terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mais uma baleia aparece morta no litoral potiguar


Animal foi encontrado na tarde desta terça-feira em Tibau, litoral do RN (Foto: Ronaldo Josino)Animal foi encontrado na tarde desta terça-feira em Tibau, litoral do RN (Foto: Ronaldo Josino)
Uma baleia foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (24) na praia de Areias Alvas, no município de Grossos, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O mamífero é da espécie falsa-orca, a mesma das 30 baleias que encalharam na manhã de domingo (22) na praia de Upanema, em Areia Branca, cidade a 327 quilômetros de Natal. Dos animais encontrados em Areia Branca, sete morreram.
saiba mais
O biólogo Flávio José Lima Silva, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, informa que a baleia mede 4,5 metros e estava em estado avançado de decomposição. "A pele caiu e o tecido adiposo está aparecendo. É o estado identificado como código 3, já em decomposição. No código 1 a baleia ainda está viva e no 2 morreu há pouco tempo", explica o biólogo. A espécie falsa-orca é considerada tecnicamente um golfinho, porém pelo tamanho é tratada popularmente como baleia, segundo Flávio José Lima.

De acordo com o coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, não é possível afirmar com certeza se a baleia estava no grupo que encalhou no domingo. "É algo que consideramos, mas não temos como confirmar", explica. O projeto Cetáceos é mantido pela Petrobras e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e faz o monitoramento da área.

Nenhum comentário: