quarta-feira, 17 de abril de 2013

Pesquisa mostra PM do RN em 11º lugar entre as PMs mais corruptas do Brasil

info1
O Instituto Datafolha realizou uma pesquisa acerca da corrupção nas Polícias Brasileiras. De acordo com os dados coletados, a Polícia Militar do Rio de Janeiro foi constatada ser a mais corrupta do país, onde 30,23% dos entrevistados declararam ter sido vítimas de extorção de PM’s no RJ. A PMERJ foi seguida pela Polícia Militar dos Estados de São Paulo e Pará.
Segundo a pesquisa, a Polícia Militar do RN estaria ocupando o 11º lugar entre as PM’s brasileiras mais corruptas e o 4º lugar em relação às demais Instituições do Nordeste, com o percentual de 2,34 pessoas entrevistadas que declararam ter sofrido algum tipo de extorção por parte dos PM’s potiguares.
Em artigo publicado em uma revista nacional, um colunista afirmou que o fato da corrupção nas PM’s brasileiras está ligada principalmente aos baixos salários pagos aos servidores e às pressões sofridas pela sociedade. “Com baixo salário e sujeito a pressões, o policial sucumbe ao apelo do corruptor: o cidadão”, disse o colunista. No artigo, o colunista ainda defende que a simples expulsão dos policiais não resolve o problema, haja vista não eliminar por completo o problema da corrupção nas corporações.
“Há décadas, todos os governantes e autoridades da segurança têm invocado essa teoria para mostrar quão eficientes são. Ora, se o caminho se resumisse a expulsar efetivos, a polícia brasileira já seria uma das mais íntegras do mundo há muito tempo”, declarou um coronel aposentado da PMERJ.

Nenhum comentário: