quinta-feira, 7 de junho de 2012

Preparação do tapete de Corpus Christ

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa Cristã. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

Tapete de Corpus Christi é uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, que consiste em confeccionar tapetes de rua para a passagem da procissão de Corpus Christi.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até Colégios.
Em Coronel Ezequiel a historia não é diferente, a tradição de preparação do tapete de Corpus Christi se mantei e a cada ano ganha mais adeptos, e já dura mais de uma década.
Veja as fotos da produção do tapete de Corpus Christ realizada por jovens ezequielenses sobre a supervisão de Joailton Fontes & Cassia Nascimento:













Nenhum comentário: