quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Açudes de Coronel Ezequiel

 A situação dos reservatórios em nossa região não são nada boas devido a falta de chuvas em nosso estado , em Coronel não é diferente hoje o blogger fez uma viagem pelos principais reservatórios do município e constatou que a situação já se pode afirmar que é grave devido o baixo nível das águas nas bacias .



   Em alguns casos  desses açudes já secaram por completo como por ex o caso do açude do Governo que está totalmente vazio ,para aproveitar ainda do que resta da úmidade  do solo alguns agricultores plantaram capim .
   Outro  açude que secou por completo é o açude que fica em frente a casa de Arnaldo no Riacho Fechado, e pra completar o problema da seca esse açude é furado contam os moradores que residem ali próximo, diminuindo assim sua capacidade de armazenamento ou seja se ele tivesse de passar dois anos com água ele só passa um pelo fato dele vazar por baixo da parede .

     Outros açudes ainda continuam com água mas bem abaixo de sua capacidade total , é o caso do Barro Branco que ainda tem bastante água , quem ali chega pode-se ver que seu nível já está bastante baixo comprometendo assim a criação de peixe ali existente, a cada momento que os níveis de água baixa a oxigenação é comprometida colocando em risco toda uma produção .
   E para piorar a situação do Barro Branco uma grande área de suas margens foram desmatadas aumentando a incidência da radiação solar fazendo com que aqueça mais as águas e aumente a evaporação diminuindo cada vez mais seus níveis .


     Outro açude que ainda tem um bom nível é o açude do Riacho Fechado construído na gestão do ex prefeito Boba , com boa capacidade de armazenamento esse açude nunca chegou a sangrar por falta de chuvas percebemos que suas águas são poucas utilizadas por não haver  um projeto de subsistência , caso houvesse um projeto do tipo amenizaria os efeitos da seca naquela localidade .



     Em  nosso município existem outros recursos hídricos como o açude de cachoeira que também está bem abaixo de sua capacidade total e alguns barreiros de menor porte . A situação fica pior nos sítios gurjaú e no sitio tronco que não conta com nenhum tipo de reservatório artificial  e nem natural  a população conta apenas com um chafariz que é abastecido por carros pipas pela prefeitura .
 Antes de terminar essa matéria quis Deus nos abençoar com uma ótima chuva que fotografei de cima do prédio do padre .


 ( por Josailtom Fontes)

Nenhum comentário: