sábado, 16 de agosto de 2014

Parque de Vaqueja São Francisco é inaugurado com missa do vaqueiro em Jaçanã

O parque de vaquejada São Francisco foi inaugurado nesta sexta  feira em Jaçanã com uma missa para todos os vaqueiros , um costume bastante antigo em todo o Brasil em especial no nordeste é , os vaqueiros se guardarem a seu santo protetor ,
 Já que em suas origens quando os antigos vaqueiros saiam para a pega do gado no mato faziam suas orações para que Deus e os santos protetores os guardassem e os trouxessem  em segurança .
 A missa  contou com um bom número de vaqueiros da região e paroquianos das cidade de Jaçanã e C Coronel .

A Origem da vaquejada no Brasil, como surgiu a ideia da disputa!

Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões (vaqueiros) para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, que originalmente aconteciam no Rio Grande do Norte. Montados em seus cavalos, vestidos com gibões de couro, estes bravos vaqueiros se embrenhavam na mata cerrada em busca dos bois, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Alguns animais se reproduziam no mato. Os filhotes eram selvagens por nunca terem mantido contato com seres humanos, e eram esses animais os mais difíceis de serem capturados. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel. Nessa luta, alguns desses homens se destacavam por sua valentia e habilidade, e foi daí que surgiu a ideia da realização de disputas.


Nenhum comentário: