domingo, 1 de abril de 2012

Mais detalhes da Enchente de 1981


Hoje o nosso Blog faz um grande resumo do que foi a noite de 1981, como também todos os detalhes da tragédia que marcou a história de Santa Cruz.
A população de Santa Cruz fugiu para dois pontos da cidade durante aquela noite, a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia e a Praça Coronel Ezequiel Mergelino. Daquele ponto a população assistiu as ruas serem tomadas pelas águas do Rio Trairi. Em certos pontos o nível da água ficou acima do telhado de várias casas.
Logo no início da noite, quando a água tomava conta da cidade, faltou luz elétrica, diante da queda de torres de transmissão.
Alguns prédios nem pareciam que tinham sido atingidos pelas águas, entre eles a Delegacia de Polícia e a Ponte do Paraíso. Nas ruas às margens do Rio Trairi restavam em alguns pontos apenas o piso de algumas casas, pois as paredes e o telhado foram levados pelas águas.
Mortes
Conta-se que uma senhora que morava na Rua Frei Miguelinho teria se recusado a sair de casa, que aquilo tudo era mentira, e trancou-se em casa. Nunca encontraram o corpo dessa senhora ou se tenha informações sobre a veracidade da informação. Existe apenas o registro de uma morte, ocasionado pela queda de algumas estruturas durante a invasão das águas pelas ruas da cidade.
Um mar de tragédia
A chegada das águas foi devastadora, mas a sua saída foi ainda mais. Às 20 horas boa parte do centro da cidade estava imersa. Por volta das 22 horas o nível começou a baixar, e a meia-noite já tinha baixado totalmente.
Dia seguinte
A Rua Dr. Pedro Medeiros era o cenário de uma praça de guerra, casas desabando a todo momento, objetos quebrados e espalhados pelas ruas, lama, destroços… um cenário de calamidade. A rua Eloy de Souza foi a primeira a receber vistorias dos políticos.
Câmara Municipal
Onde hoje funciona a Biblioteca Pública já foi também a Câmara Municipal, e lá abrigou famílias, presos, policiais e várias pessoas. Lá foi onde também aconteceu algumas reuniões para ser definido os próximos passos de reconstrução da cidade.
Destaque Regional
A enchente de 1981 foi um destaque nacional, quando chegou a receber também a visita do Ministro Mário Andreaza, do Governador Lavoisier, de vários políticos do Estado. Lavoisier decretou estado de calamidade pública. Ajudas humanitárias foram enviadas para Santa Cruz, o exército brasileiro também esteve presente para ajudar na reconstrução da cidade.
Curiosidade
O cantor e compositor Amazan também participou da reconstrução. Em entrevista ao Blog, no ano passado, Amazan revelou que participou da construção do Conjunto Cônego Monte como pedreiro nas obras.
Fonte:Wallace

Nenhum comentário: