sexta-feira, 6 de abril de 2012

Operação Pipa contempla 72 municípios que sofrem com estiagem



O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte divulgou os primeiros resultados da Operação Pipa 2012, cujo objetivo é fornecer água, através de carros pipas, para aquelas regiões que sofrem com a estiagem. Foram atendidos 72 municípios, e até agora todos os carros estão em circulação, com exceção de Jucurutu. 




Os municípios que mais utilizaram os carros pipas foram Apodi, a 328 km da capital, que atendeu mais de 7 mil famílias e João Câmara, que forneceu água para 6900 famílias.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os estudos metrológicos da Empresa de Pesquisa de Agropecuária (EMPARN-RN) disseram que no mês de abril vai haver uma melhora nas condições dos oceanos Pacífico e Atlântico no tocante à temperatura das águas superficiais desses oceanos. 

A previsão é que para abril a condição de ocorrência de chuvas na região semiárida tenha uma melhora em relação ao mês de março de 2012, e ocorram chuvas em torno da normalidade que em valores significa índices próximos dos 200 milímetros, em média. 

O período chuvoso principal no leste do Rio Grande do Norte ocorre entre os meses de abril a julho, considerado o período de inverno. 

A Emparn afirmou que esse ano tem apresentado uma irregular distribuição temporal e espacial das chuvas. Isso é resultado das condições não favoráveis dos oceanos Pacífico e Atlântico apresentado durante os meses de janeiro e fevereiro de 2012.

Em março de 2012 a ocorrência de chuvas foi abaixo do normal. Menos em algumas localidades da faixa litorânea leste e das regiões do Médio e Alto Oeste. O restante do Estado, nesse período, apresentou um quadro de seca, comprometendo as atividades da agricultura de sequeiro e da pecuária. A falta de chuva durante o mês de março de 2012 foi causada pela presença de um bloqueio que se estabeleceu sobre a Região Nordeste do Brasil, impedindo a formação de chuvas pelo Sistema Meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), onde os ventos originários dos hemisférios norte e sul se encontram.

Ao todo, foram 139 municípios que fazem parte da região semiárida do estado, na qual o período chuvoso se concentra entre os meses de fevereiro a maio. Recentemente, a Governadora Rosalba Ciarlini e secretários se reuniram para criar medidas contra a estiagem. 

Para conferir o relatório completo sobre a pesquisa da Emparn é só entrar nessa página. Caso queira saber quais municipíos que são beneficiados com a Operação Pipa, clique aqui.


Fonte:nominuto.com

Nenhum comentário: