quinta-feira, 26 de março de 2015

Parque Mangues do Potengi terá museu e trilhas ecológicas


Maquete mostra área do parque situada entre as duas pontes

A criação de uma importante área de preservação ambiental de Natal foi alvo de um intenso debate na manhã desta quinta-feira (26)  na Procuradoria Geral do Estado. Governo do estado, Ibama, Iphan, Justiça, representantes políticos e ambientalistas discutiram a proposta de regulamentação do Parque Estadual Mangues do Potengi. A área prevê a criação do Museu do Mangue com visitação e trilhas ecológicas.
A área de 780 hectares, compreendidas entre as duas pontes na mergem esquerda do Rio Potengi, se destaca pela importância ambiental, histórica e econômica.  Em 2002, a Justiça Federal  determinou a desativação dos viveiros em  um prazo que expira em maio  de 2015.
“Diante da decisão judicial e pela importância que a área apresenta, precisamos encaminhar a proposta de criação do parque. Revendo a definição da localização, dimensão e dos limites  mais adequados”, informou a procuradora do Patrimônio e Defesa Ambiental, Marjorie Madruga.
Segundo ela o Parque apresenta varias feições, principalmente pela diversidade ambiental do ecossistema. “Há também uma grande importância histórica, pois ali foi a primeira porta de entrada para os colonizadores português, Lá está localizada sítios históricos valiosos como a Estação da Coroa e o Cemitério dos Ingleses”, acrescenta a procuradora.
Os ambientalistas presentes à audiência se mostraram satisfeitos com a realização do debate: “Essa é uma vitória importante para nós para a criação ade um parque que irá preservar a fauna e a flora daquela área. Esperamos resultados positivos dessa audiência”,  comemora Haroldo Mota do SOS Baobá.
Por Moisés de Lima

Nenhum comentário: