segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sem proteção, fonte luminosa do viaduto de Ponta Negra representa risco de choque elétrico

8HD_Tanque-da-Arvore-de-Natal---Mirasol-(2)
Marcelo Lima
Repórter
À noite a fonte luminosa, às margens do viaduto de Ponta Negra, exibe um espetáculo de águas dançantes e coloridas. A obra, entretanto, não foi completamente concluída. Ainda falta uma espécie de tampa sobre os 36 tanques de pouco mais de sete metros quadrados de onde a água e as luzes emergem.
O equipamento é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Embora já esteja em funcionamento diariamente, a obra ainda não foi completamente concluída de acordo com a assessoria de imprensa do órgão municipal.
A previsão oficial é que até o final de janeiro tampas de acrílico, que deverão evitar o acesso direto aos tanques, estarão prontas e instaladas. Ainda segundo a assessoria, esses artigos não são produzidos em Natal.
Conforme um ex-funcionário de uma empresa prestadora de serviços da Semsur, Paulo Humberto de Souza, houve uma mudança de planos para a proteção dos tanques. “Na verdade, no projeto original seriam construídas lajes em volta, mas teve uma redução de custos”, disse.
Souza também afirma que crianças de rua tomam banho à noite nos tanques das fontes. “Ainda não soube de nenhum acidente, mas em algum momento alguém pode ser eletrocutado”, alertou.
A Semsur, por meio da assessoria, admitiu que realmente há risco de choque elétrico quando as fontes estão funcionando, mas até agora não tem notícia de acidente algum. A assessoria informou também que sempre há um servidor da casa de máquinas que também monitora os tanques para evitar que sejam usados como banheiras.
Outro defeito apontado por Paulo Humberto de Souza é o nível em que as fontes foram construídas. “Esses 36 tanques são no nível do chão e não têm sinalização nenhuma”, disse alertando para a possibilidade de algum pedestre tropeçar. No entanto, os tanques estão pintados de cor azul, contrastando com o verde acinzentado da grama recém-plantada.
Quem passava na manhã desta segunda-feira (29) em meio a fonte foi o jardineiro Sérgio Luiz Gomes, que já trabalhou na Companhia de Serviços Urbanos (Urbana). “Eu acho que está bem visível com a luz do dia e à noite fica tudo iluminado”, avaliou o pedestre. Nossa equipe de reportagem também conversou com servidores da Semsur que estava perto da fonte hoje pela manhã. Segundo eles, ainda não viram ninguém tomando banho nos tanques.
Fontes pela cidade
Natal também vai ganhar mais duas fontes luminosas. Conforme a assessoria de imprensa, depois que tudo for finalizado no final do primeiro mês, o próximo ponto a ganhar a decoração de água e luzes é a rotatória do Parque dos Coqueiros na divisa com a cidade de São Gonçalo do Amarante.
Turistas e moradores da cidade também poderão admirar outra fonte nas proximidades do Centro de Convenções, o monumento Noiva do Sol também na rotatória. O mesmo contrato que possibilitou a construção dessas duas, a da praça da Árvore de Mirassol e a do Viaduto de Ponta Negra também prevê a revitalização da fonte da Praça Cívica em Petrópolis.  A empresa contratada para o serviço é a ServLight Instalações Elétricas e o valor da construção das fontes é de R$ 1,9 milhão.

Nenhum comentário: