Oroubo de equipamentos de iluminação pública já gerou prejuízo de pelo menos R$ 250 mil este ano, segundo à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Refletores, luminárias, cabos de iluminação e projetores são subtraídos das vias públicas, seja à noite ou à luz do dia. De acordo com a Semsur, no início do ano, um único roubo, de fios de iluminação da Ponte Newton Navarro, teve prejuízo orçado em R$ 70 mil. Também foram constatados roubos dos “braços” que sustentam as luminárias nos postes.
Frankie MarconeFios pendurados denunciam o roubo de refletores no canteiro central da Prudente de Morais
Para evitar que esses roubos e outras ações criminosas ocorram, a Guarda Municipal e Polícia Militar deveriam atuar de forma ostensiva. Mas, em Lagoa Nova, uma das áreas onde esses grupos mais atuam, o efetivo para policiamento ostensivo destinado pelo batalhão de área é de sete policiais. Da Guarda Municipal, 18 agentes atendem a demanda da capital potiguar em seis viaturas.
saiba mais
Sobre roubos de equipamentos de iluminação pública, o major conta que, na quarta-feira passada, durante o jogo entre América e Fluminense, na Arena das Dunas, um homem foi flagrado roubando material do canteiro central da BR-101, próximo a Potilândia. “Começamos uma diligência atrás do suspeito, mas ele estava de roupa escura e quando entrou em uns matos do Centro Administrativo perdemos de vista e não conseguimos prendê-lo”, relatou.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Paulo César Ferreira, a Guarda Municipal prendeu uma pessoa, há cerca de 10 dias, próximo ao viaduto de Ponta Negra e outra, na sexta-feira passada, na Prudente, ambas por roubo de iluminação. Também foi recuperado material no Mercado da avenida 4 e devolvido à Semsur. O último flagrante da Guarda Municipal foi no dia 15 de julho, quando constatou dois homens roubando luminárias na rua Eletricista Elias Ferreira, em Candelária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário