sexta-feira, 29 de março de 2013

Exageros da Fé

Como todos sabem, na última semana os religiosos celebraram a sua Semana Santa que culmina no domingo com a Páscoa. Exageros e despreparo nas celebrações e representações teatrais resultaram com um tombo de um ator que caiu da cruz na Espanha, outro "Judas" ficou entre a vida e a morte depois de enforcar-se acidentalmente e agora esta cena que se repete nas Filipinas.

Alguns filipinos decidiram levar a crucificação da sexta-feira santa a um estado muito literal: foram pregados a cruzes de madeira durante uma procissão da crucificação em San Fernando, no norte das Filipinas, como forma de prestar homenagem ao sofrimento e morte de Cristo. Este é um ritual anual em um país onde a principal religião é o catolicismo romano.

Dezenas de filipinos cometem este insano ato, sem contar ademais com os que surram as próprias costas até que estejam cobertas de sangue. O mais inacreditável é que este espetáculo de características dantescas arrasta milhares de turistas e fieis para as ilhas.


A igreja condena tais ações nas palavras do arcebispo local José Palma que convidou os fiéis a darem mais atenção a sua fé, em vez de auto-infringirem sofrimentos físicos.


Ao menos nove pessoas foram crucificados na aldeia de San Pedro província de Pampanga, e pelo menos outros oito passaram pelo mesmo procedimento em outras localidades, conforme mostradas nestas fotos de Aaron Favila da Agência AP e Eomeo Ranoco da Reuters.

Nenhum comentário: