quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Garibaldi Alves ameaça deixar Previdência se Lula subir no palanque de Robinson Faria


76i78oio
O ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), coordenador-geral da campanha de Henrique Alves ao governo do Estado no segundo turno, pode pedir exoneração do cargo de ministro por causa da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de Robinson Faria (PSD) a governador do Rio Grande do Norte. A informação foi publicada na coluna do jornalista Claudio Humberto. De acordo com o jornalista, primo de do candidato a governador, Garibaldi avalia abandonar o cargo após notícia de que o ex-presidente Lula irá ao Estado para pedir votos ao adversário Robinson Faria. Garibaldi teria conversado com Henrique sobre a possibilidade de deixar o ministério, mas nada foi decidido. “Não pretendo tomar nenhuma medida precipitada ou isolada”, afirmou o ministro.
A coordenação da campanha do vice-governador Robinson Faria ainda não confirma oficialmente a vinda do ex-presidente Lula ao Rio Grande do Norte no segundo turno das eleições. Lula começa a viajar pelo Brasil hoje. Vai ao Acre apoiar a reeleição do governador Tião Viana (PT), que disputa com Márcio Bittar (PSDB). Depois vai a Pernambuco tentar minimizar o efeito “Família Campos”, que derrotou o candidato Armando Monteiro (PTB), apoiado pelo PT, logo no 1º turno, com a vitória fora de Paulo Câmara (PSB). A intenção é levar a candidata do PT à reeleição Dilma Rousseff com ele, depois da passagem do presidenciável Aécio Neves pelo Estado. Lula mandou avisar que vai ao Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraná, onde “faz questão” de eleger os governadores. Vai se empenhar pessoalmente nestas campanhas.
Recentemente, Garibaldi teria revelado ao jornalista Carlos Skarlack que “se o ex-presidente da República, Lula, do PT, participar no programa do candidato a governador, Robinson Faria, do PSD, no segundo turno, o PMDB do Rio Grande do Norte romperá”. O jornalista citou como testemunha da declaração o jornalista Gutemberg Moura, em entrevista concedida ao final de encontro com lideranças do PMDB de Mossoró e Região no Hotel Thermas. Perguntado sobre como o PMDB do Rio Grande do Norte assistiu ao ex-presidente Lula, pedindo voto para Robinson Faria, Garibaldi disse que “com surpresa”. Porém, o ministro ponderou que a participação de Lula foi mais uma atitude isolada, do que por influência da presidente Dilma. Para Garibaldi Filho, Lula tem atitudes que nem mesmo Dilma influencia. Porém, o ministro afirmou que existe um acordo entre as lideranças do PMDB e do PT segundo a qual a participação de Lula no programa de Robinson ficou restrita ao primeiro turno da disputa para o governo do Rio Grande do Norte. “Mas eles (da campanha de Robinson Faria) já têm a gravação. Vamos ver se vão ser autorizados a usar na propaganda no segundo”, teria dito o ministro, coordenador da campanha de Henrique no segundo turno. Ainda conforme o relato do jornalista, se o vídeo em que Lula pediu voto para Robinson, no primeiro turno, vier a ser usado na propaganda eleitoral do segundo turno, então não haverá outro caminho. “Nós romperemos, não tem como ficar calado com o inimigo batendo e a gente dando o outro lado da face. Ninguém é Jesus Cristo, que apanhou e deu o outro lado da face para o inimigo”, teria afirmado o ministro.

Nenhum comentário: