segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

BR-101 entre Natal e Parnamirim terá seis viadutos e 5 passarelas previstas para 2016

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Alessandra Bernardo
alessabsl@gmail.com
Responsável por aproximadamente 33% de todos os acidentes registrados no Estado, o trecho de 14 quilômetros da BR-101 entre o Viaduto de Ponta Negra e o acesso para Pium, em frente ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Parnamirim, deve passar por modificações importantes a partir de março próximo. Nesta segunda-feira (29), o ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos assinou a ordem de serviços para o início das obras, durante solenidade na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-RN), em Lagoa Nova.
As obras contemplam a construção de seis viadutos em Neópolis, Nova Parnamirim, Emaús, Centro, Cohabinal e o entroncamento entre a BR-101 e a RN-316, também chamada Estrada para Pium; cinco passarelas para pedestres e a ampliação e recuperação das ruas marginais à rodovia federal. Os serviços são esperados e bastante reivindicados pela sociedade, pelos inúmeros transtornos diários causados no trânsito entre os dois pontos citados, entre Natal e Parnamirim.
Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Roberto Cabral, o trecho é o mais perigoso e complicado de toda a malha rodoviária federal no Estado, por causa do intenso movimento de veículos e também pela imprudência e falta de atenção dos condutores. Ele acredita que, como a conclusão das obras, previstas para novembro de 2016, ocorra redução significativa do número de acidentes e atropelamentos registrados nos 14 quilômetros que serão beneficiados.
“Será, sem dúvida alguma, um grande ganho para os moradores de Natal e Parnamirim e também para quem chega à Capital pela BR-101 Sul, em termos de qualidade e segurança, já que vai eliminar os vários gargalos e desafogar o fluxo de veículos no trecho. Os viadutos serão construídos nos pontos mais críticos hoje e vamos ser altamente beneficiados ainda pela recuperação das vias marginais e o deslocamento das paradas de ônibus, que ainda permanecem no leito da rodovia, atrapalhando ainda mais o fluxo e provocando congestionamentos”, disse.
O inspetor Cabral falou também que, dos 1.193 acidentes registrados entre os dias 1º de janeiro e 26 de dezembro deste ano no trecho, a maioria foi colisão traseira e lateral e nos horários de pico, entre as 6h e as 8h30 da manhã e as 17h e as 19h30. “São causadas em decorrência do trânsito pesado, muitos cruzamentos e da imprudência dos próprios condutores, que dirigem sem atenção, sem respeitar a distância segura com o veículo da frente ou usando celulares, por exemplo”, explicou.
Antes de vir a Natal assinar a ordem de serviço, o ministro Paulo Sérgio Passos inaugurou os 78 quilômetros da BR-110, entre os municípios de Mossoró e Campo Grande, no Oeste Potiguar. A obra, que foi pensada desde meados da década de 1980, facilitará o fluxo rodoviário no local e facilitará o escoamento do sal produzido na Costa Branca, viabilizando ainda a irrigação em Upanema.

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