sábado, 25 de abril de 2015

Edifício onde mora prefeito e governador vira ponto para arrastões na zona Leste de Natal

Assal2
Diego Hervani
Repórter
Um vídeo que vem circulando nas redes sociais nesta sexta-feira (24), tem causado preocupação na população de Natal, principalmente nos moradores e pessoas que utilizam a avenida Governador Silvio Pedroza como rota diária. As imagens, que foram feitas na quinta (23), mostram três homens assaltando dois motoristas. Para a PM, o caso foi um fato isolado.
Para realizar as ações criminosas, o trio utiliza uma escadaria que fica ao lado do prédio onde moram o governador Robinson Faria e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo. O espaço vai dar direto em Mãe Luíza, um dos bairros de maior índice de criminalidade da capital. O assalto ocorreu por volta das 6h20. Um motociclista que trafegava pela via é abordado pelos três homens, sendo um deles armado. Assim que é abordado, o condutor da moto entrega o veículo, que cai no chão. Nesse momento, os suspeitos tentam subir na moto. Dois deles correm novamente na direção do motociclista, que não aparece no vídeo, e depois voltam para onde estava o terceiro criminoso e o veículo.
Um segundo vídeo mostra um motorista de um carro também sendo assaltado, no mesmo momento. Porém, desta vez os criminosos preferiram apenas pegar alguns objetos da vítima. Nas imagens, é possível observar o trio fugindo, carregando o que parece ser uma bolsa.
Assal3
O Jornal de Hoje entrou em contato com o policiamento da região, para saber o que tinha acontecido, já que normalmente uma viatura do PM fica bem próxima ao local onde o assalto aconteceu. Segundo o tenente Luis Felipe, da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), provavelmente os policiais estavam atendendo outra ocorrência. “Nós temos apenas essa viatura para atender a região. Essa viatura não fica lá sempre. Vamos dizer que aquela região é a base dela, onde ela fica estacionada até receber o chamado para atender alguma ocorrência”.
10Pres
O oficial ainda afirmou que a situação na região melhorou muito nos últimos meses e que a população não precisa ficar assustada com o caso dessa quinta. “Claro que com as redes sociais fica mais fácil a população se assustar. O vídeo rodou de uma maneira muito rápida. Mas o número de assaltos na região caiu muito mesmo. Essa viatura, que mesmo tendo que atender a região, fica a maior parte do tempo naquela base, fez com que os números caíssem bastante. Esse assalto de ontem foi um fato isolado. Além disso, a região que essa viatura atende é bem pequena. Pior é na zona Sul, que uma viatura atende cerca de seis bairros”.
Assalt
Segundo um policial, que preferiu não se identificar, um dos problemas na região é que os criminosos conseguem ter uma boa visão da viatura parada. “Quando a viatura se desloca para atender alguma ocorrência, os criminosos, se estiverem nos observando, sabem. Acredito que foi isso que aconteceu. Eles perceberam que a viatura tinha saído para uma ocorrência ou uma ronda e agiram”.
67io76i6
A PM conseguiu ter acesso as câmeras de segurança que filmaram a ação dos bandidos. “O nosso setor de inteligência está trabalhando. Conseguimos identificar os criminosos e estamos fazendo diligências para conseguir encontrá-los o mais rápido possível”, disse o tenente Luiz Felipe. Até o fechamento desta edição, nenhum dos suspeitos tinha sido preso.
O local onde o assalto dessa quinta ocorreu foi o mesmo que em dezembro do ano passado o atual vice-governador do Estado, Fábio Dantas e a chefe da Casa Civil do RN, Tatiana Mendes Cunha, também foram vítima de bandidos. Quando estavam saindo de uma reunião no apartamento do governador Robinson Faria, por volta das 2h, a dupla foi surpreendida por seis criminosos, que colocaram as armas na cabeça dos dois e levaram vários objetos.
Praia-de-Areia-Preta-WR
Na época, Fábio detalhou os “cinco minutos de terror” que ele e Tatiana Mendes viveram nas mãos do grupo. “Quando nós estávamos saindo do prédio, os criminosos chegaram. Eram seis no total. Quatro nos abordaram e outros dois ficaram dando cobertura. Eles ficaram com as armas apontadas para as nossas cabeças, nos ameaçando e pedindo todos os objetos que tínhamos. Foi realmente uma situação muito delicada e muito traumatizante. Um sufoco muito grande”. Os seis participantes do crime foram presos algumas semanas depois.
Em março, o apartamento do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Cláudio Santos, foi atingido por um disparo de arma de fogo. Quase um mês depois, a perícia do Itep informou que o tiro foi acidental, provavelmente vindo de uma briga entre gangues de Mãe Luíza.

Nenhum comentário: