quarta-feira, 1 de agosto de 2012

REMÍGIO: Detentos que fugiram de cadeia por buraco são recapturados.


Dois detentos que tinham fugido da Cadeia Pública de Remígio, no Brejo paraibano, foram recapturados pela Polícia Militar na noite da terça-feira (31) na zona rural da cidade. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), a polícia chegou até os fugitivos depois de uma denúncia de moradores da região. Quatro detentos fugiram e a PM ainda realiza buscas para localizar os outros dois fugitivos.

A fuga aconteceu na madrugada da terça-feira (31). Quatro dos quinze detentos da unidade prisional fizeram um buraco na cela que dava acesso ao pátio e fugiram por volta das 3h30.

Os presos ainda pularam um muro de pouco mais de dois metros antes de chegar à rua. Segundo a direção da cadeia, eles utilizaram partes das camas de alvenaria para fazer o buraco.
Buraco por onde os presos sairam
A fuga foi percebida por um agente penitenciário depois que cães, utilizados na segurança da cadeia, começaram a latir. O agente chamou a Polícia Militar para fazer uma varredura na unidade. Policiais militares realizaram uma recontagem e verificaram que quatro presos tinham fugido. Os presos que fugiram são do regime provisório e respondem processos pelos crimes de assaltos, lesão corporal e homicídio.

De acordo com o diretor do presídio, Valdir Ribeiro, a falta de infraestrutura poderia ter provocado uma fuga em massa. "O equipamento é frágil infelizmente. Acredito que em no máximo meia hora eles conseguem fazer esse buraco na estrutura. Nós também não temos cerca elétrica, como a maioria das cadeias, o que dificulta a segurança", admitiu. Ele ainda apontou o problema da superlotação.

O gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, disse que se reuniu na manhã da quarta-feira (1) com a equipe responsável pela manutenção dos presídios da Paraíba para tentar melhorar a estrutura da cadeia. "Essas cadeias antigas têm um sistema deficitário. É preciso fazer um estudo para saber que melhoramentos podem ser feitos. Vamos mandar na semana que vem uma equipe para a cidade exatamente para traçar essas soluções. Não apenas lá, mas em Pocinhos e em algumas outras cidades da região", esclareceu.

Clickpicui com G1 PB

Nenhum comentário: