segunda-feira, 8 de abril de 2013

Pico Do Cabugi, Único Vulcão Extinto No Brasil Fica no RN


 Pico do Cabugi (tupi-guarani cabugi, ‘peito de moça’; conhecido também como “Serra do Cabugi” ou “Serrote da Itaretama”, que significa “região de muitas pedras” em tupi), é, segundo fontes não cientificas, o único vulcão extinto do Brasil que, até hoje, apresenta sua forma original.
Possui 590 metros de altitude, e está localizado no Parque Ecológico Estadual do Cabugi no município de Angicos, no estado do Rio Grande do Norte. Passagem obrigatória entre Natal e Mossoró, as duas principais cidades do estado, sua imagem (Serra do Cabugi), bastante difundida no estado potiguar, é praticamente um de seus símbolos informais, a ponto de que cabugi seja utilizado como metonímia ao Rio Grande do Norte.
Composto principalmente por rochas basálticas alcalinas intrusivas, está associado a importante evento magmático terciário da região, responsável por diversos corpos rochosos espallhados pelo estado do Rio Grande do Norte. Sua idade isotópica é uma das mais mais recentes das rochas ígneas brasileiras (aproximadamente 19 milhões de anos).
Sua forma parecida de domo de lava é devido à erosão diferencial, pois a rocha constituinte não é riolito ou dacito, mas sim, álcali olivina basalto. A rocha contêm xenólitos ultramáficas originado do manto.
O pesquisador Lenine Pinto chega a defender que o Brasil foi descoberto em Touros e que o verdadeiro Monte Pascoal é o Pico do Cabugi.







Nenhum comentário: