutra Dantas conjuntamente com o bolsista Samuel Andrade do Nascimento, aluno do Curso de Licenciatura em Física, foram premiados com o 1º lugar da área de ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS durante o Encontro Unificado de Iniciação Científica e Extensão da UFCG realizado no período de 25 a 27 de outubro de 2011.

O evento teve como principais objetivos aproximar a sociedade das atividades realizadas pela instituição, promover a integração da comunidade acadêmica e o compartilhamento dos resultados e experiências obtidos pelos docentes e discentes através das ações e pesquisas vinculadas aos programas de Pesquisa, Inovação e Extensão.

Foram premiados os 03 melhores trabalhos apresentados pelos alunos sob a forma oral ou poster, selecionados pelos Comitês de Avaliação Externo e Interno em cada uma das 03 Grande Áreas: Humanas, Agrárias e da Vida, Engenharias e Ciências Exatas.

Sendo classificado em 1º lugar o Projeto de Física do CES, premiado com um computador que será destinado ao Grupo de Pesquisa. O projeto premiado possui caráter interdisciplinar, correlacionando conceitos físicos e de teoria musical. Faz uma relação histórica, na busca de fatos que liguem diretamente a ciência e a música, com o objetivo de proporcionar um melhor entendimento de fenômenos que ocorrem na construção musical como: harmonia, consonância, batimentos e ressonância. E propriedades ligadas a instrumentos musicais de sopro, corda e eletrônicos, percebendo as diferentes características de cada um, proporcionadas pelas condições físicas envolvidas na produção sonora. O projeto tem também possibilidades de ser aplicado ao ensino em diversas esferas, por conter aspectos interligados que podem ser estudados por alunos que possuam conhecimento básico em física, música ou matemática.

O professor Joseclécio atribui o sucesso do projeto à dedicação do aluno na pesquisa e ressalta a importância da premiação para ao estímulo à pesquisa e à extensão que a instituição desenvolve paralelamente ao ensino. “Este é um momento que torna visível uma das diversas atividades pelas quais muitas das pessoas que formam o CES, com responsabilidades diversas, deveriam ser premiadas. O prêmio é importante para o nosso grupo de pesquisa porque nos fortalece e demonstra ser possível professores de áreas distintas da física trocarem ideias e produzirem, juntamente com os alunos, trabalhos voltados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem”.

Ascom/CES 

O blog Coronel Ezequiel Notícias da o parabéns!!!!, ao Jovem Samuel pela conquista.

Nenhum comentário: