quarta-feira, 12 de junho de 2013

Recreador de hotel filma tromba d'água em Natal; veja vídeo


O recreador de um hotel de Natal registrou em vídeo o aparecimento de uma tromba d'água - fenômeno climático semelhante a um tornado - no litoral do Rio Grande do Norte (veja o vídeo ao lado). Adson Rodrigo da Silva Borges, que trabalha em um estabelecimento na Via Costeira, avenida litorânea entre as zonas Leste e Sul da capital potiguar, fez o registro na manhã desta terça-feira (11).

O vídeo vem fazendo sucesso nas redes sociais. Além do fenômeno em si, chama a atenção a empolgação de Adson ao ver a tromba d'água se formando. "Quando vi o que estava acontecendo corri para pegar meu celular e consegui gravar", relata o recreador, que estava no hotel quando viu o fenômeno acontecer no oceano.

A tromba d'água se formou por volta das 9h30. Durante a gravação, o recreador enfrenta a chuva e telefona para a tia avisando sobre o registro. "Ela gosta de ver esses fenômenos",  afirma Adson, que chega a chamar o fenômeno climático de 'tornado', mas depois ele mesmo corrige a informação.

Conforme explica o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, o nome correto para o fenômeno visto nesta terça é tromba d'água. "Apesar da semelhança, o tornado é característico de superfícies terrestres", explica. A tromba d'água, segundo Bistrot, depende de condições de instabilidades atmosféricas e aquecimento da água.

"A superfície quente e as instabilidades atomesférias provocam um fluxo ciclônico em direção ao centro de baixa pressão em altitude, formando o cone vertical. Como a água é fluida, ela é sugada na direção da pressão", detalha. De acordo com o metereologista, o fenômeno é rápido, costuma durar entre um e cinco minutos, e não é comum em cidades litorâneas como Natal.

Nenhum comentário: