quinta-feira, 13 de junho de 2013

Hoje é dia de Santo Antônio

A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO - IGREJA DO GALO - A MAIS BELA IGREJA DA CIDADE




A minha paixão por templos católicos vai além da religiosidade. A história da construção das igrejas me fascina, assim como sua arquitetura e a arte sacra nela contida. Em Natal temos poucos templos, se comparada a cidades como Recife ou Salvador. Mas gosto dos poucos que temos. A Igreja de Santo Antônio é um exemplo desses templos e, tal como Câmara Cascudo, considero a Igreja mais bonita da cidade, principalmente pelo seu estilo arquitetônico. Durante anos acalentei o desejo de casar nessa Igreja, mas o destino me reservou outro local. Hoje me contento em visitá-la sempre que vou a Natal. Gosto de entrar lá com a Igreja vazia, fazer minhas orações de agradecimentos por estar ali  e me perder num emaranhado de lembranças que vão desde o tempo em que, quando criança  participava das "Lapinhas"  organizadas pelos Capuchinhos do Convento  às Missas dominicais tantas vezes assistidas. Saudades...








A devoção a Santo Antônio no Brasil vem desde o século XV, quando inúmeras capelinhas e imponentes igrejas foram construídas pelos portuguses e seus devotos em todo território nacional. Em Natal a Igreja de Santo Antônio, foi a terceira a ser construída na cidade, em 1763. Na porta uma inscrição com a data: 1766 - ano em que ficou pronta - agosto de 1766. É o nosso único exemplo de arquitetura barroca.




Esta igreja data do século XVIII. Foi construída em partes, a nave primeiro e a torre depois. Na opinião de Cascudo, “é a mais linda da Cidade. Para ele a  torre de Santo Antônio é influência mulçumana na arquitetura tradicional brasileira e o Galo da torre, uma característica da arquitetura religiosa portuguesa. É ainda Cascudo quem escreve: "Sua torre, encimada de azulejos reluzentes, com o galo heráldico, como um timbre numa cimeira feudal, a majestade do frontão com os motivos em arabescos, num barroco sugestivo e que se convencionou chamar jesuítico, as tochas estilizadas na cimalha, os desenho em relvo, correndo e volteando a frontaria, dão um aspecto de majestade simples, imponente mas acolhedora e simpática.”







No século XIX, durante algum tempo o Convento, que fica no anexo da igreja  esquerda, serviu de base para os militares, acomodando no seu interior a Companhia de Polícia do Estado; por esse motivo passou a ser conhecida pela denominação de Santo Antônio dos Militares. Depois passou a ser chamada de Igreja do Galo, por causa do galo de bronze que há em sua torre - doação do capitão-mor Caetano da Silva Sanches, governador da Capitania (1791-1800). A igreja possui apenas uma torre sineira terminada em cúpula, o que era comum no período barroco.













A decoração interna da Igreja segue também os elementos do barroco. Possui dois altares esculpidos em madeira e o altar -mor. Os altares são esculpidos em madeira, decorados com folhas de acanto, uma erva mediterrânea, sem aplicaçóes de metal ou policromia. No altar-mor entronizado, está Santo Antônio de Pádua.






A igreja possuia o teto decorado com imagens de Nossa Senhora da Conceição e do seu santo patrono Santo Antônio de Pádua. Por causa da má conservação os quadros pintados  (retábulos) foram retirados e hoje se encontram dispostos nas paredes do Museu de Arte Sacra, que funciona no anexo situado à dreita da igreja.Pela existência desses retábulos, se pressupõe que o teto tenha sido decorado pelo menos 50 anos antes da igreja ficar pronta.








A igreja de hoje é fruto de uma série de reformas e acréscimos, realizados com o intuito de se adequar às diferentes atividades desenvolvidas no lugar. Isto porque, o templo já abrigou, além do Quartel Policial da Cidade, o Colégio Diocesano Santo Antônio e o Colégio Santo Antônio Marista, antes do monastério.





Considerada a construção religiosa mais bonita de Natal, a Igreja de Santo Antônio com  seu oponente altar barroco em madeira e piso de pedras, possui dois anexos construídos posteriormente: o Convento Santo Antônio e o Museu de Arte Sacra. Está localizada  na rua Santo Antônio, 698, Cidade Alta (Natal / RN) próxima a antiga Catedral.Os grandes festejos da Igreja acontecem durante o novenário de Santo Antônio, que culmina em 12 de junho, mas a paróquia festeja também o dia de São Francisco de Assis, em 4 de outubro.



O MUSEU DE ARTE SACRA




O Museu de Arte Sacra do RN foi criado em 21 de dezembro de 1988 e instalado no anexo da Igreja Santo Antônio. Reúne um pequeno acervo de imagens dos séculos XVII ao XX, além de pinturas, alfaias, mobiliário, ourivesaria e prataria utilizados no culto religioso.







O CONVENTO SANTO ANTÔNIO



O prédio do Convento Santo Antônio, administrado pelos Frades capuchinhos, foi inaugurado no dia 1º de fevereoro de 1948. A pedra findamental foi lançada em 15 de setebro de de 1946, por Dom Marcolino Dantas.O desenhista Souza Lélis fez a planta e o engenheiro Otávio Tavares responsabilizou-se pela construção. Uma grande campanha para angariar fundos para a construção foi liderada, no interior por Frei Damião, e em Natal pelo Padre Eymard L'Eraistre Monteiro. A campanha , que contou com o apoio de toda sociedade, foi um grande sucesso e em menos de dois anos a construção estava terminada.






Fontes:
  • Nova História da Cidade de Natal - Itamar de Souza- Departamento Estadual de Imprensa-Natal/2008
  • Guia da cidade do Natal - Manoel Onofre Jr. - Editora Sebo vermelho- Natal/2009
  • Pesquisas Google - Natal das Antigas - Um passeio pela história de Natal
  • Pesquisas Google: Wikipédia - Igreja de Santo Antônio - Natal/RN


Nenhum comentário: