quinta-feira, 25 de abril de 2013

Café pode diminuir risco de depressão em mulheres



Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard em Boston descobriram que beber de duas a três xícaras de café por dia pode diminuir em até 15% o risco de depressão em mulheres.

Eles analisaram os dados de um estudo maior, o Nurses’ Health Study, que acompanhou mais de 50 mil mulheres. Entre os anos de 1980 e 2004, todas tiveram de preencher um questionário sobre o consumo diário de cafeína – com que frequência tomavam café, chá ou refrigerante. Por dez anos, os pesquisadores também as acompanharam para saber se alguma havia sido diagnosticada com depressão – e começado a tomar antidepressivos.

Durante todo esse tempo, mais de 2,5 mil mulheres entraram em depressão. Mas quem bebia café escapava da doença com mais frequência. As mulheres que bebiam no mínimo quatro xícaras de café por dia tinham 20% menos risco de ficarem deprimidas, as que bebiam de duas a três xícaras o risco diminuía em 15%.

Apesar dos bons resultados, os pesquisadores ainda dizem que outros estudos precisam ser feitos. Afinal, eles não avaliaram a predisposição genética, situação financeira ou vida pessoal de nenhuma das candidatas.

Nenhum comentário: