sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PICUÍ: Picuiense ministra aula na Universidade da Cidade de Nova York.



Nesta quinta (25) o gestor da Escola Estadual Professor Lordão e professor de história, Robson Rubenilson, teve a oportunidade de ministrar uma aula sobre educação multicultural no Brasil, para alunos de pós graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY),  a maior Universidade urbana dos EUA.

A aula fazia parte do curso de pós graduação do curso de educação multicultural da CUNY. Robson foi convidado pelo professor de seu anfitrião, que faz parte do seminário internacional em gestão escolar que participa desde 10 de novembro nos EUA.  O curso tem como objetivo orientar professores americanos no tratamento com as diferenças culturais em sala de aula, visto que Nova York é uma cidade que recebe pessoas das mais diferentes nacionalidades/culturas: Latinos, Africanos, Árabes, Europeus,  asiáticos, etc.


A aula discutiu sobre a formação do povo brasileiro, as diferenças culturais e regionais no Brasil, Religiosidade, GLBT, indígenas, quilombolas, racismo, relativismo e imigração. Em seguida foi realizada uma explanação sobre o sistema de ensino no Brasil, com destaque para a legislação que obriga a inclusão dos temas africanos e indígenas no currículo brasileiro e uma rodada de perguntas. Como destaque a surpresa quando os professores ficaram sabendo que os alunos das instituições públicas não pagam mensalidades, visto que nos EUA apesar de ser publica se cobra uma mensalidade pela formação.

Foi uma oportunidade de compartilhar diferentes experiências e divulgar o trabalho dos professores realizado na cidade e Estado, com a possibilidade de parceria para alunos brasileiros interessados em fazer  sua graduação ou pós graduação.

Fonte:Clickpicui com mídias no Lordão

Nenhum comentário: