quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Em poucas horas sete menores são presos praticando crimes e um é morto na Grande Natal

Com a insegurança que reina no Rio Grande do Norte é cada vez mais comum observar adolescentes envolvidos em ações criminosas, seja homicídios ou até simples furtos. Também tem sido normal menores de idade assumirem crimes que não cometeram apenas para livrar outros bandidos da cadeia. “Se for observar, quase todos os crimes têm algum menor envolvido. Ele assume a autoria de latrocínio, assalto, qualquer crime mais grave, pois sabe que a impunidade é muito grande, que nada vai acontecer com ele. Então isso também atrapalha o trabalho da polícia”, argumentou o coronel Jair Júnior, comandante do 3º BPM, que fica em Parnamirim.
Por tantas ocorrências com envolvimento de menores, o comandante do 3º BPM se diz favorável à diminuição da maioridade penal, mas fez algumas ressalvas. “Pela experiência que temos em campo, sou favorável sim à diminuição da maioridade penal, pois isso iria diminuir o número de jovens em ações criminosas. Mas isso iria trazer outro problema. Aqui no RN não temos onde colocar o número de presos atuais, imagine se a maioridade penal for diminuída. Então é preciso melhorar a qualidade dos nossos presídios”, afirmou Jair.
O assunto da diminuição da maioridade penal é tão controverso, que até dentro da própria PM existem pensamentos diferentes sobre o tema. Diferentemente de Jair Júnior, o coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM do Estado, acredita que a solução é investir na família.
“Eu sou totalmente contra a diminuição da maioridade penal. Se isso acontecer, depois teremos crianças de 6 ou 7 anos presas nos presídios. O produto final que chega para a polícia resolver, não foi causado pela polícia. É uma situação que vem da família, do cuidado dos pais com os filhos. Depois passa pela igreja e pela escola. Digo igreja como um moderador, independente da religião. O jovem precisa ter escola em tempo integral. Os pais precisam saber com quem os filhos andam. Quando isso tudo falha, termina na polícia. A Polícia é chamada para resolver o que falhou lá atrás”.
Compartilhar:

Um dos adolescentes envolvidos  com os crimes cometidos ontem, Matheus Vinícius acabou sendo morto após a ação. Foto: Sérgio Costa/Portal BO

Nenhum comentário: